TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A literatura infantil no desenvolvimento cognitivo da criança

Por:   •  19/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.875 Palavras (8 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

rivanilda pereira da silva lira

trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL

Título: A literatura infantil no desenvolvimento cognitivo da criança

[pic 3]

Garanhuns

2015

RIVANILDA PEREIRA DA SILVA LIRA

trabalho interdisciplinar INDIVIDUAL

Título: A literatura infantil no desenvolvimento cognitivo da criança

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Alfabrtização e Letramento, Ensino de Matemática na Educação Infantil, Ensino de Natureza e Sociedade na Educação Infantil, Literatura Infanto-juvenil, Seminário Interdisciplinar V.

Profs. Raquel Corrêa Lemos, Keila Tatiana Boni, Maurílio Cristiano Batista Bergamo, Marizeti Bonafini Steinle, Rosely Montagnini.

Tutora eletrônica: Gláucia Marques Viola Venzi

Tutor(a) de sala: Janaina Carvalho Cordeiro

Garanhuns

2015

Introdução

O presente trabalho convida você para uma viagem ao universo da literatura infantil. Ler, pensar, sentir, ouvir, fantasiar, experimentar, tudo isso faz parte do nosso dia a dia e dá sentido á nossa vida, isso só acontece por meio da literatura. Ela significa a abertura de todas as janelas para entender o mundo por meio dos olhos dos autores e das experiências dos personagens.

Neste sentido o estudo inicia com um breve histórico da literatura infantil, enfoca a importância de ouvir histórias e do contato da criança desde cedo com o livro, e finalmente esboça algumas estratégias para desenvolver o hábito de ler.

Desenvolvimento

A literatura infantil pode e deve ser uma aliada no processo de ensino e aprendizagem. Integrante da literatura infantil ás fábulas são importantíssimas para formação da criança.

Elas são ferramentas imprescindíveis na concretização das ações pedagógicas, pois contribuem para formação humana sem eliminar o potencial fantasioso da criança.

                       Assim, este estudo analisou a obra da literatura infantil “Os Três Porquinhos” que na minha observação foi apontada como uma das mais apreciadas pelos alunos da Educação Infantil. A fábula relata a historia de três porquinhos irmãos, que foram morar na floresta, e para se proteger do lobo, decidiram construir individualmente suas casas.

                    Os porquinhos mais novos por ficar a toa, pelo prazer de brincar construíram casas não tão resistentes, enquanto o mais velho prevenido gastou todo seu tempo construindo uma linda casa de tijolos. A história traz vários momentos de valores. O primeiro momento é quando os porquinhos decidem construir suas casas.

Há uma clara oposição da preguiça e do desleixo dos irmãos mais novos com relação ao irmão mais velho que demonstra prontidão e dedicação. A função deste valor para as crianças é o de demonstrar que as tarefas que precisam ser executados com dedicação.

Em um segundo momento podemos identificar o valor da inteligência e do planejamento, ao construir a casa de tijolos, com a compreensão das necessidades do momento. Outro aspecto é o da evolução do ser humano com relação à construção da moradia, a casa de tijolos é o símbolo da socialização.

                     Na construção do sujeito social vemos o comportamento de respeito á integridade física e a propriedade privada, pois estes valores são base da nossa sociedade, assim sendo, o lobo é bem definido como mau, e de que é errada a violação dos direitos individuais do outro. Esses conceitos que a história traz, tem uma clara função no desenvolvimento social da criança, é esperado que a mesma tenha domínio sobre a necessidade de prazer, e de amadurecimento.

                    Analisar obras direcionadas para o universo infantil torna-se imprescindível compreender que não somente o texto escrito é responsável para formar a consciência, percepções e perspectivas sobre a realidade. As ilustrações têm também sua parcela de envolvimento, já que transmitem mensagens.

                    Os primeiros livros direcionados ao público infantil surgiram no século XVIII, com os autores La Fontaine e Charles Perrault escreviam suas obras, enfocando os contos de fadas. De lá pra cá, a literatura infantil foi ocupando seu espaço. Com isto, muitos autores foram surgindo, como os irmãos Grimm e Monteiro Lobato, imortalizados pela grandiosidade de suas obras.

Até as duas primeiras décadas do século XX, as obras didáticas produzidas para a infância, apresentavam um caráter ético-didático, ou seja, o livro tinha a finalidade única de educar, moldar a criança de acordo com as expectativas dos adultos. A obra dificilmente tinha o objetivo de tornar a leitura como fonte de prazer.

                     Hoje a literatura infantil é muito mais ampla e importante. Ela proporciona á criança um desenvolvimento emocional, social e cognitivo. Segundo Abramovich (1997) quando as crianças ouvem histórias, passam a visualizar de forma mais clara, sentimentos que têm em relação ao mundo. As histórias trabalham problemas típicos da infância, como medos, sentimentos de inveja e de carinho, curiosidade, além de ensinarem infinitos assuntos.

                     Neste sentido, quanto mais cedo à criança tiver contato com os livros e perceber o prazer que a literatura produz, maior será a probabilidade dela torna-se um adulto leitor. É importante que a instituição educacional e a família desenvolvam o hábito de leitura na criança desde cedo, considerando-a como uma das atividades mais importantes para o desenvolvimento do vocabulário.

                     Ao contar uma história, o educador precisa ter sensibilidade e empatia com o público, aprendendo e entendendo a importância do relacionamento direto com seus alunos, respeitando o direito que os mesmos têm de escolher a história que quer ouvir. O professor deve transmitir o seu sentimento e se envolver de maneira que consiga a atenção deles.

Atualmente é constante a reclamação dos educadores em relação á dificuldade de leitura que os alunos apresentam nas series iniciais, neste caso é evidente que a literatura infantil é um instrumento motivados, pois, as crianças têm acesso aos mais variados textos e gêneros textuais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)   pdf (105.3 Kb)   docx (26.6 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com