TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo Administrativo - Planejamento

Tese: Processo Administrativo - Planejamento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/3/2014  •  Tese  •  2.818 Palavras (12 Páginas)  •  429 Visualizações

Página 1 de 12

Universidade Anhanguera - Uniderp

Centro de Educação a Distância

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública

Pólo: Sobradinho – DF

Processos Gerenciais

Processo Administrativo – Planejamento

ATPS Etapa 1

Participantes

Cicero Galem da Silva Leite RA 401010

Elton Oliveira Luciano RA

Eric Santos Silva RA 390848

José Teixeira Leandro RA

Miriam Amorim Nascimento da Silva Leite RA 397129

Thiago Marques RA

Tutor a Distância

Prof. Lincon Lopes

Turor Presencial

Profa. Deusilene Bispo

Brasília, setembro de 2012.

Introdução

De cada cem empresas abertas no Brasil, 48 encerraram suas atividades em três anos. O dado faz parte de um estudo divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), com informações de 2010. Muitos empresários começam a atuar sem fazer um planejamento adequado. Antes de abrir uma empresa, é preciso estudar todos os aspectos que envolvem o negócio. Deve-se pesquisar quem será o público-alvo, fornecedores, custos fixos e variáveis, concorrência e localização adequada. Quanto mais informações o empreendedor tiver sobre seu ramo de atividade, maiores são as chances de sucesso.

Trataremos de algo primordial no âmbito dos processos administrativos: o planejamento. Este representa a primeira função administrativa e serve de base para as demais funções, como organização, direção e controle.

O que é Planejamento?

Ações orientadas, intencionais, integradas e coordenadas são características para tornar realidade um objetivo futuro, possibilitando a tomada de decisões antecipadamente. Ao conjunto dessas ações dá-se o nome de Planejamento. O tempo dedicado ao planejamento evita problemas na fase de execução, minimizando a necessidade de revisões durante a execução.

O planejamento define onde se pretende chegar, o que é preciso ser feito, quando e em qual consequência. Para um bom planejamento deve-se observar que ações presentes refletem necessariamente em antecipações e presunções sobre o futuro. Seu papel é substituir a ação reativa diante dos eventos passados por uma ação proativa e antecipatória em relação aos eventos futuros. O planejamento pode ser considerado uma técnica para absorver as incertezas sobre o futuro permitindo maior consistência no desempenho das organizações.

Existem três níveis de planejamento: planejamento no nível institucional (Planejamento Estratégico), no nível intermediário (Planejamento Tático) e no nível operacional (Planejamento Operacional).

Tipos de Planejamento

Planejamento Estratégico

É realizado no nível institucional da empresa, onde os dirigentes estão totalmente voltados para a tarefa primária da empresa que é se relacionar com o mercado no qual ela está inserida. Defrontando-se assim com as incertezas geradas pelos elementos incontroláveis e imprevisíveis do ambiente. A abordagem é de longo prazo e global, envolvendo a empresa como um todo. É necessário haver uma boa dose de intuição, discernimento. A complexidade desse planejamento é uma dificuldade básica que se encontra.

As características fundamentais são as seguintes: 1) É projetado no longo prazo, cobrindo algo em torno de 2 a 5 anos e em alguns casos cobrindo até 20 anos. 2) Está voltado para as relações entre a empresa e seu ambiente de tarefa, baseando suas decisões em julgamento e discernimento e não em dados ou informações referenciais. 3) Envolve a empresa como um todo, buscando o efeito sinergístico. Os planos estratégicos desdobram-se em planos táticos e operacionais.

Esse planejamento é um conjunto de tomada deliberada e sistemática de decisões acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos períodos de tempo. É mais abrangente e é discutido e formulado nos níveis hierárquicos mais elevados da empresa, sendo um processo contínuo de tomada de decisão estratégica. Considera implicações futuras em decisões que devem ser tomadas no presente. Preocupa-se em como fazer para alcançar os objetivos empresariais. Toda a empresa deve ser envolvida no planejamento estratégico. Busca-se obter o efeito holístico e sinérgico, em que o primeiro preocupa-se com em envolver a empresa como uma totalidade e o segundo considerando que todas as partes interagem e cooperam entre si obtendo um resultado maior na soma das partes. O planejamento estratégico precisa ser desdobrado em planos táticos desenvolvidos no nível intermediário da empresa.

O planejamento estratégico exige sete etapas. São elas: 1) Determinação dos objetivos: Os objetivos empresariais precisam ser desdobrados em objetivos departamentais, visto que eles estão quase sempre distanciados da realidade do cotidiano da empresa. Esses objetivos têm quatro categorias: lucro, expansão, segurança e autonomia ou independência. Objetivos estratégicos, táticos e operacionais são objetivos gerais de uma empresa. É importante enfatizar a Administração Por Objetivos (APO) que enfatiza os objetivos ou finalidades da empresa, o alcance dos resultados e objetivos, tornando a eficácia mais importante.. Na APO definir objetivos e traçar os meios para alcança-los da melhor forma possível é fundamental. 2) Análise ambiental Externa: deve-se conhecer o ambiente externo e diagnosticar o que nele ocorre, conhecendo suas necessidades, oportunidades, recursos disponíveis, dificuldades e restrições, ameaças, coações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com