TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Porque Pessoas Inteligentes agem de modo tão estúpido

Por:   •  6/12/2016  •  Artigo  •  1.314 Palavras (6 Páginas)  •  522 Visualizações

Página 1 de 6

Porque Pessoas Inteligentes agem de modo tão estúpido

É bom ser inteligente. Afinal, as pessoas inteligentes ganham mais dinheiro, acumulam mais riqueza, e até mesmo vivem mais tempo. Superficialmente, ser inteligente parece vida fácil. Mas há um outro lado da história.

As pessoas inteligentes têm uma reputação de cometer erros idiotas, especialmente em situações que exigem bom senso. A simplicidade destas situações e a inteligência abundante daqueles que tendem a “estragar” pode ser francamente cômico.

"O senso comum não é tão comum." -Voltaire

Depois de décadas de pesquisa, os cientistas estão finalmente começando a entender por que isso acontece. Shane Frederick na Universidade de Yale foi um dos primeiros a realizar pesquisas que explicou por que o pensamento racional e inteligência não tendem a andar de mãos dadas.

Em seus estudos, Frederick deu às pessoas problemas simples de resolver, como este:

Um taco e bola custam um dólar e dez centavos. O bastão custa um dólar a mais do que a bola. Quanto é que custa a bola?

Frederick descobriu que algumas pessoas têm a tendência de deixar escapar a confiança em uma resposta errada, afirmando que a bola custa dez centavos. Você, é claro, sabia que a resposta correta é que a bola custa cinco centavos, e você está se justificando e se perguntando se as pessoas, bem, menos-que-inteligentes foram os deixando escapar a resposta errada.

Psicólogos da Universidade James Madison e da Universidade de Toronto perguntou a mesma coisa. Eles deram testes similares de lógica para centenas de pessoas e compararam a precisão de suas respostas para os seus níveis de inteligência. Os pesquisadores descobriram que pessoas inteligentes eram mais propensas a deixar escapar a resposta errada porque eles realmente cometem erros mais mentais quando a resolução de problemas.

Pessoas inteligentes são mais propensas a erros bobos por causa de pontos cegos em como usar a lógica. Estes pontos cegos existem porque as pessoas inteligentes tendem a ser excesso de confiança em suas habilidades de raciocínio. Ou seja, eles estão tão acostumados a estar certo e ter respostas rápidas que eles nem sequer percebem quando estão “cuspindo-as” sem pensar sobre as coisas.

Os “burros” ficam a questionar se a pergunta do “bastão-e-bola” não fosse tão idiota, também. Quando Frederick deu a pergunta para os alunos de Harvard, Princeton e MIT, mais da metade deles entendeu errado. Mesmo os estudantes de algumas das mais prestigiadas universidades do mundo cometem erros estúpidos.

Talvez a coisa mais assustadora sobre os erros que as pessoas altamente inteligentes fazem é que desconhecem como eles são. Pessoas de todos os níveis de inteligência tendem a sucumbir ao que é chamado de "ponto cego do preconceito." Isto é, nós somos grandes em detectar erros de outras pessoas e terrível em reconhecer nossa própria. Quanto mais estupido seja o erro, é mais difícil para uma pessoa inteligente aceitar que erro.

"Eu sei que eu sou inteligente, porque eu sei que nada sei." -Sócrates

Embora possa parecer que nós não gastemos nossos dias resolvendo problemas de lógica, como a questão do bastão-e-bola, as funções do cérebro que envolvidas em resolver estes problemas são as que usamos todos os dias para pensar. Assim, a tendência de fazer coisas estúpidas seguem pessoas inteligentes para o trabalho. Considere algumas das formas mais comuns em que as pessoas inteligentes conseguem dar tiro no próprio pé.

Pessoas inteligentes são excessivamente confiantes. Uma vida inteira de louvor e tapinhas nas costas levam pessoas inteligentes a desenvolver uma fé inabalável em sua inteligência e habilidades. Quando você alcança conquistas e pessoas afagam seu ego, é fácil esperar que as coisas vão sempre do seu jeito. Mas esta é uma expectativa perigoso. As pessoas inteligentes muitas vezes não conseguem reconhecer quando eles precisam de ajuda, e quando o fazem, eles tendem a acreditar que ninguém mais é capaz de fornecê-lo.

Eles pressionam as pessoas muito duramente. As pessoas inteligentes desenvolvem personalidades perfeccionistas, porque as coisas vêm tão facilmente a eles. Eles simplesmente não entendem o quão difícil é para algumas pessoas ter de trabalhar para conseguir as mesmas coisas, e por causa disso, eles pressionam pessoas muito duramente. As pessoas inteligentes “setão” as metas muito altas, e quando as pessoas tomam muito tempo para cumprir ou não fazem as coisas muito bem, eles assumem que é devido a uma falta de esforço. Então, eles pressionam ainda mais duramente que perdem a oportunidade de ajudar os outros a atingir as metas que aguarda tão ansiosamente.

Eles sempre precisam ser corretos. É difícil para qualquer um a aceitar graciosamente o fato de que eles estão errados. É ainda mais difícil para as pessoas inteligentes, porque eles crescem tão acostumado a estar certo o tempo todo que ela se torna uma parte de sua identidade. Para as pessoas inteligentes, estar errado pode se sentir como um ataque pessoal, e estar certo é uma necessidade.

Eles carecem de inteligência emocional. Enquanto inteligência (QI) e inteligência emocional (EQ) não ocorrem juntos de qualquer maneira significativa (pessoas inteligentes, em média, têm tanto EQ como todos os outros), quando uma pessoa inteligente carece de EQ, é dolorosamente óbvio. Estes com QI alto, de baixo EQ vem o mundo como uma meritocracia. Conquistas são tudo o que importa, e as pessoas e emoções estão apenas no caminho. Que é uma vergonha, porque a pesquisa TalentSmart com mais de um milhão de pessoas mostra que, mesmo entre os altos escalões do IQ os os melhores desempenhos são aqueles com os QI e QE equalizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)   pdf (84.3 Kb)   docx (11.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com