TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Politicas sociais e ambientais

Por:   •  11/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.773 Palavras (8 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

...............................................................................................................................

N2BASICOA1

CLEITON ROZENDO DA SILVA RA - 259402015

PORTFÓLIO

Politicas sociais e ambientais

...............................................................................................................................

Guarulhos

2015

CLEITON ROZENDO DA SILVA

PORTFÓLIO

politicas sociais e ambientais

Trabalho apresentado ao Curso N2BASICOA1  da Faculdade ENIAC para a disciplina  politicas sociais e ambientais.

Prof°. Ms. Celia Regina Mistro.

Guarulhos

2015

[pic 2]

Respostas

.............................................................................................................

1)

 Com a abolição da escravidão alguns negros enfrentaram problemas para ingressar no mercado de trabalho, naquela época o governo promoveu campanhas para eliminar os negros que eram considerados “selvagens” e que causavam problemas para formar uma nação.

        O governo republicano e a elite brasileira proibiram a entrada de negros nos pais e com isso incentivaram os povos europeus a virem para o Brasil, e que os trabalhos pesados fossem direcionado aos negros e os europeus encaminhados ao trabalho rural.

        Em são Paulo o desenvolvimento econômico gerou nas primeiras décadas o aumento do setor industrial devido a formação de classes operarias composta pela maioria de brancos, no entanto alguns negros de forma limitada conseguiam adentrar a essa classes. Nesta época também existiam a exclusão de negros e suas culturas em jornais, eles não tinha espaço suficiente em jornais para divulgar suas ideias ou culturas do seu povo, com isso os negro partiram para a criação de seu próprio jornal para levar a publico suas reivindicações, ideias e cultura, divulgando também a todos a exclusão e desigualdade racial enfrentada por eles. Os negros também se preocupavam em divulgar as diferenças em que sofriam pelos brancos quando frequentavam bares, restaurantes, cinemas e ate mesmo em escolas.

        Ao longo do século XX foram muitas conquistas, em 1920 foi formado um grupo teatral por eles(Negros). 1927 foi criado o centro cívico palmares, com o objetivo de montar uma biblioteca de livre acesso a comunidade negra. 1931 foi fundado a Organização Frente Negra com o intuito de alfabetizar adultos e oferecer serviços nas áreas jurídicas, na área da saúde e ate mesmo uma cooperativa de credito para a compra da casa própria. 1938 com o autoritarismo do novo estado governado por Getúlio Vargas foram reprimidos as associações criadas por negro e acabaram extintas, apenas algumas culturas como escola de samba e seus desfiles sob o comando da ditadura poderão continuar. 1945 com o fim do estado novo e Vargas, os movimentos negros retornaram com forca, promovendo então a Convenção Nacional dos Negros Brasileiros a fim de apresentar propostas politicas e retornar novamente com seus jornais e com a sua cultura. 1954 houve a fundação da Associação do Negro, voltada para a cultura afro-brasileira. 1960 a 1970 os negros se destacam com lideranças sindicais. 1978 surgi o “Caderno Negro” que tratava de uma serie de livros e poesias escrita por autores negros, 1978 também surgiu o Movimento Negro Unificado (MNU) que promoveu diversas manifestações contra a exclusão dos negros na sociedade, inclusive a proibição de negros de frequentar o clube regatas Tiete. O intuito da MNU era conscientizar a população negra da desigualdade por eles sofrida.

        A partir deste momento surgiram diversas organizações para manifestar-se, não só apenas para divulgar sua cultura, mas sim suas politicas para defender a desigualdade racial e criar leis para a desigualdade racial por eles sofrido e ao mesmo tempo atuavam na cultura e politica e cada vez mais ganhando espaço na sociedade brasileira.

2)

A cultura negra chegou ao Brasil por meio dos escravos africanos, na época do Brasil Colônia. A cultura europeia, tida como branca, predominava no país e não dava margem aos costumes africanos, que era discriminado pela sociedade branca, na época, maioria. Então, observa-se que na sociedade não se tinha as manifestações; porém, os negros tinham sociedades clandestinas, chamadas de quilombos.

Nessas comunidades, havia a liberdade para os negros se manifestarem, tudo de acordo com os costumes de suas terras natais. Nos engenhos de açúcar, eles desenvolveram a capoeira: uma forma de expressão dos negros, ainda que fosse uma luta com características de dança, era praticada para ser usada contra os inimigos (senhores de engenho).

[pic 3]

Culinária

Outra característica marcante da cultura afro no Brasil é a questão dos diferentes temperos dados à culinária brasileira. Eles tiveram a capacidade de mesclar coisas da cozinha indígena com a europeia e transformar em comida brasileira. Ora, os escravos saíram de suas terras para um local diferente, sem trazer nada consigo. São pratos mais famosos da culinária afro-brasileira:

  • Acarajé;
  • Vatapá;
  • Bobó;
  • Feijoada (a famosa feijoada é citada como sendo um prato servido nas senzalas).
  • Azeite de dendê (tempero comum na culinária baiana);
  • Frutas e especiarias: coco, banana, pimenta malagueta e o café são produtos oriundos das terras africanas.

Expressões Culturais

Uma coisa que chama a atenção é a alegria do povo afro-brasileiro. Além da capoeira, que já é comum em várias partes do Brasil, mas enfaticamente no estado da Bahia. Os negros trouxeram estilos diferentes no quesito de moda e estilo. Sempre baseado nas culturas dos ancestrais, aderem penteados interessantes, como os dreadlocks, da cultura rastafári; o cabelo black power; os trançados; com balangandãs, dentre outros.

Música

Na música, predomina o samba, bem marcante na cultura brasileira, o que é uma herança dos afro-brasileiros. O estilo musical nasceu em meados da década de 1920; no Rio de Janeiro, surgiu e permitiu a criação de outros ritmos, tais como: o samba enredo, o samba de breque, o samba canção e a bossa nova.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (162.9 Kb)   docx (75.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com