TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos Administrativos: planejamento

Artigo: Processos Administrativos: planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2014  •  Artigo  •  415 Palavras (2 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 2

PLANEJAMENTO

Planejamento é o ato de definir objetivos (onde se quer chegar), e formas para se chegar a eles da melhor maneira possível, é algo comum que praticamos continuamente em nossas vidas pessoais e que é cada vez mais imprescindível as organizações para que estas estejam preparadas para situações adversas num ambiente que se modifica cada vez mais rápido, para que possam tomar decisões precisas e para se destacarem em meio á concorrência no seu mercado de atuação.

O planejamento sozinho não alcança os objetivos da empresa se não existir comprometimento e o objetivo firme e decisivo de transformar o planejamento em realidade, embora qualquer empreendimento ofereça riscos, é possível prevenir-se contra eles através de algumas estratégias que podem diminuir os riscos e auxiliar o administrador na tomada de decisões.

Desta forma o planejamento pode ser dividido em três níveis hierárquicos dentro da organização: Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e Planejamento Operacional.

O Planejamento Estratégico é o realizado no nível hierárquico mais alto da organização, é neste nível que devem se identificar ameaças e forças da empresa, e desenvolver estratégias para lidar com esses fatores a longo prazo, o que não é uma tarefa fácil pois os administradores devem prever mudanças futuras, baseados nas informações obtidas no presentes.

Conforme a aula sobre Planejamento Estratégico de 20/02/2014 – “O Planejamento Estratégico envolve a empresa como um todo, voltando todos os seus recursos, capacidade, competência e potencialidade para obter resultados amplificados”.

Como o Planejamento Estratégico pode alcançar prazos de até 15 ou 20 anos é ideal que se façam revisões periódicas, avaliando os resultados e acompanhando possíveis mudanças no ambiente para que não prejudiquem o êxito ao alcançar os objetivos desejados.

Para contribuir com o sucesso do Planejamento Estratégico, temos o Planejamento Tático, que é elaborado por gerentes de departamentos e executivos, ou seja, o nível intermediário da hierarquia organizacional.

Embora também esteja direcionado para o futuro – em médio prazo – o planejamento tático tem planos mais detalhados voltados para orientar o processo decisório, alocar recursos e escolher caminhos para ações, a fim de reduzir as incertezas a cerca do planejamento em longo prazo e passar para o Planejamento Operacional, objetivos mais detalhados.

O Planejamento Operacional é elaborado para curtos prazos, muitas vezes apenas para uma única tarefa, então, é o nível em que as tarefas serão executadas, e onde os administradores podem buscar bases para ações futuras, observando o nível operacional que mais contribui para o alcance dos objetivos.

Este tipo de planejamento também esta subdividido dentre os departamentos, como produção, operações, financeiro e recursos humanos.

...

Baixar como  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »