TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para Educação Profissional

Por:   •  9/4/2020  •  Artigo  •  252 Palavras (2 Páginas)  •  169 Visualizações

Página 1 de 2

TIAGO GONÇALVES LOPES

Matrícula · 2020510573

Universidade Federal de Santa Maria

Programa Especial de Graduação de Formação de Professores para Educação Profissional

Disciplina de Estágio Supervisionado I A

Profa. Cláudia Cisiane Benetti

ATIVIDADE SOBRE TEXTO PIMENTA E LIMA: ESTÁGIO E DOCÊNCIA

         Atividade:

  1. Ler o texto e levantar dois pontos centrais do mesmo.

Como ponto inicial, o texto levanta a questão de qual é o papel do “estágio” em um curso de formação de professores. Abordando o desenvolvimento desta atividade sob vários pontos de vista. Concomitante a este ponto, os autores discorrem minuciosamente sobre a importância da teoria e da prática no campo da educação, correlacionando em muitos momentos cada um destes conceitos, bem como suas relações, com diversos perfis profissionais resultantes de seu modelo de formação.

  1. Construir uma questão, a partir do texto, importante para pensarmos sobre a formação de professores a partir dos estágios, no contexto atual.

Uma das principais instigações do texto remete ao fato de que um estágio deve ser conduzido em um modelo teórico-prático, a partir de ação investigativa, envolvendo a reflexão e a intervenção na vida da escola, dos professores, dos alunos e da sociedade. Neste sentido, em meio a uma crise social causada pela pandemia de Covid-19 e a uma reconfiguração das políticas educacionais imposta pelo atual governo brasileiro, que está retaliando a educação através de significativos cortes de verbas em todos os níveis de ensino, quais serão os principais desafios para a investigação das práticas pedagógicas nas instituições educativas com o atual contexto do país?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.7 Kb)   pdf (69.4 Kb)   docx (9.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com