TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Integrador - A estratégias de embalagem e armazenagem dentro de projeto logístico .

Por:   •  2/4/2016  •  Projeto de pesquisa  •  7.156 Palavras (29 Páginas)  •  946 Visualizações

Página 1 de 29

1 INTRODUÇÃO

A Avon é uma empresa que tem como publico alvo as mulheres. A maioria dos seus produtos é fabricada para atender a esse publico. Esta organização conta com as mulheres não somente no uso dos seus produtos mais também na venda dos mesmos. Segundo a Avon, a força feminina é o que tem ajudado a se manter no mercado a mais um século de forma competitiva.

Esta empresa sempre demonstrou preocupação com as mulheres, não simplesmente porque precisa atender suas expectativas em relação aos seus produtos e suas vendas, mais também pela responsabilidade social. É por este motivo que a Avon investe em diversas partes do mundo ações com o intuito de satisfazer a necessidade feminina.    

O sucesso desta organização teve inicio de forma indireta, pois o seu fundador David McConnell não era vendedor de perfumes mais sim de livros, porém quem comprava os seus livros recebia como oferta um perfume de ótima fragrância. Os perfumes passaram a ter uma repercussão bem maior que os livros que era o carro chefe David McConnell. Percebendo que os perfumes estavam sendo muito bem aceito no mercado David decidiu mudar de ramo, a partir de então nasce a Califórnia Perfumes em Nova York.

David McConnell assumiu o risco de mudar de ramo e a organização passou crescer assustadoramente, com o passar do tempo levou o nome de Avon Cosméticos. Junto com o crescimento vieram também alguns problemas logísticos, os quais tornaram necessários serem diagnosticados. Este é um dos objetivos deste projeto identificar peculiaridades nas estratégias de embalagem e armazenagem desta organização.    

Neste relatório descreveremos o modelo de gerenciamento de projetos da organização em estudo bem como identificaremos o tipo de tecnologia, métodos e estratégias utilizados por ela para terem êxito em gerencia de projetos. Mais adiante serão identificadas as práticas de armazenagem e embalagem adotadas pela Avon, e será descrito como ela utiliza métodos logísticos para fazer entregas de produtos vendidos. O leitor entenderá que para esta empresa manter uma elogiável logística fazendo entregas até mesmo em locais que o correio não chega, é preciso haver uma boa gestão de produção que contribui com toda estratégia logística. Em fim será descrito os tipos de terminais utilizados e como esta organização se comporta dentro deles.

A metodologia utilizada para conseguir o resultado final deste projeto foi através de observações em equipe durante visita técnicas, onde foram entrevistados colaboradores, supervisores e vendedores, utilizamos vários recursos tais máquinas fotográficas, gravador de áudio, e câmeras filmadoras.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 EMBALAGEM E ARMAZENAMENTO DE PRODUTOS

Partindo de uma definição básica armazenagem é a recepção arrumação e conservação temporária ou permanente de produtos acabados ou semiacabados; aprofundando ela assume uma grande importância na diminuição dos custos operacionais. O layout deve ser planejado e escolhido de acordo com a necessidade de cada organização ou tipo de material a ser armazenado, este planejamento deve está atento também às variações de demanda, modificação dos produtos armazenados e a possível obsolescência de suas instalações. Para um melhor desempenho este armazém precisa dispor de equipamentos que auxiliem ou até mesmo realizem a tarefa de carga, descarga e manuseio dos materiais, tais equipamentos precisam ser analisados e adequados levando em consideração o layout do armazém e do tipo de material armazenado geralmente empilhadeiras, esteira transportadora e carrinhos entre outros.

Dentro dos processos logísticos a embalagem atua como forma de manuseio, segurança, armazenagem e transporte de produtos até o consumidor final. Estatísticas comprovam que nos Estados Unidos perdem anualmente bilhões de dólares em danos de transporte. No Brasil embora não haja dados, sabe-se que os prejuízos também são grandes preocupada com essas perdas. Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) vem criando e aperfeiçoando normas técnicas para embalagens (DIAS, 2010 p. 166).  As embalagens mais utilizadas e que permitem uma movimentação segura são:        

Caixas de papelão; facilita o manuseio e podem ser guardadas abertas o que diminui o espaço ocupado, protege a mercadoria da poeira.

Tambores metálicos; muito utilizados em transportes de líquido, fluído e nos navios pela sua insuperável resistência.

Recipientes plásticos; geralmente de polietileno, já com grande adesão no lugar do vidro pela indústria pode ser usada em diversos produtos, apenas com pequena recomendação para produtos voláteis devido à permeabilidade de vapores e gases.

Dentre outras estas são as chamadas embalagens secundárias que agrupam grandes quantidades, precisa ser apropriada para a segurança o manejo e protegê-los de avarias e impactos que possam comprometer a qualidade e integridade.

 A comunicação é um fator importante para a identificação e para o perfeito manuseio dos mesmos precisa se informado o conteúdo das embalagens suas especificações de segurança já que isso impacta no processo de separação de pedidos e isso acarreta em economia de tempo e possibilita uma maior eficiência no processo logístico.

A embalagem do ponto de vista do marketing é a ligação principal e inicial entre o consumidor e o produto por isso, ela é muito bem pensada para que o produto se faça perceber pelo consumidor, ela precisa chamar a atenção nas gôndolas, trazer as informações do produto e despertar o desejo de compra do consumidor. Um estudo realizado pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) mostrou que entre produtos semelhantes, o consumidor acaba preferindo o que possui a embalagem mais atraente bela e prática, estando inclusive disposto a experimentar uma marca nova se a embalagem desta possuir tais características.

A maioria das embalagens é utilizada uma única vez não sendo recicladas vão para o lixo as de plástico demoram centenas de anos pra se degradar o que é um fato alarmante diante das preocupações com o desenvolvimento sustentável e as questões ecológicas, empresas que adotam as praticas de reciclagem, matérias alternativos e o refis nas  embalagens dos seus produtos tem conquistado destaque no mercado e isso já as permitem um diferencial competitivo.

2.2 TERMINAIS E ADUANA

        Os terminais são classificados como pontos de inicio ou fim de cargas, servidos por equipamentos que servem para apoios de partidas, chegada, carga ou descarga logo em sua criação, com o passar do tempo esses terminais foram sendo adaptados para que transportasse também cargas humanas de modos que viessem acelerar o crescimento urbano para as interfaces entre setores produtores ou consumidores e o transporte de seus produtos ou insumos. Os terminais de transporte apresentam vantagens de já estarem familiarizados com a passagem de diferentes tipos de produtos e isso contribui para potencializar a oportunidade de se colocarem, no cenário da logística, como um ponto propício para o compartilhamento de soluções logísticas integradas mesmo entre setores e entre produtos diferentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.2 Kb)   pdf (358.1 Kb)   docx (107.8 Kb)  
Continuar por mais 28 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com