TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Prevenção de perdas na indústria: ações simples que dão resultado

Por:   •  1/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  806 Palavras (4 Páginas)  •  239 Visualizações

Página 1 de 4

Prevenção de perdas na indústria: ações simples que dão resultado

10/07/2014

Por: Ana Nigro


Como as perdas são um gerador de prejuízo financeiro para a indústria, entendemos que 
iniciativas de prevenção de perdas são alavancas importantes para integrar programas de redução de custo. E, pela experiência da Cosin, muitas destas iniciativas podem ser simples, desde que partam de um diagnóstico e planejamento estruturados, com resultados claros alcançados no curto prazo. Mas o que são as estas perdas? De forma geral, entendemos as perdas da seguinte forma:

  • Perda Física: perda de mercadorias.

  o   Quebra operacional: é uma perda ocasionada e identificada na operação, em produtos e embalagens avariados, problemas de qualidade e de validade; o   Perda identificada: é uma perda em geral associadas a furtos e fraudes, reconhecida logo após sua ocorrência, como por exemplo, em uma conferência de recebimento; o   Perda não identificada: é uma perda identificada apenas após as contagens periódicas de inventário, originárias a partir de erros operacionais ou de furtos e fraudes.

  • Perda Financeira: valorização e desvalorização de estoque, advinda de variações de custo de compra de produtos, custos de estocagem para recuperação, custos de frete para devoluções, entre outros.

  Com maior foco na prevenção das perdas físicas, a Cosin tem atuado junto a seus clientes nos diferentes elementos da cadeia de abastecimento. Compartilhamos neste artigo um de nossos recentes cases de sucesso, em uma empresa de bens de consumo, que ainda não tinha práticas de prevenção de perdas implantadas na sua organização. [pic 1] O case A partir da quantificação e classificação da origem das perdas, foram definidos dois focos de atuação: um de médio prazo, referente a melhorias no processo de planejamento, para resolver principalmente a perda de descontinuidade, e um de curto prazoreferente a melhorias na cadeia de distribuição, para resolver principalmente a perda não identificada. Focando nos planos de ação de curto prazo, implantamos junto com o cliente uma série de ações para diminuir as perdas não identificadas. Em relação às soluções, destacamos:

  • Pontos de controle do fluxo de produto e estoque, como por exemplo:

  o   Controle fotográfico de lacres; o   Registro e atuação em divergências na expedição e recebimento entre CDs; o   Alfândega entre área de estoque e área de picking nos CDs.

  • Segregação de funções, como por exemplo:

  o   Controle de lacres feito pela Segurança e não por equipe de Recebimento; o   Diferentes responsáveis para contagem e recontagem no inventário rotativo.

  • Adequação do envolvimento de Segurança Patrimonial nos processos, como por exemplo:

  o   Atuação no controle de lacres; o   Registro de incidentes e ocorrências (“bad intention”); o   Acompanhamento e controle de descarte;

  • Revisão de dispositivos de segurança, como por exemplo:

  o   Adequação das câmeras de segurança; o   Segregação de áreas de recebimento, expedição, descarte. E, para garantir a perenidade dos benefícios e continuidade das ações de prevenção de perdas, foram implantados dois elementos estruturais:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (147.7 Kb)   docx (87.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com