TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Preparação em laboratório da tinta ecológica ou tinta PVA, formada por uma solução de água de cal, resina PVA e outros aditivos. Resumo

Por:   •  24/2/2017  •  Monografia  •  801 Palavras (4 Páginas)  •  415 Visualizações

Página 1 de 4

Objetivo

Preparação em laboratório da tinta ecológica ou tinta PVA, formada por uma solução  de água de cal, resina PVA e outros aditivos.

Resumo

Esta aula pratica foi realizada no dia 31 de outubro do decorrente ano, fizemos o experimento para determinarmos o resultado da mistura de cal hidratada Ca(OH)2, cola PVA e outros aditivos, para chegarmos ao objetivo esperado utilizamos vários materiais tais como bastão de vidro, balança semi-analitica, água destilada, cal hidratada, corante xadrez em po,  poliacetato de vinila, formol, sulfato de cobre II penta-hidratado, cimento branco, béquer de 500 mL, utilizamos esses materiais de forma precisa com medidas e pesos exatos e também trabalhamos com cálculos e assim conseguimos chegar ao objetivo esperado.

Introdução teórica

        O experimento foi realizado com o objetivo de fazer uma tinta sustentável que não agride o meio ambiente em sua fabricação e sua aplicação. A sustentabilidade já tem modificado muitas coisas no mercado para que esses produtos se tornem sustentáveis, e a tinta não é uma matéria-prima que esta livre dessas transformações; a tinta comum usa em sua produção pigmentos, resinas, diluentes e aditivos, já a tinta ecológica usa em sua fabricação água destilada, cimento branco, corante, poliacetato de vinila, formol e sulfato de cobre II penta-hidratado o que torna ela um produto mais sustentável que a tinta comum.

Procedimento experimental

Na primeira etapa em uma balança semi-analítica foi pesado 10g de cal hidratada em um béquer de 500 ml, em seguida dissolvemos completamente a cal em 100 ml de água, com agitação continua, em seguida adicionamos 0,5g de corante xadrez em pó, 5 ml de desinfetante liquido e por último 0,5g de sulfato de cobre.

Na segunda etapa todos os grupos adicionaram o conteúdo dos béqueres em um balde de 5 L, e em seguida 500 g de cola PVA (contendo 40% de Poliacetato de vinila), continuamos com agitação continua, e na hora da aplicação nas pequenas casas de teste da faculdade Faip adicionamos 400 g de cimento branco com agitação manual, evitando a formação de espumas na solução e assim aplicando a tinta ecológica ou tinta PVA usando um rolo de pele de cordeiro.

Resultados e Discussões

        Foi realizado um experimento que tinha como objetivo obter o produto final, que seria a tinta ecológica, ou seja, uma tinta que não iria agredir o meio ambiente em sua forma de fabricação e sua aplicação, para isso foi utilizado produtos como, água destilada, corante, cimento branco, entre outro, com a junção desses materiais no final conseguimos obter uma tinta ecológica.

Conclusão:

Desta forma podemos observar que o produto  gerado a partir da mistura de substancias pode ser utilizado com segurança na aplicação em residências, e ainda pode ser feito em sua própria casa com certa facilidade de acesso aos materiais, um produto  que não agride o meio ambiente  e que possui bom resultado e baixo custo de produção, o produto gerado a partir do experimento  teve  um resultado inferior pelo fato de não ter sido usado uma centrifuga para misturar as substancias, Más apesar de tudo foi um resultado esperado dito isso é essencial o uso de um misturador.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (87.7 Kb)   docx (298.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com