TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa Nacional de Habitação Rural: Implantação e Execução no Município de Orobó

Por:   •  3/6/2017  •  Ensaio  •  6.056 Palavras (25 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 25

Programa Nacional de Habitação Rural: Implantação e Execução no Município de Orobó

NationalProgram for Rural Housing :ImplementationandEnforcement in theMunicipalityof Orobó

Wellington Fernando Nascimento da Silva[1]

RESUMO

O Presente artigo tem o propósito de compreender o processo de implantação e execução do PNHR (Programa Nacional de Habitação Rural) no município de Orobó – PE. Sabendo que a habitação foi uma das primordiais necessidades para o bem estar da família. O déficit habitacional no Brasil está na casa dos 5 milhões. O estado ele tem um papel de conter e reduzir os dados através da criação de Políticas Públicas habitacionais. O Governo Federal criou em 2009 o Programa Nacional de Habitação Rural (PNHR) tendo como objetivo famílias da zona rural, onde o déficit rural ocasiona o êxodo, onde causa o crescimento das cidades. O método utilizado foi à pesquisa qualitativa de analise exploratória e descritiva, buscando conhecer o processo de implantação do PNHR no município de Orobó. Já o método utilizado na coleta de dados foi entrevista semiestruturada tendo como sujeito de pesquisa, a Associação dos Moradores e Agricultores do Sitio Varjão de Orobó, através do seu presidente o senhor William Rodrigues. Os resultados mostram que o Programa Nacional de Habitação Rural é necessário, mas que políticas públicas voltadas para Saúde, Educação, e Segurança Rural também sejam criadas.

Palavras-chave: Habitação Rural. Minha Casa Minha Vida. Programa Nacional.

1  INTRODUÇÃO

A moradia sempre foi problema nas famílias menos favorecidas onde a solução para as mesmas era morar em locais nada favoráveis, como casas de taipas e palafitas ocasionando assim as favelas.

O principal desafio do estado foi buscar encontrar soluções para ofertar moradia digna às famílias com renda baixa / limitada; segundo a constituição de 88 e a declaração Universal dos Direitos Humanos, um dos direitos do cidadão é o acesso a moradias dignas, sendo assim planos e ações teriam que serem criados.

Para Malpas (2004) a Habitação é essencialmente um serviço público de fundamental importância para o bem estar social, para tanto deve ser oferecido pelo estado através de políticas públicas. A execução de tais políticas implica conhecer a necessidade de unidades habitacionais que o Brasil precisa.

De acordo com a nota técnica de (2014) realizada pala FJP (Fundação João Pinheiro) sobre o déficit habitacional entre os anos de 2011 e 2012 mostra que esse valor diminuiu 0,4% de 5, 889 milhões de habitações para 5, 792. Nas regiões sudeste e nordeste esse índice é alto, chegando a sua somatória, mais de 3 milhões de habitações.

Os programas existentes que são o Minha Casa Minha Vida, tanto urbano quanto rural tem como principal objetivo reduzir o déficit habitacional e garantir moradias para famílias com baixa renda.

Mais o Minha Casa Minha Vida Rural ou PNHR reduziu o déficit habitacional na cidade de Orobó?

1.1 OBJETIVOS

O presente artigo tem o objetivo de compreender o processo de implantação e execução do PNHR no município de Orobó-Pe.

1.1.1 Objetivos específicos

  • Descrever a Implantação do mesmo;
  • Entender a Importância do Programa para a população rural;        
  • Analisar as dificuldades que Impossibilita a implantação do mesmo programa.

1.2 JUSTIFICATIVA

Tendo sempre acompanhado o trabalho das Associações que sempre trazem seus projetos até a Gerencia visando sempre erradicar as casas em risco na área rural, daí observou-se a verdadeira importância do estudo já que querer apresentar a implantação do PNHR no âmbito municipal é necessário.

Benefícios que poderão ser apresentados na zona rural não puderam ainda ser informados, portanto, é necessário pesquisa que informe todo o processo de implantação e execução como também as dificuldades principais.

Ressaltar a importância do presente estudo para gestores que desejam implantar programas federais ou mesmo o PNHR em seus municípios, servindo assim como cartilha para procedimentos necessários.

Com isso será um passo importante para toda a comunidade acadêmica e contribuirá com o acervo cientifico da UFRPE utilizados por alunos do curso ou áreas afins de Administração pública.

1.3 ORGANIZAÇÃO

As Teorias e todo percurso histórico apresentado serão como suporte para reflexões posteriores do Estudo em questão, tematizando as políticas públicas para o setor habitacional. Também o papel do estado nas elaborações de políticas voltadas para programas habitacionais oferecendo ou ofertando base teórica para objetivos em questão.

2        ESTADO DA ARTE

2.1        PROBLEMA HABITACIONAL NO BRASIL

Para Maricato (1997) os dois principais motivos que levaram ao aumento do índice de habitantes nas cidades, principalmente metropolitana como o Rio de Janeiro, no fim do século XIX, foi o fim da escravidão e a vinda de imigrantes para substituí-los na lavoura. O problema é que nas cidades não havia unidades habitacionais suficientes para suprir essa demanda.

A primeira ação seria deixar os grandes empresários, grandes donos de empresas privadas construírem as unidades habitacionais, mais não houve grandes lucros como se esperava.

A estratégia de tais empresas foi mudar o foco, começando assim a investir na área de construção para a classe alta da sociedade. Restando a classe baixa, se assim desejasse permanecer nas cidades, os cortiços (DECHMAN E RIBEIRO, 1983). Alternativas também seriam áreas de grande risco como morros.

O que se pode observar foi à incapacidade do estado em realizar tais necessidades habitacionais onde cada vez mais crescia. O chamado êxodo rural, ou seja, a saída das famílias da zona rural para as zonas urbanas foi um dos fatores que por sua vez ocasionou o aumento das cidades.

Segundo Azevedo e Andrade (1982), o estado sempre foi o principal financiador habitacional para esse setor sempre foi escassos ou insuficientes em relação à demanda habitacional de tal forma que não se conseguiu amenizar o problema de escassez de moradia no Brasil.

No ano de 1964 foi criado o Plano Nacional de Habitação, cujo principal objetivo era formular uma estratégia de longo prazo para equacionar as necessidades habitacionais com isto naquele mesmo período foi criado o Banco Nacional de Habitação com a finalidade de incrementar o setor, que estava passando por um forte declínio, devido ao racionamento de crédito em virtude de elevação das taxas de inflação e a fixação do teto dos juros nominais em 12% ao ano. Era necessário compatibilizar o reajuste das prestações e dos saldos devedores com os juros dos financiamentos. Logo, a reforma financeira de 1964 instituiu a correção monetária, que permitia ao SFH (Sistema Financeiro Habitacional) atrair poupança para o setor e capitalizar o sistema dando-lhe a capacidade de refinanciamento posteriormente, houve a criação do FGTS, um mecanismo de poupança compulsória que se constituía em mais uma fonte de financiamento.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40.8 Kb)   pdf (208.4 Kb)   docx (29.8 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com