TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL PARA O DESENVOLVIMENTO COGNITIVO DA CRIANÇA

Por:   •  15/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.245 Palavras (5 Páginas)  •  562 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

3        CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS        



  1. INTRODUÇÃO

Promover a leitura é um compromisso de todos que participam do processo de educação principalmente na educação infantil. A literatura infantil é um recurso pedagógico, a linguagem que apresenta nos textos desta literatura permite o professor desenvolver suas práticas com este recurso, atraindo assim a atenção de seus educandos, auxiliando os no processo cognitivo da aprendizagem. Porque a partir da prática da leitura, a criança poderá desenvolver a visão de mundo inserindo. O exercício da fantasia e da imaginação permiti a compreensão do funcionamento comunicativo, escreve-se para ser lido; melhorar o conhecimento a respeito da leitura; aproximar o leitor dos textos e os tornar interessantes — condição para a leitura fluente; possibilitar produções orais, escritas e outras linguagens; informar como escrever; possibilitar o leitor compreender a relação que existe entre a fala e a escrita. A Literatura Infantil exerce um verdadeiro encantamento sobre as crianças, favorece imaginação, transmite emoções, Portanto, o trabalho em sala de aula pode ser guiado pela exploração de histórias infantis proporcionando momentos de aprendizagens para as crianças como o seu desenvolvimento psicológico, afetivo e social. Este trabalho tem a principal finalidade de verificar a contribuição da literatura infantil no desenvolvimento social e emocional da criança. Este trabalho procura evidenciar como a literatura infantil pode ser positiva neste processo enriquecer. Bakhtin (1992) expressa sobre a literatura infantil abordando que por ser um instrumento motivador ela é capaz de transformar o indivíduo em um sujeito ativo, responsável pela sua aprendizagem, que sabe compreender o contexto em que vive e modificá-lo de acordo com a sua necessidade.


  1. DESENVOLVIMENTO

A infância é a fase de muitas descobertas e da exploração do mundo. Para o desenvolvimento do ser humano nessa fase da vida, é essencial um ambiente favorável, que proporcione oportunidades para o aprendizado. Contar histórias pode contribuir para esse desenvolvimento, as histórias infantis estimulam a imaginação e a criatividade, permitem que alunos e professores melhorem suas habilidades. Ao realizar a leitura do texto do Livro “Branca de neve e os sete anões” que relata o fato de uma madrasta que não gostava de sua enteada e por isso queria matá-la, branca de neve foge e vai viver na casa dos sete anões, a madrasta a reencontra e oferece uma maçã envenenada para branca de neve que desmaia, em seguida aparece um príncipe que se apaixona por ela, os dois se casam e vivem felizes para sempre. Através desta literatura é possível explorar diversas modalidades de interpretações e inserções de conteúdos matemáticos e da linguagem de modo que as crianças se apropriam dos princípios aritméticos uma vez que no desenvolvimento da história apresenta a passagem... “os sete anões” ..., permite se que as crianças façam comparações, pois nesta faixa etária já possuem noções de contagem, de quantidades, espaço e forma, uma vez que estas informações aparecem no discorrer da história. Além disso, estes tipos de literatura estimulam o desenvolvimento de funções cognitivas importantes para o pensamento, tais como a comparação (entre figuras e textos), o raciocínio lógico, as relações espaciais e temporais (toda história tem início, meio e fim). Os enredos geralmente são organizados de forma que um conteúdo moral possa ser inferido das ações dos personagens e isso colabora para a construção da ética em nossas crianças. Na história, a criança pode se projetar momentaneamente nos personagens e penetra no mundo da fantasia, vivenciando um contato mais estreito com seus sentimentos e elaborando seus conflitos e emoções. Desta maneira, ela cresce e se desenvolve. A história funciona como uma ponte entre o real e o imaginário. Como bem o explica Aroeira, (1996, p.141)

(…) Por meio da história, a criança observa diferentes pontos de vista, vários discursos e registros da língua. Amplia sua percepção de tempo e espaço e o seu vocabulário". Ela desenvolve a reflexão e o espírito crítico, pois a partir da leitura, "(…) Ela pode pensar, duvidar, se perguntar, questionar...

 Acentuar a importância da literatura infantil na sala de aula e fazer dela um Instrumento para o desenvolvimento da criança. Refletir como o professor pode elaborar práticas que estimulem o processo de interesse dos educandos pela literatura bem como do próprio educador, verificar a contribuição da literatura infantil no desenvolvimento social, emocional e cognitivo da criança uma vez que, a função da escola é preparar o aluno para a vida em sociedade, respeitar o outro, reconhecer-se com um ser capaz de intervir na realidade, enfim, oportunizar experiências e aprendizagens que venham a contribuir no desenvolvimento da criança. Saber como a literatura infantil pode influenciar de maneira positiva neste processo e enriquecer o planejamento do professor bem como sensibilizá-lo a fim de que possa imaginar e criar como as crianças são capazes de fazer naturalmente. O livro infantil promove a criatividade, a criticidade e a sensibilidade do pequeno leitor. Isso porque o escritor criativo brinca com as palavras, permitindo à criança, perceber as várias possibilidades semânticas, sintáticas e fonéticas da língua materna. O aspecto polissêmico do texto literário deve ser considerado na hora da escolha de um título infantil. Vale notar ainda que o livro de poesia potencialize essas características e é um ótimo recurso lítero-pedagógico no processo de ensino-aprendizagem. Na verdade, o livro infantil de qualidade proporciona a criança o conhecimento de mundo e sua capacidade de fazer associações e inferências. É preciso considerar no livro o projeto gráfico, as ilustrações e analisar se essas repetem ou complementam a história escrita, ampliando a capacidade de compreensão e interpretação da obra. Um livro de qualidade apresenta uma linguagem cuidada e tem valor estético. Muitas vezes, propõe trocadilhos, metáforas, provérbios, parlendas e jogos sonoros. Essas construções observadas e decodificadas contribuem para a formação do repertório literário do pequeno leitor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (146.7 Kb)   docx (51.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com