TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO INTEGRADOR II – PLANO DE CONTROLADORIA - PROJETO PARCIAL

Por:   •  11/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  4.047 Palavras (17 Páginas)  •  1.057 Visualizações

Página 1 de 17

[pic 1]

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

KÁTIA ANASTÁCIO DA SILVA - RA 8744981874

 PROJETO INTEGRADOR II – PLANO DE CONTROLADORIA- PROJETO PARCIAL

JUNDIAÍ / SP

Abril 2017

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CIÊNCIAS CONTÁBEIS

KÁTIA ANASTÁCIO DA SILVARA 8744981874

PROJETO INTEGRADOR II – PLANO DE CONTROLADORIA- PROJETO PARCIAL

Desafio de Aprendizagem apresentada ao Curso de Ciências Contábeis da Universidade Anhanguera – UNIDERP. Apresentado como requisito parcial da Profª tutora EAD Andreliza de Oliveira.

JUNDIAÍ / SP

Abril 2017

Sumário

1.        INTRODUÇÃO:        4

1.1        CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA        6

1.2        PROBLEMAS ENCONTRADOS        6

1.3        JUSTIFICATIVA        6

1.4 OBJETIVOS        8

1.4.1 Objetivo Geral        8

1.4.2 Objetivos específicos        8

1.5 Políticas da Empresa        8

1.5.1 Valores        8

1.5.2 Visão        9

1.5.3 Missão        9

1.5.4Metas e Objetivos        9

1.6 A gestão do estoque        9

1.6.1 Custo de estoque        11

1.6.2 Níveis de estoque        12

1.6.3 Controle de estoque        12

2. A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA INTERNA NAS ORGANIZAÇÕES        13

2.1. Plano de coleta de dados para auditoria        13

2.2. Processo atual de compras de mercadorias        14

2.2.1 Controle de compras atual        15

2.2.2 Controle de estoque atual        15

2.2.3 Análise da situação atual        15

3. EVA-Economic Value Added (VALOR ECONÔMICO ADICIONADO)        16

4. CONCLUSÃO PARCIAL        17

  1. INTRODUÇÃO:

A atividade varejista no Brasil teve o desenvolvimento de seus métodos de gestão atrasado quando comparamos com o ambiente industrial, principalmente nos processos relativos à gestão de estoque.

A gestão de estoque no varejo brasileiro foi, durante muito tempo, relegada a segundo plano nas preocupações dos gestores das empresas. Antes, em virtude da quase inexistência de grandes redes varejistas por seus proprietários e estes executava a gestão de seus negócios utilizando sua experiência prática. Faziam reposição de mercadores ou compra dos itens “da moda” quando visitados por fornecedores, definindo quantidade a adquirir de maneira errada.

Durante anos em que a inflação dominou a economia brasileira, os estoques não eram uma grande preocupação, já que o fato de ter produtos estocados era a garantia de valorização sobre o dinheiro investido, das grandes redes, e o fim da economia moldada pela inflação o mercado mudou muito.

Percebemos que aconteceu uma grande transformação no comercio varejista. O consumidor esta cada vez mais exigente. Espera encontrar na loja a maior variedade de produtos, melhor atendimento e sempre preços mais competitivos.

Essa mudança no comportamento dos clientes serviu como alerta para o pequeno varejo. O comerciante percebeu que se não implantasse mudanças rapidamente, tornando-se mais competitivo, correria o risco de desaparecer. Uma dessas mudanças exigidas é a melhor gestão de suprimentos. Com isto, pequenas empresas podem criar condições favoráveis para enfrentar as exigências do mercado.

Observa-se que, por exigência do Fisco estadual, a utilização de equipamentos emissores de cupons fiscais acoplados a leitores de código de barras e suportados por sistemas de transferência eletrônica de fundos para efetuar o registro e o pagamento das vendas das mercadorias, esta disseminada mesmo entre os pequenos mercados, o que fez crescer a produtividade na operação da chamada “frente-de-caixa”. Além de aumentar a velocidade do registro das mercadorias, reduzir os erros de digitação e agilizar o atendimento ao cliente, a leitura ótica permitiu o registro eletrônico das vendas item a item, gerando informações que podem ser utilizadas para efetuar individualmente a baixa do estoque das mercadorias vendidas e calcular a saída média de cada item. Essas informações são de suma importância para uma gestão eficiente de estoques, tornando-se, assim, de grande valia, uma vez que a gestão de estoque reveste-se de fundamental importância para o aumento da eficiência da empresa supermercadista.

A gestão do comercio varejista de supermercado envolver negociação, compra, transporte, armazenagem, apresentação e venda de uma quantidade e variedade muito grande de itens fornecidos por um vasto número de fabricantes e distribuidores. Nesse mercado altamente competitivo, as margens são estreitas, os custos de operação precisam ser mantidos sob controle e a rapidez com as transações se concretizam é um fator critico de sucesso.

Este trabalho visa propor uma reestruturação da gestão da cadeia de suprimentos do Supermercado Panotim, utilizando a ferramenta disponível para a gestão de estoque, ressaltado a importância deste controle para a rentabilidade da empresa e também para melhorar a eficiência no atendimento ao cliente.

  1. CARACTERIZAÇÃO DA EMPRESA

O Panontim Supermercado iniciou sua comercialização e distribuição na cidade de Vargem em Junho de 2006. Atua no comércio varejista de mercadorias em geral, com predominância de produtos alimentícios, oferecendo uma ampla variedade de produtos. Com instalações próprias, os equipamentos proporcionam maior segurança e qualidade desde a manipulação e armazenamento dos produtos.

Tradição, inovação, respeito e qualidade, valores que resumem toda a história do Panontim Supermercado.

  1. PROBLEMAS ENCONTRADOS

A organização estudada possui enorme variedade de produtos e marcas, o que resulta em uma grande quantidade de fornecedores, com diferentes tamanhos e que estão espalhados em diversas regiões. Essa pluralidade de fornecedores faz com que a empresa trabalhe com diferentes prazos de entrega, pagamentos e sistemas de estocagem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.1 Kb)   pdf (214.7 Kb)   docx (34.4 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com