TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Profissionalização da Livraria Cultura

Por:   •  14/6/2015  •  Trabalho acadêmico  •  755 Palavras (4 Páginas)  •  245 Visualizações

Página 1 de 4


A DIFÍCIL TAREFA DE PROFISSIONALIZAR A LIVRARIA CULTURA

  1. Monte um cronograma de atividades que a rede de Livrarias Cultura pode ter seguido para executar o projeto de profissionalização. Este cronograma deve conter desde o planejamento da reestruturação até a contratação dos novos recursos humanos para execução do planejado. Estime um prazo médio de execução para cada atividade e sinalize que tarefas dependem de outras antes de serem executadas.

À medida que novos concorrentes estavam chegando a Livraria Cultura percebeu que deveria se modernizar – aperfeiçoando o molde de execução de trabalho de todos seus setores. A seguir, um exemplo de cronograma que fora tomado para suprir tal objetivo:

  1. Psicoterapia em grupo da família Herz:
  1. Cada encontro dura cerca de 2h. Se levarmos em consideração toda família e o peso de levar uma empresa de grande porte adiante, um prazo de seis meses seria ideal.
  2. Para que se chegasse a conclusão dessa psicoterapia, foi identificado um problema e seria necessário uma conversa de todos os sócios para que se definisse uma visão e se eles tinham a real necessidade e vontade de continuar com o projeto de desenvolvimento.
  1. Venda de 25% da empresa e afastamento do primeiro CEO:
  1. Para negociar uma venda de ações são necessárias diversas reuniões e afincos para se chegar num objetivo comum. Por esse motivo, podem ser levados até 1 ano para conclusão do processo de venda.
  2. A empresa familiar percebeu o momento exato para seguir novos caminhos. Para crescer e se modernizar foi necessário definir um planejamento com uma conversa entre os membros da família, avaliar as dificuldades e identificar a necessidade da venda de 25% da instituição e não ficar mais com uma base fechada familiar. Foi por esse motivo que Pedro Herz deixou o cotidiano da empresa para ser, então, conselheiro.
  1. Nova organização com horários e pautas para reuniões definidos:
  1. Montar uma nova equipe para uma completa reestruturação requer tempo, algo em torno de 2 anos, e pesquisa de mercado, apesar de ser contínuo e estar sempre se adaptando às situações adversas.
  2. Com uma agenda organizada fica mais fácil de identificar possíveis gargalos de setores diferentes. Para que essa ideia fosse imposta, foi necessária parte da venda da organização para ter uma visão ampla de mercado.
  1. Reestruturação de setores
  1. Necessário 1 ano para adaptação e reestruturação dos departamentos.
  2. Diversos setores foram montados para suprir a demanda do mercado: TI e logística, comercial, marketing, RH, financeiro e negócios digitais. Para que houvesse essa divisão de setores foi necessária à reorganização, com diversas reuniões, da gestão antes adotada, para que finalmente criasse pontos a serem executados. Com todos esses departamentos reestruturados, houve claras mudanças na gestão, nos investimentos e uma contínua verificação dos resultados.

  1. Pode-se considerar a profissionalização da Livraria Cultura um projeto (conforme definição que adotamos em sala de aula)? Justifique.

Sim. Levando em consideração o tamanho desenvolvimento e estudos que levaram os acionistas a reestruturar a Livraria Cultura, podemos dizer que esse projeto teve um claro objetivo de expansão de negócios e reestruturação, com o objetivo de criar um produto e/ou serviço exclusivo. Esse projeto teve etapas para seu desenvolvimento, desde a identificação de algum problema com a terapia em grupo até o planejamento e execução das ideias.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (68.4 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com