TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Percursores das Teorias Administrativas

Seminário: Principais Percursores das Teorias Administrativas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/4/2014  •  Seminário  •  2.176 Palavras (9 Páginas)  •  569 Visualizações

Página 1 de 9

ATIVIDADE AVALIATIVA<ATPS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO>

Principais Percursores das Teorias Administrativas

RESUMO

Este artigo foi de suma importância para que nós(equipe), pudéssemos assimilar que o dinamismo do contexto empresarial leva as Teorias da Administração ao desenvolvimento constante de propostas adequadas aos novos problemas existentes em ambientes complexos. Através deste podemos compreender como os principais elementos ambientais nas definições estratégicas das empresas, e como são estabelecidas as bases das políticas organizacionais.

Cada teoria da administração tem característica própria. No decorrer deste trabalho citaremos o ponto de vista de cada, principais ideias e seus pensadores.

Para a formulação deste trabalho, será utilizado o método investigativo de pesquisa bibliográfica.

ABSTRACT

This article was extremely important for us (staff), could grasp the dynamism of the business environment leads Theories of Administration to the continued development of appropriate proposals for new problems in complex environments. Through this we can understand how the main environmental elements in the definitions of strategic enterprises, and how they are laid the foundation of organizational policies.

Each management theory has characteristic. In this work we will mention the point of view of each major thinkers and their ideas.

For the formulation of this paper, we will use the investigative method of literature.

1. INTRODUÇÃO

O objetivo desse trabalho é conhecer as teorias da administração dentro do contexto, a temática de processos administrativos estudados nos conceitos fundamentais da administração.

Abordaremos as teorias administrativas junto aos seus históricos, como isso influenciou os acontecimentos sociais até os dias de hoje.

Conforme CHIAVENATO, Idalberto, a Administração Científica de Frederick W. Taylor, desenvolvida nos Estados Unidos, surgiu na França o outro pilar da Escola Clássica, comandado por Henry Fayol - também engenheiro - nascido na Grécia e educado no França, onde trabalhou e desenvolveu seus estudos.

Enquanto na Administração Científica a ênfase está colocada na tarefa que realiza cada operário, na Teoria Clássica de Fayol e seus seguidores a ênfase é posta na estrutura da organização. No fundo, o objetivo das duas correntes é o mesmo: maior produtividade do trabalho, maior eficiência do trabalhador e da empresa.

Administração é o ato de trabalhar com e através de pessoas para realizar os objetivos tanto da organização quanto de seus membros. É o processo de planejar, organizar, dirigir e controlar o uso de recursos a fim de alcançarem objetivos.

A administração é vista como uma habilidade humana que teve sua construção teórica baseada sob a influência de vários filósofos da época, e suas teorias se concretizaram após a revolução industrial com os percussores TAYLO e FAYOL, com a famosa teoria clássica.

A administração surgiu há muitos séculos atrás, mais precisamente no ano 5.000 A.C, na suméria, quando seus antigos habitantes procuravam uma maneira para melhorar ou resolver seus problemas práticos exercitando assim a arte de administrar.

O administrador trabalha com pessoas e equipes e faz uso delas para conseguir resultados através da liderança, comunicação, motivação e na construção de talentos (CHIAVENATO, 2007, p. 70). Com o avanço tecnológico e o desenvolvimento do conhecimento humano, a Administração está sendo considerada a principal chave para a solução dos mais graves problemas que afligem o mundo moderno, tornando-se uma das mais importantes áreas da atividade humana, pois, tanto nas indústrias, comércios, organizações de serviços públicos, hospitais, universidades, etc.

2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Antes de citar as características de cada teoria, o grupo fez uma pesquisa sobre:

a) Aprendizagem Organizacional- Baseado na gestão do conhecimento e na importância que o impacto das novas tecnologias da informação vem causando nas organizações pode-se dizer que hoje, as empresas necessitam de qualidade, bom atendimento e inovação para que se obtenha lucros.

b) Gestão do Conhecimento- Segundo SUFFERT, Claus Jorge, gestão do conhecimento sig-nifica disponibilizar o conhecimento útil de forma mais econômica, utilizando com eficá-cia os ativos disponíveis, principalmente os intangíveis.

c) Capital Intelectual- Ele está presente em todas as áreas da organização, independente do setor onde ela atua, apresenta o conhecimento e a comunicação como as fontes funda-mentais de riqueza das organizações de capital intelectual.

d) Empresa- Aplicando as teorias dos sistemas administrativos se tem a forma de enxergar os sistemas que compõem as administrações o que possibilita um aprendizado dos fatores competitivos, qualidade, os processos e as pessoas que são formadores das Organizações que Aprendem.

e) Administrador- O papel do administrador nas organizações, está baseado em tomar deci-sões estabelecer metas, definir diretrizes e atribuir responsabilidades aos integrantes da organização.

f) Ambiente- O ambiente representa no qual as empresas existem e operam. Conforme o ambiente passa por mudanças e transformações todo o quadro habitual das operações das empresas é extremamente influenciado, haja as condições ambientais externas as empresas contribuírem fortemente para o que sucede dentro delas.

g) Tecnologia- O papel da área funcional da tecnologia é crucial para a implementação de qualquer estratégia, especialmente aquelas que focalizam a exploração de novas oportu-nidades, a diversificação ou a manutenção de uma posição de liderança na inovação dos produtos e serviços, ou seja, o problema básico da função de tecnologia é transformar conhecimento em produtos e serviços.

h) Estratégia- No processo de definir estratégias, além de ameaças e oportunidades, pontos fortes e fracos, as organizações devem considerar o próprio produto situações opostas e diferentes opiniões que se completam.

i) Administração Por Objetivos- O surgimento da APO veio no momento em que as em-presas americanas passavam por momentos difíceis como queda dos lucros, intervenções do governo e das necessidades de redução de despesas, ou melhor,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com