TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Individual Unopar 6º Semestre

Por:   •  1/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.457 Palavras (6 Páginas)  •  448 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9][pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

3        ATIVIDADE ECONOMICA ELETROELETRONICA HOJE        

4        ANÁLISE DE INDICADORES FINANCEIROS        

5        CONCLUSÃO        

6        REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS        



  1. INTRODUÇÃO

        Nesta produção textual encontraremos uma análise do orçamento  da empresa fictícia ALFA E BETA COMÉRCIO DE PRODUTOS ELETRONICOS S/A, considerando o seu Fluxo de Caixa, analisando o seu DRE e, tendo em vista, a projeção de vendas para o três trimestres do ano, veremos também assuntos sobre seu orçamento de vendas.

        Neste trabalho estamos desenvolvendo habilidades para utilizar essas ferramentas (fluxo de caixa, DRE e mensuração do resultado), bem como reconhecimento de tributos.

        Fazendo a análise do comportamento atual no setor de Eletroeletrônicos, estaremos, também, estudando a empresa como oportunidade de negócio para seus investidores, já que a mesma tem duas mil ações no mercado.         Todo administrador de empresa deve conhecer e utilizar as ferramentas que envolvem a parte financeira da empresa, bem como mercado financeiro e seus tributos para gerir bem o negócio. Uma consultoria é sempre válida quando o empresário não conhece bem o assunto ou deseja se interar e organizar para planejar, projetar e controlar as finanças com propriedade para atingir bons resultados.


  1. DESENVOLVIMENTO

[pic 15]

[pic 16]

[pic 17]

[pic 18]

[pic 19]

[pic 20]

Como definição, temos que fluxo de Caixa é um Instrumento de gestão financeira que projeta para períodos futuros todas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa, indicando como será o saldo de caixa para o período projetado.

De fácil elaboração para as empresas que possuem os controles financeiros bem organizados, ele deve ser utilizado para controle e, principalmente, como instrumento na tomada de decisões.

O Fluxo de Caixa deve ser considerado como uma estrutura flexível, no qual o empresário deve inserir informações de entradas e saídas conforme as necessidades da empresa.

Com as informações do Fluxo de Caixa, o empresário pode elaborar a Estrutura Gerencial de Resultados, a Análise de Sensibilidade, calcular a Rentabilidade, a Lucratividade, o Ponto de Equilíbrio e o Prazo de retorno do investimento. O objetivo é verificar a saúde financeira do negócio a partir de análise e obter uma resposta clara sobre as possibilidades de sucesso do investimento e do estágio atual da empresa.


  1.  ATIVIDADE ECONOMICA ELETROELETRONICA HOJE

        A produção física das indústrias do setor eletroeletrônico registrou, em Janeiro, uma queda de 12,9% em relação ao igual mês de 2014. Tanto a produção da indústria eletrônica (-22,9%) como da elétrica (-2,5%) tiveram recuo, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) compilados pela Associação Brasileira de Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee).

        Considerando os números acumulados em 12 meses, comparados ao mesmo período imediatamente do ano anterior, a produção de eletroeletrônicos, caiu 6,6% até janeiro de 2015. “Os resultados do mês de Janeiro de 2015, mantém a tendência de retração da atividade do setor eletroeletrônico”. Comenta a Abinee em nota.

        Segundo Humberto Barbato, presidente da Associação Brasileira da Indústria Eletro e Eletrônica (Abinee), existe uma esperança de reversão das perdas do setor no final de 2016. Para ele, não existe mágica para o segundo semestre. “Esperamos uma melhora, já que o segundo costuma ser melhor que o primeiro, até por causa das festas de final de ano. Mas, conseguiremos reverter as perdas do setor somente no final de 2016.” “A queda do consumo no mercado interno é muito grande e a repercussão disso é extremamente grave. Já tivemos uma perda de 15 mil empregos somente neste primeiro semestre de 2015. Isso é um número muito considerável, pois tínhamos 200 mil empregos no setor eletroeletrônico no país. Nós perdemos cerca de 8% de nossa força de trabalho”, afirmou Barbato.

        Segundo a Abinee, a produção física do setor eletroeletrônico apresentou queda de 17% no primeiro semestre de 2015 em relação ao mesmo período do ano passado. Com isso, o faturamento real teve retração de 13%. Barbato revelou ainda que, se o mercado continuar como está, o setor eletroeletrônico deverá fechar o ano com retração de 5%, com o faturamento ficando em R$ 146,7 bilhões (R$ 153,8 bilhões em 2014). “No primeiro semestre, tivemos uma queda de 26% nas vendas de produtos de informática e 12% na de celulares. Isso é muito significativo, pois trata-se de um segmento que, normalmente, apresenta números positivos, e não será em seis meses que conseguiremos repor”. Ao falar de perspectivas para este segundo semestre, Humberto Barbato citou o resultado da última Sondagem Abinee feita com cerca de 500 associadas da entidade em todo país. O levantamento mostrou que 40% das empresas falam em retração, 25% em estabilidade e 35% em crescimento. Uma das orientações da Abinee para seus associados é investir nas exportações, especialmente com base no Plano Nacional de Exportações – lançado há cerca de um mês pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. “O plano de exportações do governo é uma alavanca importante para redesenhar o comércio exterior e aprofundar as ferramentas para ter uma maior inserção no mercado externo. Perdemos muito nos últimos anos e precisamos de diversos instrumentos que nos permitam chegar novamente nesses mercados, que são importantes para o Brasil”, disse.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (715.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com