TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparação da organização (modernização)

Por:   •  18/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.461 Palavras (10 Páginas)  •  77 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        3

2        DESENVOLVIMENTO        4

2.1        preparação da organização (modernização)        4

2.1.1        Identificando as dificuldades        4

2.1.2        Implementando as Soluções        4

2.2        Concepção: Abertura de novas filiais        5

2.2.1        EAP (Estrutura analítica do Projeto)        5

2.2.2        Matriz raci        6

2.2.3        Plano de risco        6

3        Fatores de observação para o sucesso do projeto        7

4        Questões jurídicas nas contratações diferenciadas        9

5        CONCLUSÃO        10

REFERÊNCIAS        11



  1. INTRODUÇÃO

O mercado mundial tem tido muitos desafios nos últimos anos, em face da modernização constante das tecnologias, principalmente as de comunicação que tornam o mercado muito mais ágil e competitivo, forçando as empresas a se modernizarem e seguirem esta “onda” de inovação, cada vez mais exigente.

No mercado nacional, isso não tem sido diferente, muitas empresas que outrora detinham uma tranquila posição, se viram inseridas em um contexto onde, principalmente a comunicação altamente veloz, os forçou a se reinventarem ou em alguns casos, baniu muitos negócios que não conseguiram evoluir na velocidade necessária, ou se adaptar as novas tendências.

Sendo assim a RH Consultoria vem através deste analisar a situação atual da móveis HEMEJAN e propor ferramentas para a mudança do arcaico modelo de gestão burocrático para outro onde as decisões possam propiciar a subsistência da empresa, melhorando e ampliando a sua participação no mercado de móveis em Londrina (PR), e muito em breve, em todo o Brasil.

Para isso será feita uma análise das diretrizes da empresa e proposto mudanças necessárias, com elaboração de projetos de gestão eficiente considerando a busca da inovação e o atendimento a requisitos legais, de ética e responsabilidade ambiental, que tem pautado cada vez mais a decisão das pessoas, quando na busca de um fornecedor de produto ou serviço.


  1. DESENVOLVIMENTO

Desde os primórdios da humanidade, mais precisamente 5000 A.C, quando na Suméria os antigos habitantes procuravam soluções para resolver seus problemas de maneiras mais práticas, passando pela idade média, quando os chineses desenharam o primeiro sistema organizado de governo para o império, a Constituição de Chow, com 8 (oito) Regras de Administração Pública de Confúcio, e principalmente hoje, quando as empresa estão mudando seus velhos conceitos ou paradigmas, em processo de constante aprendizado; "a organização que aprende", sendo que muitas vezes, é necessário criar ferramentas que garantam a sobrevivência e a competitividade destas.

  1. PREPARAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO (MODERNIZAÇÃO)
  1. Identificando as dificuldades

A empresa Móveis HEMEJAN e seu sistema de tomada de decisão possui o modelo de gestão burocrático que é definido por formalismo no sentido de que a autonomia é engessada, ou seja não há espaço para a autonomia de decisão dos setores, mas pelo contrário todas as decisões são centralizadas na pessoa do diretor geral, tornando lenta as tomadas de decisão em todos os aspectos, desde implementação de novas  ferramentas, como também no lançamento de novos produtos e serviços, tornando assim a empresa menos competitiva e suscetível ao fracasso.

  1. Implementando as Soluções

Identificamos que o principal entrave no desenvolvimento de negócios da empresa HEMEJAN é o sistema de tomada de decisões, buscamos alguns modelos para análise e propomos um modelo mais moderno ou contemporâneo que possibilite o compartilhamento de ideias e soluções buscando trazer mais resultados, o modelo que sugerimos com intuito de melhora é o de gestão por resultados.

A Gestão por Resultados foi um termo criado por ninguém mais ninguém menos que Peter Drucker, o pai da administração moderna. De acordo com o próprio, trata-se de um método no qual líderes e liderados criam, juntos, as metas a serem alcançadas. Para isso, as responsabilidades são delegadas entre si e os resultados são constantemente monitorados e analisados com os objetivos planejados inicialmente. (CAMARGO,2017)

As decisões ao contrário do modelo burocrático, seriam compartilhadas em gerências setoriais (diretor geral, gerência de marketing, financeira, produção e de recursos humanos) onde elas teriam mais autonomia com reuniões periódicas entre os setores para alinhamento, definição, e acompanhamento de metas, sendo que uma vez alcançadas estas seriam premiadas e as não alcançadas penalizadas.

  1. CONCEPÇÃO: ABERTURA DE NOVAS FILIAIS

Tendo em vista que o processo de modernização do sistema de gestão foi bem sucedido, passamos então para nosso segundo ponto objetivo que é a abertura do mercado de atendimento da empresa Móveis HEMEJAN, que se dará a partir da abertura de novas filiais, onde o diretor geral exercitando o novíssimo modelo de gestão por resultados, informa a sua equipe do seu objetivo e juntos deverão em parceria com a RH Consultoria elaborar e aplicar ferramentas de gestão de projetos de acordo com as melhores práticas na área de conhecimento do PMBoK, que seguem abaixo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (275 Kb)   docx (527.8 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com