TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Position coco do vale

Por:   •  29/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  889 Palavras (4 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 4

FACULDADE INTERNACIONAL DA PARAÍBA- FPB

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO-FPB

DISCIPLINA: GESTÃO DE OPERAÇÕES- 5NM

PROFA. AMANDA RAQUEL DE F. F. D´AMORIM, Msc.

ESTRUTURA DO POSITION PAPER- UNIDADE II (3,0 PONTOS)

POSITION PAPER

TEMA: Sistemas Flexíveis de Manufatura (FMS) e CIM

1-PROPOSTA TEÓRICA

O sistema Flexível de manufatura Consistem em várias máquinas individuais programáveis, onde de acordo com a demanda do produto, várias máquinas são interligadas a uma unidade de produção com auxilio de programas de planejamento e de controle.

Esta flexibilidade possui duas categorias, já que possui subcategorias.

 

1ª Categoria: a flexibilidade da máquina inclui a capacidade do sistema a ser alterado para produzir novos tipos de produto, e a capacidade de mudar a ordem das operações executadas.

2ª Categoria: é chamada de encaminhamento de flexibilidade, que consiste na capacidade de utilizar várias máquinas para realizar a mesma operação, em uma peça, bem como a capacidade do sistema para absorver grandes alterações, tais como: em volume, a capacidade de produção, e etc..

O principal objetivo de um sistema manufatura flexível com uso de equipamentos industriais é oferecer a velocidade necessária para atender as necessidades e condições de mercado rapidamente, mas sem sacrificar a qualidade da produção e nem dos produtos acabados .

 A utilização de máquinas com a capacidade de ser flexível não só aceleram o processo, mas atendem a satisfação do cliente, reduzindo o preço.

Sistema Integrado por computador (CIM)

   O modelo CIM têm como proposta a integração de funções de uma empresa, desde macro funções de uma empresa, desde macro funções como finanças , produção até as atividades concretas de emissão de ordens como coleta de dados operacionais.

  A produção tem que ser ágil, com grande flexibilidade, baixo custo e alta qualidade , exige que as pessoas envolvidas tenha acesso a toda informação de que necessitem.

O coração do sistema CIM é a integração do projeto, produção, distribuição e funções financeiras dentro de um sistema coerente suportado por uma rede de sistemas computacionais, bancos de dados e controladores programáveis.

 Usando as informações nesse banco de dados conjuntamente  com os sistemas  computacionais um sistema CIM pode coordenar as atividades de manufatura e manter o registro acurado dos dados.

 Com isso ficou visível que com a tecnologia diminui o número de empregos, mais com isso os consumidores mais exigentes, aumentou a agilidade e competitividade no comércio.

 Com isso as despesas das empresas diminuíram e os lucros aumentaram.

 

2- PROPOSTA MERCADOLÓGICA: ANÁLISE DESTA PRÁTICA NO MERCADO

Vimos que, os sistemas flexíveis de manufatura estão formados por um grupo de máquinas e equipe auxiliar unidos mediante um sistema de controle e transporte, que permitem fabricar peças em forma automática. A vantagem dos SFM é sua grande flexibilidade em termos de pouco esforço e curto tempo requerido para manufaturar um novo produto. Podem ser desenhado em formas muito diferentes, segundo o número de postos de maquinado, de controle de medição, tipos de transporte de peças e ferramentas e tipos de controle. Ademais estão automatizados outros tipos de trabalho, como carga, transporte, armazenamento ou sustentação da peça, os quais formam um subsistema do fluxo do material. Existem dois tipos principais de sistema flexível de manufatura: sistema linear e sistema fechado transporte de peças pode ser uni ou bidirecional com movimento contínuo ou intermitente, com um passo constante ou variável segundo precise-se.

Existem três formas de passagem da peça pelos postos de maquinado: conservando a sequência, em sequência com possibilidades de ignorar alguns postos ou em sequência livre. Também há duas formas de transporte e sustentação de peças: com paleta e sem paleta.

Os subsistemas de fluxo de materiais nos sistemas flexíveis estão formados por: armazém central, posto de espera no armazém central, estação de carga e download, transportador, posto de trabalho, alimentador intermédio, posto de espera, manipulador e sistema de paletas. Os sistemas flexíveis utilizam-se na produção de lotes pequenos e médios. As peças têm que formar grupos semelhantes por desenho ou processo de manufatura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (109.6 Kb)   docx (14 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com