TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROGRAMA ESPECIAL DE GRADUAÇÃO DE PROFESSORES (PARFOR)

Por:   •  22/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.906 Palavras (8 Páginas)  •  266 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA

CAMPUS VIII – PAULO AFONSO DEDC - POLO DE JEREMOABO

PROGRAMA ESPECIAL DE GRADUAÇÃO DE PROFESSORES (PARFOR)

CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS

        CAMILA TEIXEIRA DOS SANTOS

                               FRANCISCA EUTICE TELES DE SIQUEIRA

 ESTÁGIO SUPERVISIONADO II -

MEMÓRIA DO ESTÁGIO

JEREMOABO-BA[pic 2]

JULHO/2015

ÉRICA ARLANNE PEREIRA DE SANTANA

ÉRICA LÚCIA DE PEREIRA DE SANTANA

RELATÓRIO FINAL DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO IIPerspectivas Teórico-Metodológicas e Prática da Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II

Relatório de estágio apresentado ao Curso de Letras da PARFOR (UNEB) Pólo de Jeremoabo-BA, como pré-requisito para avaliação da disciplina Estágio Supervisionado II,sob a orientação da professora Dra. Maria do Socorro Pereira de Almeida.

JEREMOABO – BA

JULHO/2015

SUMÁRIO

1  INTRODUÇÃO..............................................................................................04

2  DESENVOLVIMENTO..................................................................................05

2.1  Considerações sobre o estágio  e metodologia.........................................05

2.2  Estágio de observação...............................................................................06

2.3 Estágio de coparticipação............................................................................07

2.4  Estágio de regência....................................................................................08

2.5  Análise de dados...................................................................................................09

3   CONSIDERAÇÕES FINAIS........................................................................10

REFERÊNCIAS.................................................................................................11

ANEXOS  ........................................................................................................12

APÊNDICES.....................................................................................................


1.INTRODUÇÃO

Este relatório objetiva informar descritivamente, a trajetória docente do Estágio Curricular Supervisionado II, realizado no período de abril a julho de 2015 nas Escolas Reunidas Coronel João Sá, na cidade de Jeremoabo - BA, para o curso de Licenciatura em Letras da PARFOR – UNEB, polo de Jeremoabo.

As aulas teóricas e as perspectivas metodológicas, bem como o processo de socialização e planejamento de regência ocorreram em trinta (30) horas, nos dias 30 e 31 de maio e 08 de agosto de 2014. O Estágio de observação em dez (10) horas nos períodos matutino e vespertino, no dia 22 de agosto. Na segunda fase fizemos a regência participativa com dez (10) horas em que os alunos/professores, juntamente com a participação dos professores titulares da escola realizaram o Estágio de coparticipação, em 10 de setembro de 2014 na turma do 7º ano “A”, no turno matutino a qual tem cerca de trinta e cinco alunos, tendo em cada turma cinco aulas com duração de cinquenta minutos cada e um intervalo com duração de vinte minutos. No turno vespertino tivemos mais cinco aulas com duração de cinquenta minutos na turma do 7º ano “C” que tem aproximadamente vinte e cinco alunos.  

A última fase do estágio se deu com a regência, que foi planejada e executada com trinta horas-aula, uma vez que os alunos/professores já exercem a profissão docente. O estágio de regência foi feito também na citada escola, nos turnos matutino e vespertino, nos dias 26 de setembro, 10 e 17 de outubro de 2014, nos dois turnos, sendo ministradas cinco aulas em cada turno, com um total de dez horas-aula em cada dia, totalizando trinta (30) horas de regência. A escola ofereceu a quantidade de seis salas de aula do sexto ao nono ano. Sendo assim, a turma de alunos/professores foi dividida em grupos com até cinco integrantes para ministrarem as aulas, cada grupo ficando em uma sala.

Finalizando o processo de estágio voltamos à sala de aula para começar o planejamento e elaboração do memorial, e finalização da disciplina. Esse processo teve duração de cinquenta e cinco (55) horas de 07/11 até 12/12/204. Diante desse contexto, esse relatório traz detalhadamente todo o processo do estágio desde as perspectivas teórico-metodológicas até esse momento de exposição dos aspectos vistos e vividos pelos alunos/professores.

2. CONSIDERAÇÕES SOBRE O ESTÁGIO

Fundamentação teórica

2.1 CONSIDERAÇÕES SOBRE O EJA

A realização do estágio se deu por exigência do curso para cumprimento de requisitos práticos, uma vez que, a partir das experiências adquiridas em sala de aula se utilizará para complementar formação do graduando no que diz respeito à práxis pedagógica, onde o aluno regente poderá através da prática conhecer a realidade da sala de aula. Segundo Bianchi et al. (2005) o Estágio Supervisionado é uma experiência em que o aluno mostra sua criatividade, independência e caráter. Essa etapa lhe proporciona uma oportunidade para perceber se a sua escolha profissional corresponde com sua aptidão técnica. É uma atividade oferecida nos cursos de licenciatura a partir da segunda metade dos mesmos, quando o graduando já se encontra inserido nas discussões acadêmicas para a formação docente e ela é apenas temporária.

O processo de estágio se inicia com a observação em todos os sentidos, para isso foram vistos aspectos físicos e pessoais da escola em que ocorreu o estágio. A escola na qual realizamos o estágio possui seis salas de aula bem arejadas, com janelas grandes, pois se trata de uma das primeiras escolas da cidade, sendo que, das seis salas, duas são menores e com pouca ventilação, dois banheiros sendo um masculino e um feminino que precisam ser melhorados, um banheiro para os funcionários bastante arejado, uma sala da direção, uma secretaria, uma biblioteca, uma sala de informática, uma cozinha, um depósito, uma sala para o Mais Educação, um almoxarifado e um pátio. Notamos que a maioria dos espaços são pequenos, inclusive o pátio, mas que o ambiente é bem alegre e descontraído e os funcionários são bastante receptivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.6 Kb)   pdf (256.9 Kb)   docx (138.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com