TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional (Alunos Surdos) 2 Semestre

Por:   •  13/9/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.654 Palavras (11 Páginas)  •  346 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

POLO: Campinas

CURSO: Pedagogia – Licenciatura

SÉRIE: 2

Disciplinas Norteadoras: Psicologias da Educação e Teorias da Aprendizagem; Redes Sociais e Comunicação; Didática;  Língua Brasileira de Sinais;  Responsabilidade Social e Meio Ambiente.

Kátia Fernanda Rios Caldas

 RA: 3095225567

PROJETO PEDAGÓGICO

Estratégia para diminuição dos Problemas de Comportamento e Aprendizagem de Alunos Surdos

NOME DO TUTOR A DISTÂNCIA: JÔSY ARAÚJO

Campinas / São Paulo

08/11/2016


SUMÁRIO

1 – INTRODUÇÃO        2                                        

2 – DESENVOLVIMENTO:

  • 2.1 - PASSO 1
  • Resenha Critica: O Papel do Interprete         3
  • 2.2 - PASSO 2
  • Proposta de Reforço para Mudanças do mau Comportamento        5
  • 2.3 - PASSO 3
  • Educação Bilíngue para Surdos        6
  • 2.4 - PASSO 4
  • Organização das Aulas (Orientações e Direcionamentos)        7

3 – CONSIDERAÇÕES FINAIS:

CONSLUSÃO        8

4 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        9


INTRODUÇÃO

A professora Sônia é a nova coordenadora pedagógica de uma escola municipal localizada na região central do município. No primeiro conselho, recebeu a informação de que receberia um aluno surdo de ensino fundamental em processo de transferência.

Prontamente analisou o prontuário escolar desse aluno, encontrando problemas relacionados a questões comportamentais, como indisciplina, dificuldades de concentração e principalmente na escrita e leitura, que são decorrentes da forma de ensino da pedagogia aplicada de forma convencional, resultado da falta de planejamento e desenvolvimento das estratégias necessárias para ensino de crianças ouvintes e linguagem oral.

Sônia enfrenta o desafio de realizar um instrumento de intervenção pedagógica apresentado em 4 passos que possa minimizar os problemas comportamentais e de aprendizagem do aluno surdo e ofereça diretrizes à escola, tornando-a bilíngue.

Em relação à educação bilíngue, é necessária a presença do interprete de LIBRAS presente na sala de aula, intermediando e favorecendo a política linguística, onde as duas passam a coexistir no ambiente escolar, sendo necessário retratar o papel do Interprete com o Professor.

Seguindo o passo a passo proposto, o Passo 1 retrata a proposta de inclusão, onde muitas das escolas regulares possuem alunos com surdez, algumas adotam para si o objetivo de Escola Bilíngue, que abrange a Língua Portuguesa em sua modalidade escrita e a Língua Brasileira de Sinais, que são as principais no processo de ensino-aprendizagem para a sociedade com deficiência auditiva.

No Passo 2, ela fez uma lista para o reforço adequado a esse aluno, para que ocorra a extinção dos comportamentos inadequados do aluno apresentados em seu histórico.

Seguindo ao Passo 3, foi apresentada as principais diferenças metodológicas entre o ensino da Língua Portuguesa para os ouvintes e pessoas com deficiência auditiva.

Finalizando, no Passo 4, é elaborado as orientações necessárias para direcionar a organização das aulas, e a mobilização  e a difusão no contexto educacional da Língua Brasileira de Sinais.


PASSO 1 Resenha Critica: O Papel do Interprete

Referências Bibliográficas da Obra Resenhada Apresentada no Passo 1

Nome do Autor: DRA. RONICE MÜLLER DE QUADROS.

Título da Obra: O tradutor e Interprete de língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa.

Data da Publicação: 2004.

Local da Publicação: Brasília.

Números de Páginas: 94 Páginas.

Editora e Preço: Material distribuído pela UNESCO E MEC sem Valor de Compra/Venda.

Dados Bibliográficos do Autor da Obra Resenhada: Intérprete da língua brasileira de sinais e língua portuguesa; Pedagoga; Mestre e Doutora em Linguística Aplicada. Professora e pesquisadora da Universidade Luterana do Brasil. E-mail: ronice@ronice.com.br.

O Papel do interprete educacional (interprete de língua de sinais) é intermediar a relação aluno-professor.  O interprete só pode exercer a função de professor se for graduado e contratado como tal, do contrário exercerá seu papel único como um intermediador.

A Comunidade Surda tem vivido momentos de grandes conquistas, onde grupos socialmente excluídos estão ganhando gradativamente mais força e espaço. Essa comunidade vem empreendendo esforços enormes para garantir sua cidadania. Muitas leis estão aos poucos sendo aprovadas pelo Congresso Nacional, para dar suporte legal, priorizando a inclusão e a promoção humana a partir do direito de ser diferente no contexto da sociedade brasileira.

Enfatizando o papel do interprete no ambiente de ensino aprendizagem, é proibido assumir o papel de tutor, mesmo que sejam apresentações envolvendo o desenvolvimento geral do aluno, sob qualquer circunstancia fica essa proibição, a única figura em sala de aula que possui autoridade absoluta é o professor, os interpretes devem permanecer neutros, garantindo a confidencialidade das informações e direitos dos alunos.

Considerando a atuação dos interpretes em sala a nível educacional, pode atuar na área da educação infantil, fundamental, médio e superior, porém só pode atuar das duas formas (como interprete e professor, caso tenha formação dupla) se a rede de ensino permitir, do contrário fica proibida a dupla atuação, se for contratado para ser interprete, será apenas como intermediador do professor, ou apenas como professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.9 Kb)   pdf (191.4 Kb)   docx (38.5 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com