TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Doações de Brinquedos e Materiais

Por:   •  15/4/2019  •  Trabalho acadêmico  •  1.920 Palavras (8 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 8

UDESC – UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

DEPS – DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO E SISTEMAS

MAPEAMENTO DE FLUXO DE VALOR

ROYAL CICLO

ARTHUR KRIEGER

DIEGO CHAVES FRANCO

MAX BOGO SCHMITT

MATHEUS PASETTO FADANNI

Joinville – SC

2011


SUMÁRIO

RESUMO SEGUNDA ETAPA DO PROJETO        3

2.        INTRODUÇÃO        4

3.        A EMPRESA ROYAL CICLO        5

4.        CRIANDO O FLUXO CONTÍNUO        6

4.1        NECESSIDADES DA EMPRESA.        7

4.2        DESENVOLVIMENTO DO FLUXO CONTÍNUO.        7

5.        MAPA DO FLUXO DE VALOR (MFV) DO ESTADO FUTURO        11

BIBLIOGRAFIA        13


RESUMO SEGUNDA ETAPA DO PROJETO

Este trabalho apresenta à aplicação a ferramenta de Mapeamento do Fluxo de Valor (MFV) em uma empresa do ramo plástico/metal mecânico, voltada para a manufatura de artigos para bicicleta. Sejam estes pedal, guidão e selim para bicicletas.

Para a análise do estado futuro, foram levadas em considerações necessidades da empresa que então tornaram-se as premissas para as melhorias.

No desenvolvimento desta segunda etapa, dentro do MFV Atual, já trabalhado, foi possível identificar a possiblidade de tornar fluxo contínuo algumas atividades. Estas atividades então foram trabalhadas de forma a aproximar postos de trabalho, balancear tempos e finalmente sugerir um layout celular mais apropriado.

Com esta ideia pronta trabalhou-se para tornar o fluxo de material mais ágil e flexível, levando-se em consideração as necessidades da empresa e as melhores práticas. A partir deste ponto pode-se desenvolver o MFV Futuro que contempla a estrutura lógica de produção completa da empresa de porta à porta.

Este trabalho também revela algumas informações de conhecimento público na qual a empresa autoriza trabalhar academicamente.


2.        INTRODUÇÃO

O trabalho tem como objetivo aplicar os conceitos da ferramenta de Mapeamento de Fluxo de Valor e outras ferramentas auxiliares que completam o estudo para proposição de uma solução.

Através do MFV, pode-se estudar os processos de uma empresa e analisa-los isoladamente, assim pode-se fazer alterações nos processos e modifica-los de forma a otimizar a produção, reduzindo desperdícios como tempo de espera e atividade que não agregam valor ao produto.

A aplicação desta ferramenta foi feita na empresa catarinense Royal Ciclo. Atua na produção de peças e acessórios para bicicletas, sendo uma das maiores produtoras mundiais de pedais e selins para bicicletas.


3.        A EMPRESA ROYAL CICLO

A empresa em estudo foi fundada em 2004 com a junção de duas empresas, a MetalCiclo e a Selle Royal, dando origem a Royal Ciclo, uma das maiores fabricantes de peças e acessórios para bicicleta. Atualmente a empresa tem duas filiais, uma situada em Rio do Sul e outra na Itália.

Atualmente localiza-se em Rio do Sul, possuindo outra planta na Itália e uma filial em Rio do Sul. Assim atua no ramo da produção de peças e acessórios para bicicleta.

Com relação a sua produção diária está em torno de 25000 selins, 45000 pares de pedais, 10000 descanso laterais, 1000descanso centrais, 1200 guidões, 2000 suporte de guidão.

Para aplicação da ferramenta de mapeamento foi analisada a filial catarinense e apenas a linha de produção de selins.

A FIGURA 1 representa o layout atual da fábrica de selins.

[pic 1]

FIGURA 1 – LAYOUT ATUAL DA FABRICA DE SELINS ROYAL CICLO DE RIO DO SUL.


4.        CRIANDO O FLUXO CONTÍNUO

Segundo Mike Rother e John Shook (2004) para reduzir o longo lead time, desde a matéria-prima até o produto acabado, você precisa fazer mais do que simplesmente tentar eliminar o desperdício óbvio. Muitos esforços de implementação enxuta buscam a eliminação dos “sete desperdícios”.

Através da análise do estado atual foi possível levantar algumas hipóteses de melhoria. Com estes dados estruturados, pode-se a partir deste ponto analisar quais as atividades que poderiam ser postas em sequencia de forma a eliminar boa parte da movimentação causada pela descontinuidade das atividades, bem como, eliminar outros estoque intermediários.

        A figura 1 apresenta circulado em vermelho as atividades com potencial para tornarem-se uma célula de montagem, na quais são: Serigrafia, Montagem de Protetor, Blister e Embalagem.

 [pic 2]

FIGURA 2 – MAPA DO FLUXO DE VALOR ATUAL

“Uma solução melhor é redistribuir os elementos de trabalho e ocupar todos os operadores, com exceção de um, com tarefas que consumam praticamente todo o intervalo do takt time.” Mike Rother e Rick Harris (2004).

O Gráfico 1 de balanceamento de operadores, demonstra como estão dispostas as atividades em relação ao Takt Time da Empresa. Vale destacar que a demanda mensal da empresa para as famílias A e B, com um turno, é de 8292 unidades, o que significa um Takt Time = 69,46s.

[pic 3][pic 4][pic 5]

GRÁFICO 1 – GRÁFICO DE BALANCEAMENTO DE OPERAÇÕES.

 

4.1        NECESSIDADES DA EMPRESA.

        Durante o desenvolvimento do projeto, foi sugerido pela empresa que a proposta da solução que contenha alguns pontos importantes de mudança:

  • Separar as atividades dos operador es e dos movimentadores.
  • Tempo das peças secando.
  • Eliminar a esteira.
  • Eliminar o problema de produtos misturados nas caixas de produto acabado.

4.2        DESENVOLVIMENTO DO FLUXO CONTÍNUO.

Segundo Mike Rother e Rick Harris (2004) enquanto se observa e se registra os elementos de trabalho, há alguma coisa a mais que você deve ver: desperdício! Operadores que caminham consideráveis distâncias para buscar peças ou que ficam olhando a operação das máquinas. Operadores deixando sua área de trabalho para fazer atividades fora do ciclo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.8 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com