TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Aula 02 - Administração de RH 2

Por:   •  10/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.056 Palavras (5 Páginas)  •  2.438 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II

ATIVIDADE AULA 01

01 - Conceitue Avaliação de Desempenho;

        Em ideias gerais a avaliação de desempenho é um conjunto de técnicas utilizadas para se obter informações sobre o comportamento profissional de uma pessoa no seu horário de trabalho. Entretanto, após avaliar vários autores, chega-se à conclusão de que a avaliação de desempenho pode ter conceitos diferentes em outros contextos.

02 – Dentre as razões que se acredita serem necessárias para se promover a Avaliação de Desempenho na organização, comente sobre 03, das citadas na aula.

        Criar mecanismos de comunicação entre liderados e líder: desta forma os líderes dentro da organização poderão ter uma melhor visão do que acontece com os liderados.

        Utilizar os dados obtidos na Avaliação de Desempenho para identificação de necessidades de treinamento: com os dados da AD os administradores poderão identificar quais os treinamentos necessários para melhorar o desempenho dos colaboradores.

        Gerir os talentos e as competências: através dos dados colhidos na AD os administradores poderão alocar melhor os talentos dentro da organização, explorando os colaboradores naquilo que são mais talentosos, aumentando assim a produtividade.

03 - Liste e comente sobre os métodos que podem ser utilizados na Avaliação de Desempenho;

        Relatórios verbais: trata-se de um método simples e de fácil aplicação, sendo um breve relato que o avaliador faz verbalmente sobre o avaliado em determinado período de tempo. Por não ter critérios estabelecidos e padronizados é considerado um método limitado.

        Relatórios escritos: Assim com o método anterior é limitado pela falta de padronização. Se difere daquele por ter o relatório escrito (não apenas verbal). Sua vantagem é dar uma maior liberdade ao avaliador e a rapidez na sua emissão.

        Escalas gráficas: Consiste numa sequência de fatores de desempenho que o avaliador pretende medir ou avaliar. As suas desvantagens são que geralmente os avaliados são avaliados de maneira otimista ou pessimista demais (efeito halo gerado pela subjetividade) e, além disso, a falta de flexibilidade dada ao avaliador. Dentre as vantagens desse método são a facilidade para a sua elaboração e a rapidez para se fazer a avaliação.

        Método da escolha forçada: Elaborado para evitar o efeito halo encontrado no método anterior este método é focado na avaliação qualitativa. A desvantagem desse método é a demora na elaboração.

        Método de pesquisa de campo: Tem como base uma entrevista mais completa feita por um especialista com o superior do avaliado. Trata-se de um método mais amplo e completo permitindo um planejamento melhor para superar as dificuldades encontradas. As desvantagens desse método são o alto custo e a demora para implementá-lo.

        Método do incidente crítico: Tal método avalia o funcionário quando este realiza um trabalho excepcional ou, ao contrário, quando realiza um trabalho muito abaixo da média. Essa avaliação será registrada em sua ficha de AD. É um método não recomendado para se obter informações objetivas, mas traz como vantagem a orientação e o aconselhamento ao colaborador.

        Autoavaliação: Permite ao trabalhador fazer a análise sincera de seu próprio desempenho. A grande desvantagem é que o avaliado pode não ser sincero em suas respostas, devendo este método ser utilizado em conjunto com outros métodos.

        Avaliação por resultados: Este método avalia os resultados planejados e almejados pela administração com relação ao trabalhador.

04 – Você acredita que avaliar um colaborador é um processo necessário? Ou considera essa prática é um modismo, e na realidade as organizações fazem para não ficar fora da moda? Argumente sua resposta.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)   pdf (150.7 Kb)   docx (67.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com