TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produçao de texto em grupo 3 semestre RH

Por:   •  3/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.098 Palavras (9 Páginas)  •  502 Visualizações

Página 1 de 9

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1 Organograma 4

2.1.1 Descrição e análise de cargos 4

2.1.1.1 Tipos e fontes de recrutamento 4

2.1.1.1.1 Processos de seleção 4

2.1.1.1.1.1 Contrato do empregado 4

2.1.1.1.1.1.1 Qualidade de vida 4

2.1.1.1.1.1.1.1 Provisão de Recursos Humanos 4

4 CONCLUSÃO 7

3REFERENCIAS........................................................................................................12

1 INTRODUÇÃO

O objetivo dessa Produção Textual Interdisciplinar em Grupo é a aplicação prática dos conceitos estudados nas disciplinas do semestre e aprofundados na Podução Textual Individual, integrando as duas atividades e consolidando os conhecimentos através da criação de uma empresa fictícia e implantação dos processos de gestão de RH.

Nesse trabalho falaremos sobre as Lojas CVT, tendo como sede a Avenida Galileu Bicudo, 1491, Parque Industrial Itu, São Paulo que tem seu ramo de atividade: atuar no setor varejista do comércio onde você pode comprar artigos para esporte e lazer, utilidades domésticas, cama, mesa, banho, DVD’s, material escolar e muitas outras coisas. Contando com 20 colaboradores.

Sua missão: “Poupar tempo e dinheiro superando expectativas e realizado os sonhos, atendendo as necessidades de consumo das pessoas,.”, Tem como visão: “Ser a melhor empresa de varejo do Brasil.” E tem também seus valores “Ter as melhores pessoas; Ser um bom “Dono do Negócio”; Buscar excelência na operação; Ter foco no cliente; Fazer mais e melhor a cada dia; Ser obcecado por resultados;

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 RECURSOS HUMANOS

A área ou departamento de Recursos Humanos é uma junção de politicas e subsistemas que fazem o gerenciamento de recursos humanos e recursos não humanos dentro das organizações e que levam à eficácia dos colaboradores e processos em busca dos objetivos pessoais e da organização. Ele pode potencializar os pontos fortes de uma empresa ou reforçar as fragilidades, dependendo de como são consideradas e gerenciadas essas pessoas e recursos. Tem a responsabilidade de criar uma relação positiva e construtiva de parceria, interação e motivação.

As atribuições da área de Gestão de Pessoas dependem da politica, da visão e das diretrizes da empresa, mas o foco é sempre o mesmo. Nas Lojas CVT os principais objetivos são:

Motivar os colaboradores, elevar a motivação pelo reconhecimento, desafios profissionais e um plano de carreira, desenvolver um programa de treinamento e desenvolvimento profissional, capacitar os colaboradores para uma parceria visando resultados, assegurar à empresa uma vantagem competitiva, tornar os colaboradores da empresa agentes de mudanças e transformações para se adequar ao mercado, manter a qualidade de vida e motivação dos colaboradores, proporcionar uma estrutura, um ambiente de trabalho que atenda as necessidades dos funcionários, como confiança neles, estilos gerenciais, liberdade de atuação para tomar decisões, segurança, trabalhos desafiantes, horas adequadas de trabalho, solidez, etc. As mudanças constantes e variações do mercado exigem uma flexibilidade e disposição da empresa para se adaptar rapidamente às novas tecnologias, conceitos, politicas e tendências para atender e superar as expectativas da globalização, das pessoas e dos clientes. Garantir uma politica ética e de abertura.

2.1.1 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO

As Lojas CVT fazem parte do CVT Group, que utiliza de diversos meios de seleção, como o Treinamento em Gestão do Varejo (TGV). As Lojas CVT se focam na capacitação dos associados e no desenvolvimento interno indo de encontro do estabelecimento de metas cada vez mais desafiadoras que criam o lema da empresa: Queremos sempre muito mais.

Quanto aos tipos de seleção podemos destacar:

Recrutamento de talentos – As Lojas CVT têm como política a formação de talentos in house, a partir da contratação de associados pelos programas de estágio, trainee e para cargos operacionais de loja. Como o recrutamento de jovens universitários das melhores universidades do país, que recebem treinamentos específicos voltados para os desafios do segmento de varejo e imersão na cultura organizacional da companhia.

Programa de estágio – Tem como objetivo recrutar estudantes universitários com o espirito empreendedor, podendo selecionar jovens com perfil compatível ao de uma equipe orientada por resultados. Ao longo do programa os estagiários são apresentados à rotina de trabalho de diversas áreas da sede, lojas e centro de distribuição. Nesse período, também são aplicados módulos de treinamentos mensais nos quais os estagiários têm a oportunidade de incorporar a visão, missão e valores coorporativos, as principais características da companhia e seus respectivos departamentos, assim como as ferramentas técnicas necessárias ao trabalho de sua área de atuação. O programa tem abrangência nacional aproveita alto índice de aproveitamento dos jovens profissionais.

Programa de Trainee – Tem como objetivo a seleção de jovens recém-formados, com perfil que os permitam ocupar funções gerenciais na empresa. Ao longo deste programa os trainees passam por treinamentos específicos no CDA – Centro de Desenvolvimento Americanas e são apresentados a todas as áreas da companhia por meio de seus principais executivos. Em seguida, já alocados em suas áreas, esses jovens têm a chance de desenvolver projetos desafiadores logo no inicio de suas carreiras.

Promove o PPD – Programa de Pessoas Portadoras de Deficiência, que visa à contratação de portadores de necessidades especiais e a promoção da inclusão social desses indivíduos, abrindo as portas do mercado de trabalho.

O Projeto Menor Aprendiz é desenvolvido em parceria com o SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), CIEE (Centro de Integração Empresa Escola) ou entidades parecidas em todas as cidades que tem unidades das Lojas CVT. O programa visa preparar jovens estudantes para o mercado de trabalho. O contrato tem prazo determinado e, em contrapartida, o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)   pdf (62.9 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com