TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL

Por:   •  6/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  893 Palavras (4 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 4

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

Andreia Inácio de Souza

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL

[pic 3]

Goiânia

2015

Andreia Inácio de Souza

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO INFANTIL

Produção textual em grupo apresentado à Universidade Norte do Paraná – UNOPAR, no 5º período do curso de Pedagogia.

Professores: Raquel Corrêa Lemos

                    Keila Tatiana Boni

                      Maurilio Cristiano Batista Bergamo

                      Marlizeti Bonafini Steinie

                      Rosely Montagnini

Goiânia

2015

Introdução

Cognição refere-se a um conjunto de habilidades cerebrais/mentais necessárias para a obtenção de conhecimento sobre o mundo. Tais habilidades envolvem pensamento, raciocínio, abstração, linguagem, memória, atenção, criatividade, capacidade de resolução de problemas, entre outras funções. O livro escolhido para relatar a sobre o desenvolvimento cognitivo foi a O casamento da Macaca da autora Paula Browne, falando da importância da leitura durante o período infantil os pontos positivos e como pode ajudas no desenvolvimento da criança.

Desenvolvimento cognitivo infantil

O conceito de cognição, portanto, nos remete aos processos cognitivos que são desenvolvidos desde a mais tenra infância até os findos anos do envelhecimento. Importante notar que o desenvolvimento está diretamente relacionado à aprendizagem, ou seja, um não ocorre sem o outro. Este processo acontece em espiral crescente nos dando a noção de avanços no desenvolvimento em contínuo crescimento: desenvolvimento, adaptação e aprendizagem.

Atualmente, a literatura para crianças ganha cada vez mais destaque Fundamental na formação do indivíduo, o hábito da leitura na infância ajuda a despertar na criança o senso crítico, além de auxiliar o aprendizado, a base do pensamento é a linguagem e a literatura fornece à infância alimentos primordiais para seu desenvolvimento: palavras significantes e imaginação.

O livro O casamento da macaca relata a história de uma macaca que queria muito casar, mais ao ficar tão feliz ela demora demais para se arruma e quando chega ao local que e uma festa junina o seu parceiro o bode havia se casado já, nisso a macaca fica muito triste mais não demora muito a aparecer outro noivo para você, se casando com ele eta casamentão! minhas felicitações, macaca e viva são João.  A leitura de textos de literatura infantil, mesmo para crianças ainda não alfabetizadas, é um caminho que leva a criança a desenvolver a imaginação, emoções e sentimentos de forma prazerosa e significativa.

O desenvolvimento cognitivo da criança tem a ver com os diferentes estágios nas que se desenvolve a sua inteligência. O desenvolvimento cognitivo infantil está unido com o emocional como com o desenvolvimento social e o biológico. Além das histórias permeadas de fantasia, a literatura infantil apresenta uma peculiaridade elementar: a ilustração. A representação imagética é um outro olhar sobre o texto no livro infantil, Por meio da leitura, a criança desenvolve a criatividade, a imaginação e adquire cultura, conhecimentos e valores, Ouvir histórias é um acontecimento tão prazeroso que desperta o interesse das pessoas em todas as idades. Se os adultos adoram ouvir uma boa história, um “bom causo”, a criança é capaz de se interessar e gostar ainda mais por elas, já que sua capacidade de imaginar é mais intensa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (87.1 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com