TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Posicionamento Ambiente Organizacional

Por:   •  8/11/2020  •  Resenha  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  86 Visualizações

Página 1 de 3

ACHBAR, Mark, ABBOTT Jennifer, BAKAN Joel – Documentário – The Corporation.

Posicionamento – The Corporation

Bruna Lívia Timbó de Araújo[1] 

O documentário “The Corporation” trás que uma corporação é parte de um todo em uma sociedade e que se ela for retirada o “quadro” ficará incompleto, mas se ela for a única parte, nada funcionará. No documentária faz-se uma relação com um time esportivo onde uns estão na posição de defensor enquanto outros estão na posição de atacar, porém o objetivo comum de todos é o sucesso da “empresa. Outro comparativo que é bastante pertinente e expressa perfeitamente o conceito de corporação é com a águia que é atenta, competitiva, nobre, visionária, majestosa e pronta para atacar em todos os instantes.

A corporação é uma grande empresa originária de criações artificiais, “monstros que devoram o máximo possível de lucros às custas de quem quer que seja”. Ela pode ser vista também como uma forma de controle do negócio, é um grupo de pessoas conversando e interagindo com diversos objetivos comuns, tendo como principal a obtenção de lucros cada vez mais crescentes para os donos do negócio.

A corporação moderna surgiu com a era industrial com o aumento da produtividade, ou seja, maior produção de carvão por homem/hora, aço por homem/hora, têxteis por homem/hora e assim sucessivamente de acordo com a evolução das industriais, todavia cada vez aumentando mais a ambição e busca incessante de aumento da lucratividade, mesmo que de forma exploratória, transformando seus colaboradores em “máquinas”.

 As corporações necessitariam desta legalização e transformação em uma pessoa jurídica e independe do papel dos sócios ou dos acionistas entretanto com adjetivos que as qualificam de acordo com seus principais modos de agir e características peculiares. A sempre uma busca incessante por mão de obra barata e leis ambientais liberais, que fa com que as instalações das corporações sejam feitas em países de baixa renda e com uma ilusão da população e do governo imaginando que o lucro obtido a partir da produção ficará totalmente em seus territórios. Tal fato não acontece, pois os resultados obtidos são levados para as matrizes e os países sendo cada vez mais explorados.

O documentário relata ainda uma exacerbada exploração dos funcionários com uma mínima porcentagem de retorno sobre aquilo que eles mesmo produzem, sem contar a grande utilização de mão de obra infantil. Com a evolução destas empresas desperta o interesse e olhar dos colaboradores que iniciam as exigências por melhores condições de trabalho e remunerações mais juntas, fazendo com que as corporações iniciem novos processos migratórios.

Os interesses das corporações têm uma influência grandiosa na visão geral que as sociedades têm de informações, são diversas vezes filtradas e direcionadas para o interesse particular. Essas manipulações ocorrem por meio do marketing realizado pelas grandes empresas, disfarçando os grandes impactos ambientais e sociais que são causados no momento da exploração de uma nação. Em alguns casos as corporações são consideradas como psicopatas prototípico, associando a uma estrutura artificial, sendo “irresponsável” por seus atos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (54.4 Kb)   docx (9.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com