TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Científico

Por:   •  30/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  782 Palavras (4 Páginas)  •  146 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALFENAS – UNIFAL                                        CENTRO DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA                                                            PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL

1)O que é um projeto, qual a sua importância à gestão pública municipal e como este se diferencia de um programa?

Os projetos têm um “ciclo” de vida, ou seja, são temporários.Eles precisam ter início (que é a demanda ou a oportunidade, a situação inicial de um problema), desenvolvimento e término. São destinados a solucionar ou melhorar uma situação indesejável, com características específicas, pois estão vinculados a uma determinada situação-problema que tem causas e conseqüências respectivas. Os projetos são compostos de um conjunto de atividades selecionadas capazes de realizar o objetivo (um propósito), em determinado espaço de tempo (o ciclo de vida do projeto, lembrase?), com a utilização de determinados recursos. O programa é composto por várias etapas que são executadas e podem ter muitos formatos de operação. Um programa pode conter também subprogramas e um projeto pode conter subprojetos. O projeto e a base de um programa.

2)  Explique os conceitos de intersetorialidade, coordenação e a multiliderança, ressaltando qual a sua importância para projetos municipais.

Como os problemas a serem enfrentados pelos gestores municipais são intersetoriais, isto é, envolvem diversas áreas da gestão local, eles podem acarretar dificuldades na negociação de projetos com características intersetoriais.Trabalhar nesse formato de negociação inter (entre órgãos de governo) e intragovernamental (interno àquele órgão de governo) pode evitar a fragmentação de ações municipais, melhorando a coordenação de seu projeto. Pode evitar também projetos (ou programas) superpostos ou concorrentes. Trabalhar nesse formato matricial pressupõe o comprometimento do quadro funcional dos órgãos municipais e a adesão do gestor e da sociedade, podendo, assim, ampliar o crédito dos cidadãos nos projetos desenvolvidos em um município. Esse tipo de negociação ganha maior dimensão quando é explicitado quem responde pela prestação de contas do projeto. Essa capacidade de viabilizar o projeto dentro de vários órgãos na prefeitura é um desafio, pois pressupõe participação nas decisões. Superar a setorialidade do setor público significa integrar, compreender os dados e negociar os pontos de vistas dos atores envolvidos na solução de uma situação-problema. Como as instituições têm pesos de poder diferenciados na gestão pública municipal, a conectividade, a multiliderança*, a transparência e a cooperação entre os órgãos municipais são elementos que devem ser construídos para que o projeto dê os resultados esperados.

3) A respeito do programa e do projeto analisados, responda: qual a situação-problema identificada em cada um dos casos?

Uma das formas de explicá-la é apontar uma situação-problema que sempre pode ser vista como uma oportunidade.Hierarquização de prioridades que é colocar o que é mais importante antes do que é menos importante para o momento. O gestor pode fazer a “hierarquização” por meio de rodadas de reuniões técnicas, ou de rodadas de negociações, ou investigando as viabilidades dos projetos .E, por fim, ainda falta o diálogo com outros conceitos importantes: ator, ator social ou ator partícipe,há também o “beneficiário” ou o “beneficiário final” de um projeto. Vários órgãos que se conectam em torno de uma situação-problema podem se transformar em rede, para esse tipo de trabalho integrado em rede, a confiança, a ética, a transparência, a liderança e o respeito propiciam o desenvolvimento individual e grupal e a coesão interna.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (91.1 Kb)   docx (316.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com