TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo de Produção da Caneta BIC Cristal

Por:   •  2/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  544 Palavras (3 Páginas)  •  2.352 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON

FACULDADE DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS - FACISA

CURSO ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS

BRUNA LAÍSSA ALMEIDA ARAUJO

MARCELA PAPA ALVES COSTA

MARIANA CALDEIRA BARBOSA

PEDRO HENRIQUE MEIRA DE AGUIAR

RICARDO FERREIRA RODRIGUES PALMA

TAMIRES RODRIGUES FERREIRA

VANESSA CECILIA ALVES ARAUJO

ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES:

Processo de produção da caneta BIC Cristal

BELO HORIZONTE

2014

Bruna Laíssa Almeida Araújo

Marcela Papa Alves Costa Palma

Mariana Caldeira Barbosa

Pedro Henrique Meira de Aguiar

Ricardo Ferreira Rodrigues Palma

Tamires Rodrigues Ferreira

Vanessa Cecilia Alves Araújo

ADMINISTRAÇÃO DE OPERAÇÕES:

Processo de produção da caneta BIC Cristal

Relatório de seminário prático sobre o processo de produção da caneta BIC Cristal, apresentado à disciplina Administração de Operações no curso de Administração de Empresas da Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas do Centro Universitário Newton.

Orientador: Claudiomiro Werner Chagas

        

 

BELO HORIZONTE

2014

1 INTRODUÇÃO

Desde o lançamento da caneta, em 1950, a empresa BIC trabalhou para desenvolver as máquinas e os processos industriais necessários para fabricá-la em massa, ao mesmo tempo que assegura sua alta qualidade. Todo o processo de produção, desde a fabricação das partes móveis e fixas da caneta até a sua montagem, é feita dentro da empresa. Esses processos são altamente técnicos e continuamente modificados para o nível de qualidade exigido pela empresa.

O Grupo BIC tem instalações de alta tecnologia em todos os continentes. O Departamento de qualidade da companhia audita regularmente o processo e a qualidade do produto nas fábricas da BIC. Os mesmos métodos de produção e padrões de qualidade são usados nas fábricas da própria BIC. Fornecedores contratados também são exigidos a seguir estes padrões, controlados pelo departamento central de qualidade.

A qualidade da caneta BIC Cristal é constantemente testada para garantir que a caneta possa escrever 2 KM numa superfície de papel. Seu formato é anatômico para garantir um melhor manuseio na hora da escrita e o material utilizado para a fabricação dos tubos internos e externos são termoplásticos, ou seja, sofrem grande influência de calor de forma a serem facilmente moldados, além de serem constituídos de polipropileno, que é um material altamente resistente à química e desta forma poder armazenar a tinta utilizada na escrita.

As canetas BIC são esferográficas, ou seja, um tipo de caneta onde a tinta umedece uma esfera rolante de carboneto de tungstênio que desliza sobre a superfície, fazendo assim, a escrita.

O processo de fabricação da caneta BIC Cristal, acontece em várias etapas que são desenvolvidas concomitantemente até o processo de montagem da caneta. Entre as partes que a compõem, estão a ponta, a esfera, o tubo interno que armazena a tinta, o tubo externo e as tampas (frontal e traseira).

A BIC fez da esferográfica um sucesso. Lançada em mil novecentos e cinquenta, a caneta BIC Cristal foi desde então a caneta mais vendida no mundo, sendo assim, aliando durabilidade, qualidade e um baixo custo de fabricação no mesmo produto, a BIC Cristal é o carro chefe de vendas na empresa desde sua criação.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (67.7 Kb)   docx (12.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com