TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processos de Gestão

Pesquisas Acadêmicas: Processos de Gestão. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.645 Palavras (7 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS – SALA 5

TECNOLOGOS

Processos Gerenciais

BELÉM – PA - 2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS – SALA 5

TECNOLOGOS

Processos Gerenciais

ALUNOS: ADRIANO DIAS TENORIO – Ra: 411023; FABIOLA ACACIA ALVES DE SOUZA - Ra: 416793; MARIA DE NAZARE SOUZA DA LUZ - Ra: 425536; OVANIR MARIA MARQUES DO VALE - Ra: 433653; RUI CARLOS DE SOUSA - Ra: 416796.

Trabalho apresentado para

Avaliação na disciplina de Processos Gerenciais da

Universidade Anhanguera, ministrado.

Pela Professora: Edilene Santos.

BELÉM – PA - 2013

SUMÁRIO

Introdução---------------------------------------------------------------------------------------- 04

Processos Gerenciais--------------------------------------------------------------------------- 05

Conceitos---------------------------------------------------------------------------------------- 06

Conclusão---------------------------------------------------------------------------------------- 10

Referencias--------------------------------------------------------------------------------------- 11

Anexos-------------------------------------------------------------------------------------------- 12

INTRODUÇÃO

.

Esse trabalho tem como objetivo atender o que foi solicitado através do nosso Desafio de Aprendizagem da matéria: PROCESSOS GERENCIAIS

Nesse trabalho abordaremos diversos conceitos ao Planejamento Estratégico, sempre com enfoque de visão sistêmica e holística.

PROCESSOS GERENCIAIS

É a aplicação de conhecimentos administrativos para organizar e gerenciar com eficiência e lucratividade qualquer tipo de empresa ou negócio. Esse tecnólogo analisa e avalia o mercado e define as estratégias de gerenciamento e a administração dos recursos materiais e financeiros de micro, pequenas e médias empresas. Gerencia o patrimônio empresarial e os funcionários, lida com orçamentos e investimentos e cuida do estoque de matérias-primas ou produtos finais. No setor financeiro, analisa os demonstrativos contábeis, avalia a manutenção de estoques, acompanha faturamentos e fluxos de caixa, além de cuidar dos investimentos. Com formação generalista, atua em todos os setores administrativos de empresas de qualquer segmento. Sua formação lhe permite, ainda, trabalhar como empreendedor, abrir e administrar o próprio negócio.

MERCADO DE TRABALHO

O Brasil acompanha a tendência dos países desenvolvidos, em que o setor de serviços representa 70% da economia. De acordo com dados do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, em 2010 a participação do setor de serviços na economia brasileira foi de 68,5%. Essa é uma ótima notícia para o tecnólogo em Processos Gerenciais. "O profissional encontra trabalho em empresas de todas as áreas e de todos os portes. É um campo de trabalho muito abrangente", diz Lea Porto, Coordenadora do curso tecnológico em Processos Gerenciais do Uni-BH, em Belo Horizonte. Em todo o país há demanda pelo profissional, mas a maior procura de vagas está na Região Sudeste, que concentra grande número de empresas. 

CONCEITOS: ORGANIZAÇÃO, ADMINISTRAÇÃO E O PROCESSO GERENCIAL

Nosso mundo é um mundo de organizações (ETZIONI, 1980). Nascemos, vivemos e morremos em organizações. Isso implica em dizer que, de uma forma de outra, praticamos e

sofremos as ações gerenciais, uma vez que as organizações são o lócus da administração.

Mas o que faz a administração funcionar é o processo gerencial.

Administração é um processo. Este processo é feito em quatro etapas: planejamento, organização, direção e controle. Ora, como quem planeja, planeja alguma coisa, quem organiza também organiza alguma coisa e também quem dirige e controla também dirige e controla alguma coisa. O que então a administração planeja, organiza, dirige e controla? Resposta: todos os tipos de recursos. Não importa se esses recursos são ou não visíveis, como é o caso da tecnologia, se são humanos, como é o exemplo da capacidade gerencial, ou financeiros, como são os inúmeros tipos de derivativos bancários.

O fato é que os recursos são o centro da preocupação da administração, são eles a razão de ser do gerenciamento. Qual é o motivo dessa preocupação? Se os recursos não forem planejados, organizados, dirigidos e controlados, dificilmente os objetivos da organização poderão ser alcançados. Os recursos são escassos, não existem em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com