TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrado Multidisciplinar III

Por:   •  29/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.778 Palavras (12 Páginas)  •  160 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE PAULISTA

LAURA CAROLINA MIRANDA MARQUES

RA 1813941

TELEFÔNICA VIVO

PIM III

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2018

UNIVERSIDADE PAULISTA

LAURA CAROLINA MIRANDA MARQUES

RA 1813941

TELEFÔNICA VIVO

PIM III

 

[pic 1]

SÃO JOSÉ DOS CAMPOS

2018

RESUMO

Esse Projeto Integrado Multidisciplinar (PIM III) tem por objetivo demonstrar de forma clara e objetiva, o funcionamento de uma empresa dentro das matérias estudadas como Gerenciamento de pessoas, explicando o Ciclo Motivacional e suas barreiras, Estatística aplicada com dados da empresa e a Contabilidade, com a finalidade de colocar em prática os conhecimentos teóricos. Dessa forma se apresenta a empresa TELEFÔNICA BRASIL S/A VIVO S/A do ramo de telefônico que comercializa linhas telefônicas móveis e fixas, internet e TV por assinatura. A Empresa presa pela inovação e a qualidade dos seus serviços, visando ser uma OnLife Telco, que significa proporcionar uma Vida Conectada digitalmente para seus clientes.

Palavras-chave: Objetivo, conhecimento, qualidade.

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO............................................................................................05

2. GERENCIAMENTO DE PESSOAS............................................................06

2.1 MOTIVAÇÃO............................................................................................07

2.2 CICLO MOTIVACIONAL..........................................................................07

2.3 TEORIA DAS NECESSIDADES DE MASLOW.......................................08

2.4 TEORIA DE DOIS FATORES DE HERZBERG........................................09

2.5 TEORIA DAS NECESSIDADES DE MC CLELLAND..............................10

2.6 MC GREGOR: TEORIA DA PARTICIPAÇÃO..........................................10

2.7 VROOM: TEORIA DA EXPECTATIVA.....................................................12

2.8 EDWIN LOCKE: TEORIA DOS OBJETIVOS...........................................12

2.9 TEORIA DO REFORÇO............................................................................12

3. ESTATÍSCA APLICADA.............................................................................13

3.1 ANÁLISE DE EX-FUNCIONÁRIOS DA TELEFÔNICA S/A VIVO S/A....13        

4. CONTABILIDADE.......................................................................................14

4.1 BALANÇO PATRIMONIAL TELEFÔNICA BRASIL S/A VIVO S/A.........15

4.2 DEMONSTRATIVO DO RESULTADO DO EXERCÍCIO...........................16

5. CONCLUSÃO...............................................................................................17

6. REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICAS...............................................................18

INTRODUÇÃO

O Presente Projeto Integrado Multidisciplinar ( PIM III) vem apresentar a empresa do ramo telefônico TELEFÔNICA BRASIL S/A VIVO S/A – CNPJ 02.558.157/0001-62 em que os seus produtos e serviços são comercializados no Brasil sob a marca VIVO. Para a Espanha e demais países da América Latina é comercializada pela Movistar, e para Alemanha, República Theca e Eslováquia sob a marca O2. A empresa começou sua história no Brasil em 1998 quando a Telesp foi adquirida pela Telefônica. Inicialmente  oferecia telefonia fixa, mas em 2007 com a incorporação da TVA passou a oferecer serviços de TV. Em 2010 adquiriu as ações da empresa VIVO. Já em 2012, passou a comercializar telefonia fixa e móvel, banda larga e TV por assinatura. Em 2015 adquiriu a GVT, para a oferta de telefonia fixa fora do estado de São Paulo.

Atualmente comercializa internet, telefonia fixa e móvel, TV por assinatura, internet 4G e aplicativos online. A partir dessas e outras informações e dados da empresa foram realizados estudos e pesquisas observando sua estrutura em relação a Gerenciamento de Pessoas, Estatística Aplicada e Contabiliade, para que com destreza os conhecimentos teóricos sejam colocados em prática, colaborando no ensino-aprendizagem.

1 - GERENCIAMENTO DE PESSOAS

Gerenciamento de Pessoas ou Recursos Humanos, são denominações para o setor da empresa que viabiliza a comunicação entre empregador/empregado, a tornando uma empresa mais humana. Seu objetivo é estabelecer a relação entre funcionários e a organização, para que seja produtiva, motivadora e esclarecida entre todos os envolvidos.

O setor tem grande responsabilidade para treinar, capacitar e envolver os seus funcionários. Dessa forma o crescimento também acontece para os empregados, e não somente para empresa. Pois assim a instituição mantém e capacita os funcionários que ela deseja e necessita e ao mesmo tempo, proporciona crescimento profissional a todos os seus colaboradores.

Segundo Chiavenato (2002, p. 20) "A Gestão de Pessoas se baseia em três aspectos fundamentais: 1. As pessoas como seres humanos; 2. As pessoas são como mero recursos (humanos) organizacionais; 3. As pessoas como parceiros da organização".

Portanto é fundamental para a empresa que deseja ter um bom negócio lucrativo e próspero, entender a importância de um funcionário bem escolhido cada qual para o seu cargo, treinado, estimulado e profissionalmente desenvolvido. Fazer com que o empregado se sinta responsável e dominante sobre os objetivos, metas e visões a curto e longo prazo.

Na empresa estudada, a preocupação com o funcionário no profissional e particular, se faz muito presente. De acordo com a Revista Abril ( agosto de 2013) os funcionários da Telefônica Vivo sabem de trás para frente os cinco pilares que movimentam a empresa: +cliente, +ágil, +digital, +global e +líder. A empresa afirma ainda que esses pilares são o caminho para os que desejam crescimento profissional. Além disso, acreditam e investem em ações para saúde e qualidade de vida. Existe um programa chamado Nosso Clube , que concede descontos para lazer como jogos de futebol e aulas de dança. Ainda também oferecem o benefício de 50% de desconto em remédios com a apresentação da receita, para funcionários e dependentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.3 Kb)   pdf (232.9 Kb)   docx (106 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com