TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio 5º Semestre

Por:   •  14/4/2021  •  Trabalho acadêmico  •  2.066 Palavras (9 Páginas)  •  127 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        Da teoria a prática        4

2.2        Diretrizes estratégicas.        5

2.3        Análise macroeconômica        7

2.4        Decisões estratégicas.        8

2.5        Desempenho estratégico.        9

3        CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS        11

  1. INTRODUÇÃO

Levando em consideração que toda empresa sempre precisa de buscar novas formas de aumentar seus resultados como a expansão de seus clientes e tendo uma maior participação no mercado, elas sempre vão enfrentar novos desafios e barreiras a serem superadas. Na grande maioria dos casos, qualquer plano de expansão deve ser analisado com uma grande cautela, por exemplo determinadas decisões dependem do aumento de investimentos em determinadas áreas, por isso realizar um bom planejamento é imprescindível na hora de pensar em crescer, um plano de expansão empresarial mal planejada pode significar desestabilidade, o que inevitavelmente levará à queda na qualidade dos produtos e serviços e, consequentemente, aumento nas reclamações dos clientes.

O presente trabalho visa elucidar a importância da Análise e expansão estratégica baseando-se na situação problema da empresa Le Chef Gatô que visa expandir a sua produção.

Fundada, em 2011, por Ednei e Claudia, desde o começo teve sucesso comercial produzindo doces e chocolates finos. O ano de 2015 foi complicado para a economia do Brasil que teve o seu PIB um recuo de 3,8% em relação ao ano anterior, mas mesmo com esse cenário a empresa vivenciou um momento diferente: o crescimento de seu negócio.

Através das matérias estudadas neste semestre, analisaremos o caso e encontraremos as melhores estratégias para que a Le Chef Gatô siga em trajetória de crescimento com eficiência e diminuindo ao máximo os riscos. 


  1. DESENVOLVIMENTO

Sabendo que a empresa Le Chef Gatô, fundada em 2011 Ednei e Cláudia, vem tendo bons resultados no ramo de doces finos, mesmo com o cenário macroeconômico atual do país complicado, se vendo na oportunidade de expansão do negócio, faz-se necessário uma flexibilização na gestão.

Moraes e Franco (2009, p. 20) afirmam que “as organizações precisam ser flexíveis para que possam mudar seus métodos, técnicas, racionalizar processos e ajustar seus planejamentos estratégico e operacional sempre que necessário”.

  1. Da teoria a prática

Para que a empresa possa expandir os seus negócios sem correr riscos, para facilitar que as empresas alcancem posições confortáveis em
seus mercados, na teoria da administração encontramos ferramentas que faz-se necessário para alcançar tais objetivos. No caso da  
Le Chef Gatô, como a ideia é aumentar sua estrutura precisará contratar mais pessoal, então seria viável o processo de Empowerment.

Empowerment é um processo de empoderamento, pelo qual é atribuído poder às pessoas para tomarem decisões e se tornarem parceiras da organização. É necessário que as pessoas empoderadas estejam de fato comprometidas com os objetivos organizacionais e que lhes sejam
oferecidas todas as condições para conduzirem estas decisões. Podendo traçar uma estratégia de comissão por exemplo, fazendo com que o responsável por aquela unidade crie seus próprios interesses de obter sucesso nos resultados. Outro fator também importante é a aprendizagem organizacional, que tem uma filosofia gerencial que orienta os processos administrativos por uma cultura organizacional aberta e participativa.

  1. Diretrizes estratégicas.

Ao que diz respeito às diretrizes estratégicas ou organizacionais são ferramentas estratégicas importantes para a sua administração, que direcionam a organização para o caminho mais vantajoso para o seu desenvolvimento, ou seja, a definição da missão, visão e valores como um proposito definido pela empresa.

A expansão da Le Chef Gatô levou o casal Ednei e Claudia a cuidar de atividades distintas da empresa. Mesmo dividindo as funções, eles ainda se colocam à disposição para atender antigos e novos clientes nos pontos de venda.

Definimos missão visão e valores, seguindo duas vertentes diferentes:  a cultura e a filosofia corporativa, tendo a finalidade de moldar a identidade de uma corporação.

Conhecendo a missão da Le Chef Gatô que é “Proporcionar aos clientes uma experiência gustativa diferente, marcante e única”, associando à imagem pela qual a organização quer ser reconhecida no futuro; definiremos a visão que é “Ser uma grande empresa de doces finos do Brasil, oferecendo a seus clientes uma relação firme e duradoura, com foco no crescimento, rentabilidade e responsabilidade socioambiental”. Também temos os valores que são” Ética, respeito e honestidade com os clientes, compromisso com seus colaboradores, qualidade e acessibilidade aos seus produtos”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.4 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com