TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Produção textual em grupo adm 6° semestre unopar

Por:   •  15/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.885 Palavras (16 Páginas)  •  719 Visualizações

Página 1 de 16

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 DESENVOLVIMENTO 4

2.1. Administração Financeira e Orçamentaria. ......................................................... 4

2.2. Mercado de Capitais. ........................................................................................... 5

2.3. Análise de Custos ................................................................................................ 7

2.4. A Entrevista ......................................................................................................... 9

2.5. Análise de Informações Coletadas ................................................................... 12

2.6. Identificação de Problemas ............................................................................... 13

2.7. Orientações........................................................................................................ 13

3 CONCLUSÃO ....................................................................................................... 14

4 REFERENCIAS .................................................................................................... 15

1 INTRODUÇÃO

Em uma empresa a administração financeira bem feita, traz a saúde financeira da empresa, para poder crescer com lucro do presente e visar um futuro prospero. Muitas empresas chegam à falência nos primeiros anos de existência por não ter suas finanças organizadas, o trabalho com números não é fácil por isso deve ser tratada com máxima importância, a administração financeira e orçamentaria é a arte de tomar decisões de forma planejada, organizada, controlando os esforços e usos de recursos para alcançar objetivos estabelecidos.

Para a administração ativa dos fundos de uma empresa, são envolvidas várias atividades como controle do fluxo de caixa, realização de orçamentos, análise de investimentos. Tendo uma proporção maior de crescimento a empresa pode entrar no mercado de capitais, suprindo assim a carência de mais recursos, que podem ser obtidos por meio de empréstimos, reinvestimentos de lucros, onde a empresa pode se dispor de recursos limitados e geralmente e utilizado para manter sua atividade operacional.

Desde o inicio de uma empresa deve-se usar uma analise de custo bem definido, pois através dos dados colhidos será possível saber o tempo em que o empreendimento trará o retorno desejado. A importância de saber a diferença entre os custos fixos e variáveis, para organizar o caixa da empresa.

2.1 ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA E ORÇAMENTARIO

A área administrativa é considerada o pilar principal de uma empresa que proporciona o funcionamento de forma correta e sistemática, passando essa vigor para os outros setores, sendo preciso circular constantemente, possibilitando a realização das atividades necessárias, objetivando os lucros, maximizando o investimento, mas acima de tudo, a eficácia nas entradas e saídas de recursos financeiros, podendo ser em forma de investimentos, empréstimos entre outros, mas sempre visando à viabilidade do negocio que proporcione não somente o crescimento, mas o desenvolvimento e estabilidade.

Na falta de informações financeiras exatas que muitas microempresas brasileiras chegam a falência até o quinto ano de existência. É incontestável a necessidade das informações do balaço patrimonial, no qual se contabilizam os dados da gestão financeira, que deve ser analisadas detalhadamente para a tomada de decisão.

A administração financeira e orçamentaria é o único meio possível que diz respeito á concessão de credito para clientes, planejamento, análise de investimentos e de meios exequível para financiar operações e atividades da empresa, visando sempre o desenvolvimento, evitando gastos desnecessários, desperdícios, observando os melhores recursos para a condução financeira dessa empresa.

Administração orçamentaria tem como importância a missão bem definida de preparar a empresa para o futuro, pois estabelece uma visão comum entre os membros quanto ao rumo da empresa e transmite a identidade e finalidade da empresa para seus diferentes stakeholders, sua finalidade não é só definir a missão, mas tornar-se capacitado a defini-la e redefini-la sempre que for necessário dentro de um processo continuo de observação e pensamento, também tem que planejar uma estratégia para aumentar as chances de sucesso da empresa, em um mundo de negócios que muda constantemente, mantendo um planejamento estratégico que prepara a empresa pro que estar por vir.

Com base em todo o orçamento esta o processo de identificar, coletar, armazenar, mensurar, interpretar e julgar informações e consolidar ideias e conceitos baseados nessas informações para o processo decisório subsequente, esse procedimentos e uma responsabilidade da controladoria da empresa.

2.2 MERCADO DE CAPITAIS

O mercado de capitais é o sistema de distribuição de valores mobiliários, que tem como finalidade oferecer a liquidez aos títulos de emissão de empresas e realizar seu processo de capitalização, sendo constituído pela bolsa de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas.

Podemos dividir o mercado de capitais em dois, o primário e o secundário:

Mercado primário: e quando se negocia a subscrição de novas ações ao publico, sendo onde os valores mobiliários giram pela primeira vez e onde a empresa obtém o capital para seus investimentos, pois toda via o dinheiro da venda vai para a empresa.

Mercado secundário: são as variadas negociações com esse títulos, exemplos, a simples troca de possuidor, pois a empresa emissora não terá mais contato com o dinheiro vindo dessa troca, também existe as negociações realizadas fora da bolsa, em negociações conhecida como mercado de balcão, trazendo mais liquidez para esses ativos financeiros.

Segundo Fortuna (2005) “Mercado de Balcão é um mercado sem local físico determinado para a realização das transações. Elas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)   pdf (132.9 Kb)   docx (20.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com