TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio em grupo vii semestre unopar administração

Por:   •  26/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.891 Palavras (8 Páginas)  •  1.869 Visualizações

Página 1 de 8

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 5

2.1 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA 5

2.2 EMPREENDEDORISMO 6

2.3 GESTÃO DE PROJETOS 6

2.4 NEGÓCIOS INTERNACIONAIS 7

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 8

REFERÊNCIAS 11

1 INTRODUÇÃO

A Matemática Financeira, o Planejamento Tributário e a Contabilidade são por sua vez, algumas das ferramentas que o gestor dispõe para tomada de decisão, pois estuda as relações que ligam quantidades monetárias da empresa. Receber uma quantia hoje ou no futuro não é a mesma coisa, haja que uma unidade monetária hoje é preferível a mesma unidade monetária disponível amanhã, visto que quando se recebe uma quantia futura envolve sacrifício, o que exige uma recompensa. Da mesma forma que o gestor deve saber usar métodos como a Elisão Fiscal para tentar diminuir a carga tributária da empresa também é importante. Sobretudo, a Contabilidade reúnem todas as informações úteis para tomada de decisão, estudando, registrando e controlando o patrimônio.

Este estudo tem o objetivo de tecer considerações sobre o processo de recrutamento e seleção de pessoas. Dessa maneira, tem-se como pano de fundo, a Administração de Recursos Humanos utilizados pelas organizações.

Podemos dizer que o tema escolhido para o estudo historicamente passou, gradativamente, a ser um diferencial pelas organizações de grande sucesso. Essa importância pode-se notar a partir da revolução industrial, pelo fato de precisarem de mão-de-obra para desempenhar as tarefas do trabalho.

Porém, foi só no final do século XIX e também início do século XX que aumentou a importância de escolher melhor empregados para as fábricas da época. Justificam-se também pelos estudos realizados por Frederick Winslow Taylor e Henri Fayol (que incentivavam os trabalhadores por meio de salários e bens materiais). Desse modo, o trabalhador era visto como homem econômico, pelo motivo dos meios de incentivo oferecidos e pela busca pela máxima eficiência.

Foi nessa época que surgiu uma coisa parecida com os dias atuais. Porque atualmente autores são unânimes em dizer que o processo de seleção de pessoas consiste em escolher a pessoa certa para o cargo certo. Isso na verdade iniciou-se com Taylor e Fayol que procuravam o homem certo para realizar a atividade específica da maneira mais rápida e eficiente possível. Porém, desde aquela época até a nossa muita coisa mudou, inclusive a visão do colaborador para a organização.

Com o passar do tempo surge outras teorias e outras visões sobre o trabalhador. Pode-se dizer que com o crescimento das ciências sociais, as organizações começam a dar uma importância maior a qualidade de vida do trabalhador. E também passaram a ter uma visão mais humanista sobre o empregado.

O trabalhador já não é mais visto como um recurso de trabalho e sim como um capital intelectual para as organizações nos dias atuais. As empresas percebem que as pessoas são de extrema importância para o sucesso e as tratam como parceiras.

Atualmente, as empresas vêm um papel imprescindível de acertar os métodos de recrutamento e seleção, por perceberem que as pessoas são seus recursos centrais para atingirem seus objetivos.

De acordo com Chiavenato (2009, p.67) “Pessoas e organizações convivem em um constante e interminável processo dialético. As pessoas e as organizações estão engajadas em um contínuo e interativo processo de atrair uns aos outros”. Dessa forma, na visão atual, o recrutamento e a seleção são concebidos como um processo complexo, atrelado às propostas, políticas e objetivos organizacionais, ao mercado de trabalho, à situação social, política e econômica vigente e às necessidades individuais.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 ADMINISTRAÇÃO DA PRODUÇÃO E LOGÍSTICA

a) Identificar dos fluxos logísticos na exportação e importação (utilizar o Quadro 1).

Quadro 1 – Fluxos Logísticos Atividade Logística

Local de Origem

Transporte Interno

Alfândega do Vendedor

Terminal Aeroportuário / Portuário – Origem

Frete Internacional

Terminal Aeroportuário / Portuário – Destino

Alfândega do Comprador

Transporte Interno

Local de Destino

b) Destacar as principais vantagens e desvantagens da utilização de cada modal de transporte. (Existem cinco tipos de modais: o aeroviário, o rodoviário, o aquaviário, o ferroviário e dutoviário e cada um possui uma característica própria, um custo diferenciado de acordo com a capacidade, agilidade, abrangência, o que permite ao departamento de logística a possibilidade de traçar suas estratégias para receber a mercadoria no momento certo a um custo adequado).

c) Distinguir as responsabilidades e os riscos logísticos entre vendedor e importador por meio dos INCOTERMS. (INCOTERMS representam regras básicas, padronizadas, e que foram criadas pela International Chamber of Commerce (ICC- sigla em inglês), ou Câmara Internacional do Comércio (CCI – sigla em português), organismo internacionalmente reconhecido como encarregado de orientar os negócios internacionais; assim como dirimir e resolver eventuais conflitos, controvérsias e litígios, oriundos dos mais diversificados contratos de compra e venda, celebrados internacionalmente).

2.2 EMPREENDEDORISMO

1. Realizar análise SWOT da empresa pesquisada.

2. Após realizar análise SWOT, elabore a missão e a visão da empresa pesquisada.

3. Com base na análise SWOT e a visão da empresa pesquisada, crie um novo produto ou novo serviço ou novo mercado para a empresa que você pesquisou, para isso utilize o modelo do plano de negócio.

Contemple as seguintes etapas no plano de negócio:

1. Sumário Executivo

1.1 Descrição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)   pdf (99.5 Kb)   docx (15.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com