TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Necessidade Da Governança Corporativa Nas Pequenas Empresas

Trabalho Escolar: A Necessidade Da Governança Corporativa Nas Pequenas Empresas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/2/2014  •  354 Palavras (2 Páginas)  •  460 Visualizações

Página 1 de 2

A Necessidade da Governança Corporativa nas Pequenas Empresas

A empresa que opta pelas boas práticas de Governança Corporativa adota como linhas mestras a transparência, a prestação de contas, a equidade e a responsabilidade corporativa.

Por mais que empresas estejam em estágios iniciais ou não são companhias de grande porte, um grande erro dos empreendedores é pensar que existe um determinado momento para tornar a gestão da empresa mais eficiente e profissionalizada. As práticas de governança corporativa são muito importantes para todas as empresas, independente do estágio de desenvolvimento ou do porte das mesmas. Pois a responsabilidade e a maior transparência na gestão são fatores fundamentais que podem determinar a sobrevivência de pequenas e médias empresas no Brasil.

Além da transparência na gestão, outro fator importantíssimo da governança é grande falta de conhecimento e de preparo dos empreendedores das pequenas e médias empresas, o que pode ser fatal ao futuro da empresa. O objetivo central de qualquer estrutura de governança deveria ser a permissão de a firma operar da melhor forma possível, por isso, principalmente pelo fato de ser uma pequena ou média empresa é importantíssimo o apoio aos empreendedores de auditores ou de consultores administrativos externos focados na avaliação, revisão ou implantação de controles internos das empresas.

A Governança Corporativa se refere ao conjunto de ações através das quais as sociedades são dirigidas e monitoradas, envolvendo os relacionamentos entre acionistas, conselho de administração, diretoria, auditoria independente e conselho fiscal, minimizando os conflitos de interesse entre acionistas e gestores, assim maximizando os benefícios gerados aos seus stakeholders, e em especial aos acionistas. Para a pequena e média empresa demandante de recursos, tal ferramental é extremamente importante para aumentar sua capacidade de captação dos recursos necessários ao seu crescimento e desenvolvimento, uma vez que reduz a assimetria informacional entre esta e seus principais agentes financiadores: credores e novos investidores. Esta dissertação visou compreender quais as principais questões de governança corporativa de pequenas e médias empresas brasileiras, especialmente aquelas em expansão, buscando definir a partir destas algumas contribuições das boas práticas de governança corporativa para esse segmento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com