TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Programa de Recuperação de Alunos em Dependência Segundo Semestre

Por:   •  3/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.035 Palavras (9 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 9

(DISCIPLINA)

[pic 1]

NOME       RA

FACULDADE ANHANGUERA

GUARULHOS

2014


Programa de Recuperação de Alunos em Dependência Segundo Semestre

Trabalho desenvolvido como atividade parcial de avaliação da disciplina (CITR DISCIPLINA) apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação no Programa de Recuperação de Alunos em Dependência, sob orientação do tutor (nome completo).

Anhanguera Educacional

2014


SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...........................................................................................................4

TEORIA CIENTIFICA  ...............................................................................................5

TEORIA CLÁSSICA ..................................................................................................7

TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS .....................................................................8

TEORIA COMPORTAMENTAL .................................................................................9

TEORIA DA BUROCRACIA .....................................................................................11

COMPARATIVO ENTRE AS TEORIAS DA ADMINISTRAÇÃO ..............................12

DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO ...................................................................13

CONCLUSÃO ...........................................................................................................14

BIBLIOGRAFIA .........................................................................................................15


INTRODUÇÃO

Nesse trabalho será exposta a teoria cientifica, teoria clássica, teoria das relações humanas, teoria comportamental e por fim teoria da burocracia com ênfase nos seus conceitos e características com objetivo de compreender melhor cada uma estabelecendo um comparativo entre elas.

ADMINISTRAÇÃO CIENTIFICA

O americano Frederick Winslow Taylor criou e desenvolveu a administração cientifica ao final do século XIX e começo do século XX, esse modelo de administração é uma referencia do método cientifico da administração com o propósito de produzir mais com menos custos e melhores benefícios.

Frederick Taylor pretendia aumentar a produção fazendo com que o trabalhador pudesse produzir  uma quantidade maior otimizando o seu tempo mas para isso acontecer, ele precisou criar um modelo diferente de administração, pois os da época tinham muitas falhas e foi isso que Taylor fez, estudou tipos de falhas especificas e com base nelas desenvolveu o seu modelo de administração.

Em 1903, ele publica o seu primeiro livro chamado “Administração de Oficinas” onde explica as suas próprias teorias, tempos e movimentos, onde propõe a racionalização do trabalho. Seria feito uma divisão do trabalho entre os operários e os mesmos seriam escolhidos de acordo com suas habilidades desenvolvidas no trabalho e treinados para diminuir o tempo de produção.

Em 1911, Taylor publica seu segundo livro chamado ”Princípios da Administração cientifica”, que apresenta seus estudos com um foco maior na sua filosofia e alguns princípios fundamentais que são principio do planejamento onde o trabalho deve ser feito uma troca dos procedimentos antigos para o cientifico, o seu trabalho deveria ser planejado e testado com propósitos de reduzir sua execução, o principio de preparo dos trabalhadores que consiste em separar os trabalhadores de acordo com suas habilidades, treiná-los a fim de produzirem mais, principio de controle que foi desenvolvido para controlar o trabalho para certificar que o mesmo esteja sendo feito de acordo com os métodos proposto e por fim, principio da execução que consiste em distribuir responsabilidades e atribuições para o trabalho seja mais disciplinado.

A teoria que Taylor propôs causou uma revolução no sistema produtivo e foi aperfeiçoada com o passar dos tempos por várias outras pessoas como, por exemplo, Frank e Lilian Gilbreth que se focaram nos estudos dos tempos e movimentos, Henry Ford que criou a linha de montagem usando os métodos de racionalização do Taylor, Morris Cooke que aplicou a administração cientifica na educação e a administração publica entre outros.

Fonte: (http://www.administradores.com.br/producao-academica/administracao-cientifica-de-taylor-o-homem-do-tempo/318/:)

TEORIA CLÁSSICA

O idealizador da teoria clássica foi Henri Fayol e sua principal característica é a estrutura organizacional. Nessa teoria, Fayol mostrou que existia um elo entre estratégia e teoria empresarial, defendeu também que seria possível aplicar os métodos da teoria em todos os tipos de empresa.

Destacou também que a empresa precisa de uma estratégia, um plano e para isso acontecer o administrador precisa destacar os objetivos a serem planejados. Fayol quis mostrar que toda empresa deveria ser dividida em seis grupos e seus princípios seriam a divisão do trabalho onde se deveria fazer uma especialização das pessoas para aumentar a eficiência, autoridade e responsabilidade que consiste em um tem o direito de dar ordens e esperar obediência, disciplina que seria o comportamento e o respeito dos acordos feitos, unidade de comando onde cada trabalhador deve receber ordens de um superior somente entre outros.

Na teoria clássica, os aspectos da organização são analisados da direção pra a execução e da síntese para analise bem diferente da cientifica. Na empresa as funções são repartidas em seis onde a administrativas une as funções prever, organizar, comandar, coordenar e controlar. A visão agora é gerencial onde os resultados finais são na produção. Como lembra Fayol (1989), toda empresa precisa de um comando, e essa missão se reparte entre os diversos chefes da empresa que podem tirar o melhor proveito possível dos agentes que compõem sua unidade.

Fonte: (INTRODUÇÃO À TEORIA GERAL DA ADMINISTRAÇÃO - Idalberto Chiavento - Makron Books - 4a. ed)

TEORIA DAS RELAÇÕES HUMANAS

O cientista social australiano Elton Mayo é considerado o criador da teoria das relações humanas, a ênfase agora era nas pessoas onde as mesmas seriam motivadas por incentivos financeiros. Houve muitos autores que agregaram mais valor teórico a essa teoria, mas os principais são: Mary Parker, Follet, Kurt Lewin, Hebert Alexander Simon, Abraham H. Maslow, Frederick Herzberg e Douglas M. McGregor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (154.9 Kb)   docx (32.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com