TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção de Texto Individual - Trade Marketing

Por:   •  21/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  797 Palavras (4 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 4

CENTRO UNIVERSITÁRIO SENAC

Adriana Bargas Pereira

Quem disse que o Trade Marketing não é essencial, Berenice?

São Paulo

2018

Quem disse, Berenice? é uma marca do grupo Boticário que veio com a proposta de ser jovem, moderna e ousada.

‘Veio pra questionar e ampliar os conceitos sobre maquiagem. A gente quer inspirar as mulheres a serem livres para se sentirem mais bonitas e experimentarem diferentes possibilidades de produtos até encontrarem o que mais combina com elas!’ segundo o site.

Toda a comunicação da marca é voltada a este público. Por isso todas as lojas possuem um layout divertido que valoriza a vasta cartela de cores dos produtos comercializados.  

Quando foi fundada, em 2012, o setor de maquiagem estava em crescimento e muitas marcas estavam sendo lançadas, todas com perfil de produtos e clientes muito parecidos. A Quem Disse, Berenice? construiu seu valor junto ao consumidor e fez deste seu maior diferencial: ousadia em quebrar regras.  

No primeiro ano a marca investiu na abertura de cem lojas, focada em um dos quatro P´s, garantiu praças e com isso fez com que seu produto fosse encontrado com facilidade.  A primeira grande campanha focou o Dia do Beijo, a marca convidou seu público a conhecer as novas cores de batons e trocarem produtos antigos de qualquer marca por um novo nas lojas. Esta campanha atraiu cerca de 50 mil consumidores.

Outra ação ficou em consumidores já cadastrados que podiam enviar um e-mail para amigos com mensagens de autoestima que podiam ser trocadas nas lojas por presentes, nesta campanha mais 25 mil pessoas foram impactadas.

Embora quase sempre estejam localizadas em locais onde existe concorrência de lojas com as marcas mais desejadas maquiagem, como Sephora e Mac, a Quem Disse, Berenice? não se sente ameaçada.

Embalagem simples, preço e qualidade são diferenciais. Exatamente pelo apelo popular e preços competitivos aliados a facilidade de parcelamento estimulam a compra.

Ganhou no último ano o prêmio Grandes Cases de Embalagem do Ano com os estojos para sombras de refil personalizáveis, levantando também a questão de sustentabilidade que está em alta.  

Em 2017 a marca expandiu seu mix de produto, lançando uma linha de maquiagem para cabelos. Esta linha foi estudada e formulada durante dois anos. O slogan diz ‘mude seu cabelo como você muda de maquiagem’ e o comercial foi vinculado na televisão e em ambiente digital com inserções de influenciadores.

Porém a propaganda e o abastecimento dos estoques não estavam alinhados. Vários produtos, como o giz colorido para cabelos, chegaram a se esgotar nas lojas.  

Os P´s do Trade Marketing devem estar sempre alinhados. Pois uma vez que consumidor é o foco não pode haver propaganda sem produto para atender a demanda.

A Quem Disse, Berenice? possui hoje 233 lojas em todo o país, além da loja online própria e na multimarcas Beauty Box que também é do grupo Boticário.

Por ser focada em público jovem e com facilidade de informação e acesso as mídias sociais, seu marketing é focado em multicanalidade.  "Temos um relacionamento próximo, desde os nossos canais nas redes sociais, onde respondemos as manifestações, até o SAC, que é um canal bem interativo, especializado, com linguagem específica em que nos preocupamos em estar ao lado da nossa cliente para dar retorno e esclarecimento que ela precise", explica Gustavo Fruges, gerente de branding e comunicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (122.4 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com