TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura no Desenvolvimento Cognitivo Infantil

Por:   •  28/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.428 Palavras (6 Páginas)  •  731 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]


SUMÁRIO

Sumário

1        INTRODUÇÃO        

2        DESENVOLVIMENTO        

3        ELEMENTOS DE APOIO AO TEXTO        

4        CONCLUSÃO        



  1. INTRODUÇÃO

Neste trabalho iremos analisar a obra “O dente ainda doía”, de Ana Terra. Por meio desta análise e fundamentada pela teoria, irei mostrar como a leitura e a literatura infantil inseridas na rotina de uma criança de Educação Infantil, contribuem para seu desenvolvimento cognitivo (inteligência) e afetivo (sentimentos, desejos, valores e emoções.

Mostrarei também que apenar ter muitos livros ao alcance da mão não é o suficiente para que haja essa interação da criança com o livro, de forma proveitosa. Para que ocorra o aprendizado mediante essa interação, é de suma importância o papel do Professor intermediando este processo. Mas não apenas observando, e sim criando experiências, ambientes, jogos, e outros, para que haja o aprendizado e a criação do habito de leitura da criança.

Esse entendimento é necessário para que nós como Educadores possamos ver que o trabalho com a leitura independe do gênero textual, e possamos transformar esse momento, não apenas em mais um momento de atividade, mas em uma possibilidade de acesso à cultura e de transformação social dos envolvidos.


  1. DESENVOLVIMENTO

“A Literatura Infantil é um alimento para a alma”. Sendo assim é muito importante que ela esteja inserida na rotina escolar. É importante fazer dela um hábito para a vida da criança, para formar essa criança como leitor. Isso porque desde a antiguidade, a Literatura não era voltada para infância, pois nem se existia concepção de infância. Somente no meio da Idade Moderna, com a necessidade de uma nova noção de família, que a concepção de infância passou a existir. E desde então começou a se publicar os primeiros livros voltados para esse público.

Por isso era muito difícil fazer com que a criança tivesse gosto pela leitura, pelo livro. A infância é a fase que o ser humano apresenta maior e mais significativa evolução no seu desenvolvimento, cognitivo, social e afetivo. É quando constrói conhecimentos e forma hábitos que vão durar toda a vida. Assim a Educação Infantil tem responsabilidade de apoio á essas construções. A sala de aula é um espaço privilegiado para o desenvolvimento do gosto pela literatura.

A literatura é uma rica fonte de descoberta de valores que podem ajudar a formar, o senso crítico da criança, formá-la como cidadã consciente e preparada para superar desafios. Muitos fatores induzem o processo de interesse e introdução á leitura. Sendo assim o professor deve não apenas propor atividades de leitura ou contação de historias para as crianças. O professor precisa se envolver nesse processo de forma a se planejar, organizar o espaço, o tempo, os materiais necessários para despertar na criança o interesse pela literatura.

Para desenvolver uma ação pedagógica valorosa e que seja apreciada pela criança é necessário levar em conta alguns fatores como: a cultura em que a criança está envolvida, os hábitos familiares que traz consigo, os interesses que a criança demonstra, dentre outros.

Porque é importante incentivar a leitura desde a tenra idade, sendo que nesse estágio as crianças nem sequer saber o que é um livro? Para elas aquilo é apenas mais um brinquedo como qualquer outro. Como o professor pode trabalhar Literatura com essas crianças de uma forma que as interesse e tenha valor pedagógico no desenvolvimento global da criança?

O professor precisa ser bem preparado e não ter medo de arriscar. Tem que ser um leitor “formado”, envolver-se no mundo da literatura, criar um ambiente desafiador e prazeroso a fim de promover essa interação com seus alunos. No berçário, isso pode ser feito por meio de livros coloridos, com texturas, cheiros, abre e fecha, uma gama imensa de material. Material esse que pode ser confeccionado pelo próprio professor. E necessário estar atento à segurança pois nessa idade o livro será apalpado, mordido, arrastado, cheirado, muito manipulado, e esta manipulação que vai ajudar a estabelecer o vínculo da criança com o livro. Logo elas perderam interesse por este livro e então será necessário a intervenção do professor para que o livro volte a ser interessante. Por meio de brincadeiras associadas a ele.

Para crianças maiores, a contação de história passa a ter um significado mais empolgante. Porém não apenas ‘ler as histórias em voz alta’, e sim incrementar a leitura, por meio de fantoches, figuras, músicas e outros objetos. E importante que o professor conheça bem o livro que irá utilizar.

O livro analisado neste trabalho é “O dente ainda doía” da autora Ana Terra, da editora DCL, ilustrado pela própria Ana Terra, 2012; livro este que faz parte de um projeto de incentivo à leitura de uma instituição privada, denominado “Leia para uma criança”. Projeto esse que visa resgatar a importância da Leitura desde a infância. O livro conta a história de um jacaré que estava com dor de dente, e vários animais vieram ajudá-lo dando sugestões para que o dente parasse de doer. Mas nada resolvia. O dente ainda doía.

Este livro pode trazer a oportunidade de trabalhar a interdisciplinaridade na escola. O livro aborda matemática por meio de contagem numérica, contado desde o número um, que se trata do próprio jacaré, e depois do numeral dois ao dez por meio de animais que vieram ajudá-lo. Além da contagem, pode se trabalhar a continuidade, a repetição, noções de natureza, por meio dos animais ilustrados, propondo a criança atividades simples como por exemplo: Qual barulho o sapo faz? Vamos imitá-lo? Que cor é o sapo? Onde ele mora? O que ele come? Permite também conhecer as experiências que a criança vivenciou por permitir perguntar por exemplo: Se já viu um sapo, onde, quando, quantos, ficou com medo e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)   pdf (149.5 Kb)   docx (18.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com