TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pratica de Gestão da Empresa RV Tintas

Por:   •  10/4/2017  •  Dissertação  •  2.414 Palavras (10 Páginas)  •  255 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1]

UNIVERSIDADE PAULISTA – UNIP

INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E COMUNICAÇÃO – ICSC

CURSO  DE  ADMINISTRAÇÃO

São José do Rio Preto - SP

2014

Guilherme Bizutti Tomé.............C09ECF-5

Julian Cesar Parreira Fachim.....C24FJG-2

 Rivaldo Barbosa Luiz ...................C220JF-8

Sérgio Leoncio dos Santos...........C03BDG-9

Pratica de gestão da empresa RV Tintas

Atividades Práticas Supervisionadas  - trabalho apresentado como exigência para a avaliação do 2º/1° semestre do curso  de Administração da Universidade Paulista, sob orientação da Prof° Cintia Alves Sanchez

SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – SP

2014

Sumario

Introdução ...................................................................................................4

Perfil da Organização .................................................................................5

Revisão Conceitual, Identificação de Práticas e Análise ............................7

Considerações Finais .................................................................................12

Referências .................................................................................................13

Introdução

   No trabalho a seguir, será apresentado os dados da organização RV Tintas que foi fundada em 2005 e possui hoje 14 funcionários, dos quais alguns não possuem o ensino médio completo, enquanto outros possuem até graduação superior. A empresa é classificada como de pequeno porte segundo a tabela do BNDES, pois seu faturamento gira em torno de 3 milhões anuais.

   O trabalho esta dividido em dois capítulos, sendo que o primeiro disserta sobre a história da empresa e o modo que ela funciona, enquanto o segundo foi desenvolvido para falar sobre as práticas administrativas que são utilizadas na organização, tendo como objetivo, melhorar as ideias e corrigir os erros encontrados pelos estudantes, tendo como resultado a minimização dos problemas internos e externos que possivelmente atrapalham o crescimento da RV Tintas.

 

     

1 Perfil da Organização

A empresa Reigado e Vollet Comércio de Tintas LTDA, conhecida como RV Tintas, tendo duas filiações em São José do Rio Preto, uma localizada na Av. Murchid Honsi 745 Cep: 15070-650 (Unidade 1)  e outra localizada na Av. Fernando Costa 1367 Cep: 15061-00 (Unidade 2).

Como base a unidade 1 que surgiu no ano de 2004 por Jose Hernesto Vollet, juntamente  com seu sócio Fábio Reigado, criando uma empresa privada, tendo como a atividade principal a área de vendas de tintas automotivas e imobiliárias.

A empresa conforme o critério do BNDES1 é de porte pequena tendo um faturamento anual em média de R$ 3.000.000,00.

A mão de obra é composta por 11 funcionários sem estagiários, apenas do sexo masculino, carteira assinada,  com nível de escolaridade que variam, tendo  integrantes que não possuem o ensino médio completo e outros  com ensino superior, como exemplos os chefes, em que um é formado em administração e ciências contábeis e outro em engenharia elétrica. Não tendo que usar terceiros para eventualidades como entregas. A empresa não oferece mais nem um beneficio fora os legais.

Os produtos da empresa são encomendados diretamente do fabricante, tendo uma grande diversidade na qualidade e preços, onde toda semana é necessário fazer novos pedidos  para que não faltem mercadorias na empresa.

Tintas automotivas são produtos mais vendidos sendo assim seus clientes alvo oficinas de funilaria, longos em seguida trabalhadores que prestam serviços na pintura de automóveis e aqueles que necessitam pintar suas casas, empresas, etc.

Na região de  São José do Rio Preto, a RV tintas tem como principais concorrentes outras unidades do mesmo ramo de atuação, como Alvorada Tintas com maior tempo de mercado e mão-de-obra menos qualificada, Barato Tintas pela modernização em suas instalações facilitando as vendas mas com preços exagerados, Vila tintas por terem preços mais concorrentes com produtos inferiores, e entre outras.

Os principais produtos adquiridos pela RV Tintas são tintas automotivas e tintas para residenciais com grande maioria 80% comprada direto da fabrica e 20% de distribuidoras e sempre.

A empresa busca construir no negocio a melhoria de venda, comercializando produtos de qualidade superior a um custo compatível com a do mercado, pois os clientes procuram preço baixo, qualidade e bom atendimento.

2. Revisão Conceitual, Identificação de Práticas e Análise

2.1 Teoria da administração cientifica

2.1.1 Fundamentos da Teoria

   De Acordo com os autores Gomes da Silva, Francisco Filho (2011) e Maximiano (2000). A abordagem clássica administrativa surgiu alicerçada pelas ideias positivistas de Augusto Comte, que predominava  a ideia de racionalidade, quando toda a atividade humana teria que ser estruturada como ciência. A revolução industrial gerou consequências com o crescimento acelerado desorganizado das empresas.

  Segundo Gomes da Silva a  divisão social do trabalho, bastante criativa pelos marxistas, já se tornava um principio aceito nos meios empresarias. As empresas cresciam muito surgindo a necessidade de organizar o trabalho produtivo.

   Taylor (1856-1915) é considerado o pai da administração cientifica tendo como ideias o incentivo a produção, objetivando eficiência a  baixo custo, alta produtividade, menos esforço físico, maior remuneração e divisão social do trabalho.

   Os princípios estabelecidos por Taylor, mais aceitos são :

  1. Criar normas, regras e leis.
  2. Selecionar trabalhadores
  3. Treinar para o desenvolvimento do trabalho
  4. Utilizar princípios científicos
  5. Aplicar a divisão social do trabalho
  6. Estabelecer uma produção mínima a cada trabalhador
  7. Salários de acordo com a produtividade

   Segundo Francisco Filho (2011) e Maximiano (2000) o taylorismo passou por três fases. Na primeira procurou-se reformular os salários com base na produtividade. Se o operário produzisse mais, receberia mais; se produzisse menos, recebia menos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.8 Kb)   pdf (432 Kb)   docx (369.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com