TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Ambiente Operacional

Por:   •  29/3/2023  •  Trabalho acadêmico  •  4.477 Palavras (18 Páginas)  •  45 Visualizações

Página 1 de 18

[pic 1]

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

ADMINISTRAÇÃO

ALINE CAROLINE AZEVEDO - RGM 25155075

MARIA DAS GRAÇAS FERREIRA DA SILVA – RGM 13195662

THAISA REZENDE DO COUTO – RGM 30021871

GABRIELA CAETANO FERREIRA MENDES - RGM 23983221

ADRIANA MARIA BATISTA DA SILVA - RGM 22859233

CAIO XXXXX

PROJETO MULTIDISCIPLINAR – AMBIENTE OPERACIONAL

PULL SPORT

BRASIL

2022


ESTUDO DE CASO – PULL SPORT

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Projeto Multidisciplinar – Ambiente Operacional, na Universidade Cruzeiro do Sul.

Tutor:.(Jean Cavaleiro)

BRASIL

2022


RESUMO - CAIO

O resumo deve ressaltar o objetivo, o método e os resultados da pesquisa – recomenda-se o uso de parágrafo único, com no máximo 150 palavras.

Palavras-chave: ao final do resumo, indicar de três a cinco palavras-chave, que sejam essencialmente relevantes e deem significado ao artigo, especialmente quando pesquisado na internet.


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        5

2        DESENVOLVIMENTO        6

        A EMPRESA        6

        HIERARQUIA        6

        DIVISÃO DE TAREFAS        7

        PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO        7

        GESTÃO DE MATERIAIS DA EMPPRESA        8

        ESTILO DE LIDERANÇA        9

        RELAÇÃO ADMISSÃO E DEMISSÃO        9

        CULTURA ORGANIZACIONAL        11

        RELAÇÃO DE PODER NA EMPRESA        12

        ERA UMA BOA EMPRESA?        14

        O CONSULTOR ERROU?        15

        PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS        15

3        CONCLUSÕES        18

4        REFERÊNCIAS        19


  1. INTRODUÇÃO

Administrar uma empresa não é uma tarefa fácil, muitas empresas não conseguem permanecer ativas no mercado por falta de conhecimento, má administração e não se atualizar para novas tecnologias.

A empresa Pull Sport fez sucesso na década de 60 atuando no ramo da moda confeccionando vestidos inspirados na moda europeia, na época toda mulher queria vestir a marca Pull Sport. Ela pertencia a três sócios, o Sr. D.Z. ficava a frente no comando administrativo da empresa, um empresário de meia idade bem sucedido que já havia atuado no ramo de capas de chuva e passou para um ramo maior, os outros três sócios comandavam a moda e estética da Pull Sport.

Diante da falta de conhecimento eles decidiram buscar auxílio de um consultor com conhecimento para auxiliá-los no comando da empresa.

Através deste estudo de caso da empresa Pull Sport será mencionado alguns quesitos sobre o processo organizacional como: hierarquia, divisão de tarefas, planejamento, organização, controle, direção, gestão de material, admissão e demissão, estilo de liderança, cultura organizacional, relação de poder na empresa, se era uma boa empresa, onde o consultor errou e apontar os pontos positivos e negativos.

  1. DESENVOLVIMENTO

A Empresa

A empresa PULL SPORT, foi referência no segmento de moda nos anos 60. Mas, infelizmente, pela má gestão veio a encerrar as suas atividades. Na época a Pull Sport investiu na fabricação de vestidos e malhas de alta qualidade, e as mulheres, se orgulhavam de poder vestir a marca.
A frente do comando da empresa estava o Sr. D.Z, que já vinha com uma bagagem de ter tido uma empresa de sucesso, mas buscando voos maiores, passou para um negócio maior, a Pull Sport. Já os outros três sócios, também tinham participação da gestão, exclusivamente, nas questões com moda e estética, não tendo quaisquer participações na gestão administrativa da empresa, que somente o Sr. D.Z. estava à frente.

 Hierarquia

Diretoria Sr. D.Z.: Dirige, planeja, organiza e controla as atividades de diversas áreas da empresa.

Gerência Sócios 1, 2, 3: Planejamento, organização, controle, estratégico, etc.

Departamento: Controle das atividades burocráticas, do dia a dia, se encarrega do processamento das tarefas, desde o início, até conclusão.

[pic 2]

Fonte: Própria

 Divisão de tarefas

“Segundo Taylor desenhar cargos é especificar o conteúdo de tarefas de uma função, como executar e as relações com os demais cargos existentes; Incentivos salarias e prêmios por produtividade; Condições de trabalho: o conforto do operário e o ambiente físico ganham valor, não porque as pessoas merecessem, mas porque são essenciais para   o ganho de produtividade.;

A Pull Sport estava no comando do Sr. D.Z., e havia outros 3 sócios, que participavam em principal das questões de moda e estética, não atuando no administrativo da empresa.
A empresa contava com uma área operacional, onde se fabricava as malhas e um outro setor para toda a administração e almoxarifado, e os trabalhadores, não circulavam pelos outros andares, mantendo assim, uma certa ordem. Havia cerca de 200 empregados.

Princípios da administração: Planejar – Organizar – Controlar e Direção

No quesito planejamento da empresa PULL SPORT o Sr. D.Z. Negociava recursos com os banqueiros, bem como, redução de custos.
A
organização através dos departamentos e divisão de tarefas era evidente, dado a separação física e respeito dos colaboradores em não circular por toda a empresa.
A
direção nota-se falhas de comunicação e de ações corretivas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.7 Kb)   pdf (184.3 Kb)   docx (39.5 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com