TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Políticas Estratégia da gestão de pessoas em setor privado

Por:   •  4/7/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.853 Palavras (12 Páginas)  •  205 Visualizações

Página 1 de 12

Disciplina.........: Gestão de Pessoas I

Professor...........: Maria Teresa Gomes Lins

Data.....................: 09-08-2016

Políticas e Estratégias de Gestão de Pessoas Em uma Empresa Privada

Autor: Evelyn Raiane da Silva Resende pinto

Email:raianerezende25@gmail.com

Introdução

Com competições cada vez mais acirradas no mercado, as organizações estão sempre em transformações, valores estão em constante mutação, potenciais humanos sendo cada vez mais exigidos e valorizados, com isso as corporações estão se tornando mais estruturadas, mais sólidas e mais competitivas. Para uma empresa se tornar competitiva, ela precisa se organizar, conhecendo estratégias e tecnologias de ponta para acompanhar a velocidade da informação e claro, o recurso mais valioso e mais competitivo é o fator humano. Nesse sentido, a gestão de pessoas assume papel especialmente relevante nas organizações, já que suas políticas e práticas devem criar tais capacidades organizacionais que levam a uma concorrência maior.

Em seus quadros de funcionários algumas empresas possuem verdadeiros talentos e muitas vezes, por diversos motivos como avaliações de desempenho que não são levados a sério, por exemplo, são mal aproveitados. Em outros casos, esses talentos não estão em um local correto, se perdem nos meios dos conflitos e não são descobertos. Existem também os profissionais que precisam ser motivados, treinados e capacitados a exercer as funções que são designadas.

O planejamento estratégico na administração de recursos humano assume um papel importante no que diz respeito a tomada de decisão. Ele atua como determinador e executor de ações direcionados ao fim comum de organizações envolvendo a análise de eficiência e eficácia das pessoas que compõe a empresa. Através dele pode-se antecipar as necessidades e relacionar o emprego dos meios materiais dos recursos humanos disponíveis, a fim traçar a maneira adequada para alcançar os objetivos em prazos determinados e em etapas definidas, a partir do conhecimento e avaliação da situação atual.

Dessa forma o planejamento estratégico da gestão de talentos se baseia no conceito básico de RH, como atrair e manter as pessoas trabalhando dando o máximo de si, com atitude positiva e favorável a empresa envolvendo aspecto como satisfação e qualidade de vida.

Desenvolvimento 

Para Chiavenato (2009) os Recursos Humanos trabalham em um contexto de organizações e de pessoas. Gerenciar pessoas quer dizer trabalhar com pessoas capazes de realizar alguma coisa e que estejam dispostas a participar de todo o processo da organização. A influência das organizações sobre a vida das pessoas é de grande relevância, a maneira como as pessoas vivem, compram, trabalham, se alimentam, se vestem, seus sistemas de valores, expectativas, convicções são profundamente influenciado pelas organizações (CHIAVENATO, 2008, p. 22).

O conceito de gestão de pessoas ou administração de recursos humanos é uma associação de habilidades e métodos, políticas, técnicas e práticas definidas, com o objetivo de administrar os comportamentos internos e potencializar o capital humano nas organizações. Através da participação, capacitação, envolvimento e desenvolvimento de funcionários de uma empresa, é que a área de gestão de pessoas ocorre com a função de humanizar as empresas. Ela deve ser feita pelos gestores e diretores, porque é uma área que requer capacidade de liderança. O setor possui uma grande responsabilidade na formação dos profissionais, e tem o objetivo de desenvolver e colaborar para o crescimento da instituição e do próprio profissional.

 

Cada colaborador deve se transformar em um verdadeiro administrador de suas próprias tarefas dentro da empresa, não importando o nível da organização ou qual atividade que queira executar. Assim, empresas e colaboradores constituem a estrutura fundamental na qual funciona os Recursos Humanos. O homem não foi criado para viver sozinho, ele foi criado para estar constantemente interagindo com outras pessoas e, através disso, adquirindo conhecimentos, atitudes e etc. A cooperação entre eles é muito importante para o sucesso da organização.

 As pessoas devem se comunicarem, estar dispostas a contribuir com ação e a fim de cumprirem um propósito comum para que uma organização funcione bem.  A gestão de pessoas vem passando por contínuos processos de transformação. A globalização é uma das causas das mudanças em relação à gestão de pessoas   fazendo com que concorrência entre as empresas aumente em decorrência elas estão buscando colaboradores cada vez mais qualificados.

O gestor precisa estar ciente das atividades de toda a empresa, não apenas de sua área, e saber a hora certa de agir e tomar decisões, porque hoje para gerir empresas envolve muito mais capacidades e processos que no passado. Um bom sistema de gestão de pessoas deve ter os objetivos bem traçados, para que as avaliações de eficiência e eficácia sejam corretas.

 Segundo Chiavenato (2004, p.10)  a gestão de pessoas nas organizações é a função que permite a colaboração eficaz das pessoas -  recursos humanos empregados, funcionários, ou qualquer denominação utilizada - para alcançar os objetivos organizacionais e individuais. são utilizados para descrever a unidade, o departamento ou a equipe relacionada com a gestão de pessoas os nomes como departamento de pessoal, relações industriais, recursos humanos, desenvolvimento de talentos, capital humano ou capital intelectual.

São regras estabelecidas para guiar funções e assegurar que elas sejam desempenhadas de acordo com os objetivos desejados, as políticas. São guias para a ação, referem-se às maneiras pelas quais a organização pretende lidar com seus membros e por intermédio deles atingir os objetivos organizacionais, permitindo condições para o alcance de objetivos individuais.  Para se adequar  à sua filosofia e às suas necessidades é que as organização desenvolve a política de recursos humanos . Deve abranger o que a organização pretende acerca dos seguintes aspectos.

Agregar Pessoas é o primeiro processo. Chiavenato (2004) o define é o meio pelo qual novas pessoas são integradas na empresa, que tem como propósito servir às necessidades organizacionais, em longo prazo, e incluí recrutamento e seleção de pessoas. O meio pelo qual são atraídos os candidatos para um processo seletivo, no qual há a divulgação de uma vaga e depois o candidato é recebido para uma entrevista é o recrutamento. Ele pode ser feito de duas maneiras, interno e externo. O interno acontece quando se oferece vagas para os funcionários já contratados, transferência de área, oportunidades de mudança de setor ou função, para promoção. Já o processo de seleção externa é feito a busca de candidatos fora da empresa, que tem características conforme a necessidade da organização e do processo de seleção.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (217.7 Kb)   docx (28.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com