TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politica internacional

Por:   •  7/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  932 Palavras (4 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 4

    [pic 1][pic 2]

Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul

Campus Virtual

[pic 3]

Atividade de Avaliação a Distância

Disciplina: Política Internacional e Geopolítica

Curso: Comércio Exterior

Professor Tutor:

Nome do aluno: Litchelle Eskelsen

Data: 10/05/2012

Orientações:

  • Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
  • Entregue a atividade no prazo estipulado.
  • Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
  • Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).

Leia com atenção os enunciados e responda as questões a seguir.

O artigo intitulado Economia e política na crise global, de Otávio Soares Dulci (2009) (disponível em www.scielo.br), aborda sobre a presente crise do capitalismo internacional.

Realize uma leitura aprofundada deste artigo, que para facilitar a sua localização, está disponível na ferramenta Midiateca da sala virtual desta Disciplina, destacando os pontos principais, de forma a facilitar a sua compreensão. A partir desta leitura, responda as questões que seguem.  

1. Ao lado dos Estados Nacionais Modernos, temos outros importantes atores na Política Internacional. Dulci (2009, p. 115) comenta:

Talvez essa realidade seja o que caberia esperar de um deslocamento do tipo “menos Estado, mais mercado”, significando menos poder para a burocracia e mais poder para os empresários, os banqueiros e os gestores privados em geral.

Com base em seus estudos, e de acordo com o texto complementar, pesquise uma Empresa Transnacional, que tenha um faturamento superior a alguns países, aponte sua área de atuação e comente sobre sua influência direta nos países em desenvolvimento ou emergentes. (5,0 pontos)

2. Atualmente, diz-se que o mundo vive em um Cenário de Multipolaridade com o que se pode chamar de integração cooperativa, fundado na prevalência dos princípios de livre-mercado e de regimes democráticos. Dulci (2009) comenta que através das últimas crises pode-se prever uma breve prospecção das mudanças mundiais, sobretudo no que diz respeito à revalorização da política e ao fortalecimento do papel do estado.

A partir disso, elabore um texto de, no mínimo 10 linhas, estabelecendo uma relação entre esse cenário multipolar e o fortalecimento da política e da soberania dos Estados na sociedade internacional. (5,0 pontos)

RESPOSTAS

1) A Empresa Transnacional que escolhi, foi a Sadia, é uma empresa que atua na parte industrial de alimentos.

Possui várias filiais em vários países, realizando uma parte significativa do seu volume de negócios no estrangeiro. A empresa matriz, cuja sede social fica situada no país de origem, controla as filiais do grupo. A sua estratégia passa pela organização da produção à escala mundial, deslocalizando determinados segmentos na perspectiva de reduzir os custos de produção.

        A maior parte das empresas transnacionais é de origem de países industrializados, que após terem conquistado o mercado interno montaram filiais em outros países, principalmente nos países em desenvolvimento.

        Para os países em desenvolvimento, a instalação dessas empresas em seu território é um fator positivo, pois gera novos postos de trabalho, além de promover a industrialização na região. Por sua vez, as transnacionais utilizam como critérios para montar suas filiais, locais com potencial de mercado consumidor, infraestrutura, matéria-prima, energia e mão de obra barata, além de possíveis doações de terrenos e isenções de impostos.

Os investimentos realizados por essas empresas são elevados, e o retorno financeiro é satisfatório em decorrência de uma série de motivos. O lucro é destinado a investimentos para a instalação de novas filiais, e outra parte é direcionada à matriz.

Atualmente a globalização é um processo de fundamental importância para a atuação dessas empresas, pois proporciona todo o aparato técnológico para os serviços de telecomunicação, transporte, entre outros, fatores essenciais para a realização eficaz das atividades econômicas em escala global. A complexidade do mundo e a velocidade das mudanças empurram as empresas cada vez mais na direção da competição crescente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (315.2 Kb)   docx (409 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com