TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Princípios da Macro e Microeconomia

Por:   •  3/10/2020  •  Dissertação  •  395 Palavras (2 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 2

Resumo

MANKIW, N. G. Introdução à economia: Princípios de Micro a Macroeconomia. Rio de Janeiro: Elsevier Editora, 2001.

A palavra economia deriva do grego “aquele que administra o lar” e tem o intuito principal de alocar os recursos escassos, já que, a sociedade possui recursos limitados e não podem produzir todos os bens e serviços que as pessoas desejam ter. Nesse sentido, a economia tem como foco a forma como as pessoas tomam decisões e as forças e tendências que as afetam.

Ao se analisar a forma de tomada de decisões de cada indivíduo, se torna imprescindível ressaltar que a tomada de decisões exige a comparação de um objeto com outro, a comparação dos custos e benefícios dos vários cursos de ação, os ajustes incrementais a um plano de ação e o reconhecimento que os incentivos oferecidos podem alterar o comportamento das pessoas.

Ao se analisar a forma de interação entre as pessoas deve-se destacar que o comércio permite que os países especializem-se no que fazem de melhor e desfrutar de uma maior variedade de bens e serviços, em uma economia de mercado as decisões do planejador central são substituídas pela decisão de milhões de famílias e empresas, a intervenção do governo na economia se faz necessária para promover a eficiência e promover a equidade da economia, o padrão de vida e a renda média pode ser atribuída a diferenças de produtividade e o aumento da impressão de moedas gera o aumento dos preços em que seu combate pode diminuir a quantidade de emprego disponível.

A economia é uma ciência, pois, assim como a física e a biologia, analisa a realidade para confeccionar suas teorias, entretanto, ao analisar ela enfrenta dificuldades como a frequência e a dificuldade dos experimentos no seu campo. Sendo assim, levantam hipóteses para facilitar a compreensão do mundo e modelos econômicos compostos de diagramas e equações. Nesse viés, destaca-se o uso do diagrama do fluxo circular de renda - compreende dois tipos de tomadores de decisões: as empresas que produzem bens e serviços, as famílias que são as proprietárias dos fatores de produção e consomem todos os bens e serviços produzidos pela empresa – e a fronteira de possibilidade de produção – gráfico que mostra várias combinações de produto que a economia pode produzir potencialmente, dados os fatores de produção e a tecnologia disponível para a empresa que se transformam em insumos e bens.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (31 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com