Projeto Integrador: Desenvolvimento Cognitivo infantil
Por: VIVIAN EUGENIA • 18/9/2018 • Trabalho acadêmico • 745 Palavras (3 Páginas) • 511 Visualizações
“Projeto Integrador: Desenvolvimento Cognitivo infantil”
A. Carga Horária
80 horas
B. Introdução
O “Projeto Integrador: Desenvolvimento Cognitivo infantil” visa propiciar ao aluno o contato com as diferentes fases do desenvolvimento cognitivo na infância com a vivência da aplicação das provas piagetianas.
C. Objetivos gerais
Refletir acerca do desenvolvimento cognitivo infantil ao aplicar e corrigir as provas piagetianas. Desenvolvimento de relatórios com articulação teórica prática
Conteúdo
O Projeto Integrador: Desenvolvimento Cognitivo infantil está composto por dois tópicos: (1) Aplicação das provas piagetianas de acordo com a faixa etária da criança e correção dessas provas; (2) construção de um relatório com a articulação da teoria e prática da fase de desenvolvimento cognitivo da criança.
O aluno poderá escolher uma dentro as 4 fases do desenvolvimento cognitivo proposto por Jean Piaget:
- estágio sensório-motor: de 0 a aproximadamente 18 ou 24 meses
- estágio pré-operatório: aproximadamente de 2 a 6/7 anos
- estágio operatório-concreto: de cerca de 7 até aproximadamente 11/12 anos
- estágio formal: a parti de 11/12 anos.
Habilidades e Competências
- Capacidade de observação
- Capacidade de análise e organização
- Comunicação escrita
- Diferenciar e relacionas as diferentes fases do desenvolvimento cognitivo infantil
- Respeito aos princípios éticos
D. Planograma
O conteúdo da disciplina “Projeto integrador” contempla: orientações presenciais para o desenvolvimento do projeto; aplicação e correção das provas piagetianas; elaboração de um trabalho escrito que contemple a articulação teórico prática da fase do desenvolvimento infantil com base em artigos científicos, com posterior apresentação em sala de aula.
| Semana | Planograma | 
| 01 | Apresentação do Plano de Ensino; metodologia utilizada nas aulas, bibliografia da disciplina e seleção dos grupos de trabalho | 
| 02 | Orientação para a aplicação das provas piagetianas de acordo com cada fase do desenvolvimento cognitivo infantil | 
| 03 | Busca em banco de dados de 03 a 04 artigos científicos para elaboração do trabalho (Scielo, Google Acadêmico, Proquest ou outro banco de dados) | 
| 04 | Leitura dos artigos selecionados | 
| 05 | Leitura dos artigos selecionados | 
| 06 | Elaboração de Resenha dos artigos selecionados | 
| 07 | Elaboração de Resenha dos artigos selecionados | 
| 08 | Elaboração da Introdução do Relatório | 
| 09 | Elaboração do Desenvolvimento do Relatório | 
| 10 | Elaboração do Desenvolvimento do Relatório | 
| 11 | Descrição da Prova Piagetiana Aplicada | 
| 12 | Elaboração da Discussão do Relatório | 
| 13 | Elaboração das Considerações Finais do Relatório | 
| 14 | Elaboração do Power-Point para apresentação do Trabalho | 
| 15 | Elaboração do Power-Point para apresentação do Trabalho | 
| 16 | Apresentação dos Trabalhos em Grupo | 
| 17 | Apresentação dos Trabalhos em Grupo | 
| 18 | Apresentação dos Trabalhos em Grupo | 
| 19 | Apresentação dos Trabalhos em Grupo | 
| 20 | Encerramento da Disciplina | 
E. Estratégias / Metodologias
O projeto integrador reforça a necessidade e importância da potencialização do processo de aprendizagem do aluno, facilitando a retenção dos conhecimentos adquiridos, com o uso de atividades que contemplem a correlação teórico-prática dos conteúdos abordados.
As orientações quanto ao desenvolvimento do projeto serão realizadas em sala de aula pelo docente responsável pela disciplina “Desenvolvimento Humano: Bebês, Crianças e Adolescentes”
...
