TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portfólio Pesquisa

Por:   •  16/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.377 Palavras (10 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO        03

DESENVOLVIMENTO        04

CONCLUSÃO        10

REFERENCIAS        11

ANEXOS        12


INTRODUÇÃO

A gestão eficiente na Administração de empresas do varejo no setor privado impõe que o gestor conheça e utilize os quatro elementos ou funções da administração: planejamento das ações; organização de ideias e processos; direção certa e controle administrativo.

A administração hoje requer gestores preocupados com a questão ambiental, passaram introduzir em suas empresas programas de reciclagem, medidas para poupar energia e outras inovações ecológicas. A ética com que os administradores conduziram as politicas socioambientais em suas organizações repercutiu profundamente no mercado e na qualidade de vida de seus funcionários.

Essa atividade foi realizada na Empresa Pães e Frios Comercial Ltda. Me, popularmente conhecida como superpão, empresa varejista de pequeno porte do ramo de padarias da cidade de Jacobina – Bahia de propriedade do senhor Antônio Carlos Soares. A metodologia utilizada no trabalho é qualitativa com base nas teorias apreendidas ao longo do semestre associada a pesquisa de campo. No curso de administração o advento da pesquisa favorece que os alunos conheçam de perto a realidade administrativa de uma empresa.

O objetivo geral da atividade é descrever os subsistemas de Gestão de Pessoas da empresa escolhida. E específicos apresentar o Histórico da Organização; avaliar a área de Gestão de Pessoas com base no Direito Empresarial e do Trabalho; e identificar as práticas de responsabilidade social e ambiental desenvolvidas na empresa.


DESENVOLVIMENTO

  1. Histórico da Organização:

A Empresa exercita uma atividade econômica organizada e de forma continuada, podendo ser uma pessoa física ou uma pessoa jurídica. Através da organização dos fatores de produção a empresa realiza a produção e a circulação de bens e serviços. Drucker (1994) conceitua a Empresa como:

Uma organização atual ou potencial de trabalho, que resulta da união direta ou indireta de elementos humanos, os quais, agindo com determinado escopo, observando determinado conjunto de normas e utilizando capital relevante realizam intermediações habituais e lucrativas nas relações de troca. (Drucker, 1994, p. 157).

A empresa pesquisada é a Panificadora Superpão. Trata-se de empresa privada com razão social Pães e Frios Comercial Ltda. Me, fica situada à Avenida Manoel Novaes, s/n – Centro – Jacobina – Bahia. A empresa tem inscrição no CNPJ 86964723000126. As certidões negativas de FGTS e INSS estão atualizadas.

Sua principal atividade é o fornecimento de pães e frios em geral no atacado e no varejo, os serviços agregados são fornecimento de salgados e doces para festas, buffets e eventos em geral. A missão da Empresa consiste em ofertar o melhor produto para ter boa aceitação no mercado e agradar os clientes. A Visão é ser a melhor Empresa de Pães e Frios do mercado jacobinense.  

A empresa foi fundada pelo senhor Antônio Carlos Soares, administrador e proprietário da instituição, em junho de 1962, começou como uma pequena padaria com produção manual para atender os moradores do bairro. Aos poucos e com esforço do proprietário foram compradas maquinas e contrataram-se funcionários, a partir daí a produção se expandiu e alcançou toda a cidade.

São 12 funcionários diretos empregados. Os departamentos da empresa são divididos em: Administração - que envolve o setor gerencial, contábil e de recursos humanos, é representado pelo proprietário da empresa e do escritório de contabilidade; Produção – onde são confeccionados os produtos pães, bolos, bolachas, salgados, doces etc., nesse setor também acontece o controle de qualidade dos materiais e dos produtos; Vendas - aqui estão as vendedoras e o caixa. Organograma da empresa:

[pic 14]

Figura 1 - organograma da empresa

Fonte – arquivo da empresa (2000)

2) Área de Gestão de Pessoas e de Direito Empresarial e do Trabalho:

O Recrutamento integra o Subsistema de Provisão ou Suprimento responsável por manter a organização com os profissionais responsáveis por desempenhar os variados cargos. Segundo Chiavenato (2010) o Recrutamento é um processo de comunicação, no qual se divulga as oportunidades de trabalho para atrair as pessoas nelas interessadas.

O Recrutamento da empresa Paes e Frios Comercial Ltda. ME é externo, atraindo candidatos que estão disponíveis no mercado, através de anúncios (em jornais, revistas e outros meios); Cartazes em locais visíveis e estratégicos; Agências de recrutamento (Agências de Emprego e Sine), e Divulgação na internet.

A seleção dos candidatos é realizada em duas etapas:

1º momento - Dinâmicas de Grupo – realizada em grupo, onde os candidatos serão estimulados a desenvolverem determinados papéis, interagindo entre si, com a finalidade de avaliar como reagem mediante certas situações. É desenvolvida pela administradora da empresa.

2 º momento – Entrevista – desenvolvida individualmente com os candidatos aprovados na 1ª etapa, serão avaliados  formação acadêmica, experiências profissionais, características pessoais, expectativas para o futuro, etc. Esse processo conta com a presença do gestor da empresa.

Segundo Lacombe (2005).

As pessoas são os únicos elementos diferenciados de uma organização. Pessoas excepcionais podem fazer funcionar bem uma organização precária. Pessoas desmotivadas ou incompetentes podem anular a mais perfeita organização (Lacombe, 2005, p.16).

A Descrição de cargos está inserida no Subsistema de Aplicação, subsistema responsável pelo planejamento das atividades realizadas por cada colaborador dentro da organização.

A administradora é responsável pela gestão administrativa da empresa, seleção de novos funcionários e funciona como elo com a contabilidade e o RH. O Auxiliar de Produção é responsável direto pela qualidade e rapidez na produção dos pães, doces e salgados que são distribuídos para lanchonetes do comercio local e das encomendas para eventos e festas em toda a região. Os vendedores e o caixa são responsáveis pelo atendimento ao público, execução das atividades, controle e distribuição das encomendas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (696.1 Kb)   docx (532.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com