TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de Gestão

Seminário: Processo de Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Seminário  •  463 Palavras (2 Páginas)  •  152 Visualizações

Página 1 de 2

O processo de gestão leva a necessidade do entendimento de que o sistema de gerenciamento de qualquer entidade requer a clara definição de seu processo de gestão, considerando especialmente a dinâmica de seus negócios, o processo de gestão também contempla a maneira como a empresa devera atingir seus objetivos, devendo ser entendido como um processo de planejamento em que se possam visualizar as ações ou iniciativas que os diversos gestores, nesses sentidos ACKOFF (1979) afirma que planejamento é um tipo especial de tomada de decisões, e já que acontece antes da ação, envolve um conjunto de decisões interdependentes, e provocam um estado futuro que somente acontecera se as decisões forem bem sucedidas.

Dessa forma pode ser definido como o processo de tomada de decisões antecipadas a respeito de uma realidade, tendo em vista a consecução ou entendimento de outra realidade visualizada, o planejamento torna-se vital, uma vez que o primeiro pode ser entendido como o resultado de um determinado conjunto de ações organizadas para o cumprimento de uma meta.

O objetivo do planejamento estratégico é a primeira fase do processo de gestão que tem objetivo o entendimento do cenário em que a empresa esta inserida a fim de aperfeiçoar o efeito das interações com as demais entidades e variáveis ambientais. O resultado ou produto do planejamento estratégico é dado através das linhas mestras de ação, sendo que o plano, juntamente com as diretrizes estratégicas, servira de base para planejamento das operações futuras.

Os elementos do planejamento estratégico têm com base a necessidade das empresas de sobreviver, crescer ou manter uma fatia do mercado, tem propiciando a integração de conceitos, tais como planejamento e desempenho empresarial. Posteriormente, diagnostico da situação atual permite a constatação do desvio existente entre a situação atual e desejável. Segue-se a elaboração de um plano de ação, com os seguintes medidores de desempenho, no sentido alcançar assim a situação desejável.

Visão é como a empresa quer ser vista e reconhecida em futuro considerado.

Missão é a razão de ser da empresa que específica a natureza de seu negocio.

Objetivo: é o estado, situação, resultado ou alvo desejado de atingir no futuro.

Planejar: é definir aqui que deve ser realizado para que a meta seja atingida.

Meta: é um objetivo quantificado e programado em relação ao fator tempo.

Atividade ou ação operacional: é o detalhamento da meta em nível operacional para sua execução.

Estratégia: é um caminho, direção, rumo, guia ou curso de ação pra futuro.

A importação do orçamento do planejamento estratégico é um instrumento de gestão necessário para qualquer empresa, independentemente de seu porte ou tipo de atividade econômica, assim o orçamento empresarial pode ser definido com sendo a quantificação do planejamento estratégico da empresa, é utilizado para fixar metas quantitativas de receitas, ganhos, despesas e perdas bem como fluxos futuros de caixas e patrimônio da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com