TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Praticas de Administração, realizadas na Escola Primaria completa dos Limoeiros na cidade de Nampula

Por:   •  23/8/2017  •  Artigo  •  3.210 Palavras (13 Páginas)  •  664 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução

O presente trabalho, procura-se debruçar sobre as Praticas de Administração, realizadas na Escola Primaria completa dos Limoeiros na cidade de Nampula. Fazer uma abordagem circunstanciada do decurso das práticas Técnicas Profissionais, partindo da fase das aulas teóricas passando para a fase de observação no campo até a compilação de dados para a formação do dossier. Nas aulas teóricas e de preparação para o trabalho de campo, definiu-se a actividade concreta a realizar nesta disciplina e os tipos de observação. Neste contexto, o trabalho incidiu na observação do pátio, infra-estruturas escolar e a recolha de informações nas áreas da secretaria, sector pedagógico e gabinete da directora da escola. E para a realização deste trabalho usou-se questionários que serviram para recolha de informações referentes a escola e foram usadas várias bibliografias. O trabalho está estruturado em introdução, desenvolvimento onde estão patentes os capítulos e informações inerentes, conclusão, bibliografia

4

CAPITULO I: Práticas Pedagógicas

1.1.Descrição das Práticas Pedagógicas

De modo que se desenvolvam iniciações que contextualizam o estudante, que são características de realidades práticas pedagógicas, no campo de acção, para profissionalizar na área docente, são realizadas em cada ano de formação na Universidade Pedagógica, como cadeira curricular, as práticas pedagógicas que acontecem tendo em vista adoptar de conhecimentos práticos os professores em potência.

De acordo com LIBANEO (1995), Práticas Pedagógicas entende-se como sendo “um conjunto de actividades curriculares que visam colocar em acção a teoria e a prática, na expectativa de garantir o contacto experiencial, com situações psicopedagógicas e didácticas concretas, contribuindo para uma preparação de forma gradual de um estudante para a vida profissional. ”. Do acima exposto podemos concluir que as práticas pedagógicas são concedidas para os seguintes objectivos:

 Possibilitar o contacto com a componente do PEA e colegas de modo a criar hábitos de colaboração e de vivência própria do meio escolar;  Adoptar os estudantes da Universidade Pedagógica conhecimentos sólidos para corresponder com as exigências profissionais, visando os estudantes exercerem as suas funções devidamente.

1.2. Objectivos das Práticas pedagógicas

Os objectivos segundo LIBÂNEO (1992:122), são o ponto de partida, as premissas gerais do processo pedagógico. Representam as exigências da sociedade em relação à escola, ao ensino, aos alunos, e, ao mesmo tempo, reflectem as opções políticas e pedagógicas dos agentes educativos em face das contradições sociais existentes na sociedade. Nesta ordem de ideia, afirma NÉRICE (1968: 18) que os objectivos são mais particulares e práticos, visando à realização dos fins da educação através de todos os níveis de ensino.

5

Desta feita, as práticas pedagógicas sendo uma mola que conduz ao futuro professor ao encontro ou em contacto directo à tarefa que lhe espera que é a de leccionação, comportam em si certos objectivos para o processo de ensino e aprendizagem.

Por isso, conforme DIAS (2008: 15), a prática pedagógica visa: contribuir para a formação de um professor que possua saberes teóricos e práticos, um professor que saiba fazer a gestão de um currículo, que saiba diferenciara as aprendizagens e orientar a sua auto-formação. Nesta ordem de ideia, são os objectivos instrucionais de práticas pedagógicas os seguintes: o estudante deve conhecer conceitos fundamentais da respectiva área científica (filosófica) e dos métodos de trabalho apropriados; ser capaz de desenvolver a autonomia dos alunos e a sua plena inclusão na sociedade, tendo em vista o carácter complexo e diferenciado das aprendizagens escolares e ser capaz de utilizar de forma integrada, os saberes transversais e multidisciplinares adequados ao respectivo nível e ciclo de ensino.

Administração tem a ver com a planificação, a concepção, a iniciativa de actividades, a disponibilidade de recursos e o controlo de actividades e dos resultados é também a formulação, controlo e acompanhamento de políticas numa organização (Bilhim, 2000)

Gestão: “é a implementação de políticas, procedimentos, regras e regulamentos, conforme definidos pela administração (Bilhim, 2000).”

CAPITULO II: Localização Geográfica da Escola Primária Completa dos Limoeiros

Tendo em conta que a escola é um espaço fundamental para o desenvolvimento da democracia participativa, pois favorece o exercício da cidadania consciente e comprometida com os interesses da maior parte da sociedade (FAUNDEZ, 1993, p.40).

2.1. Localização Geográfica

A Escola Primária Completa dos Limoeiros é uma instituição do ensino básico situada nos arredores da cidade de Nampula, concretamente no bairro dos Limoeiros (Muahivire). Rua de Sofala é uma Escola Estatal. Esta Escola, fica localizada ao lado do Instituto de Ciência de Saúde de Nampula.

6

2.2. Breve Historial da Escola

Em 1970, a Escola chamava-se de Escola Oficial de Benfica, devido esta estar localizada no bairro de Benfica, actualmente (Muahivire).

A partir de 1976, após as nacionalizações a Escola mudou de nome devido as questões históricas e passou a se chamar escola primária dos limoeiros, nome este por se localizar no Bairro dos Limoeiros (Muahivire).

A designação da escola primária dos limoeiros, deveu-se ao espaço que na altura era uma quinta em que existiam muitos limoeiros, e cujo espaço pertencia a um colono, com a introdução do 2º ciclo a escola passou a chamar de Escola Primária Completa dos Limoeiros.

No ano 2000, com a introdução da Escola Primária Completa dos limoeiros. E não obstante, a escola goza de um privilégio de ser a sede da ZIP.

Fonte Oral: Fabião Simões Namutia (Director Adjunto Pedagógico).

2.3. Efectivo dos Professores

Tabela 1

Homens M HM

19 60 79

2.4. Estruturas da Direcção

Presidente do Conselho da Escola

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.8 Kb)   pdf (95.9 Kb)   docx (21.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com