TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Metodologia

Por:   •  22/8/2016  •  Trabalho acadêmico  •  3.985 Palavras (16 Páginas)  •  232 Visualizações

Página 1 de 16

     [pic 1]                                                                                [pic 2]                                                                                                                                                     

EMPRESAS E MEIO AMBIENTE

COMPORTAMENTO DO ÓLEO E LIMPEZA DOS MARES

ANDERSON ITAPARICA DE AMORIM

ANSELMO DE ASSIS RODRIGUES

BEATRIZ SOUZA DA SILVA

GILSON LIMA FERREIRA

SÂMELA SANTOS SANTANA

LAURO DE FREITAS

2013

ANDERSON ITAPARICA DE AMORIM

ANSELMO DE ASSIS RODRIGUES

BEATRIZ SOUZA DA SILVA

GILSON LIMA FERREIRA

SÂMELA SANTOS SANTANA

EMPRESAS E MEIO AMBIENTE

COMPORTAMENTO DO ÓLEO E LIMPEZA DOS MARES

[pic 3]

 

LAURO DE FREITAS

2013

RESUMO

O petróleo tem origem a partir da matéria orgânica constituída de restos de vegetais e animais que, depositada em grandes bolsões formados entre as diversas camadas subterrâneas, submetidas a altas pressões, forma-se um óleo viscoso com densidade menor que o da água, que em ambiente marinho submetido a ação do vento e das correntes marítimas, espalha-se com bastante velocidade sobre a lâmina d’água.

 Para explorar e produzir petróleo é necessário identificar bacias sedimentares que podem estar localizadas em terra ou no mar e cada um com potencial de risco a acidentes ambientais. Estudos minuciosos de competência da Geologia são feitos para analisar as rochas e prever o comportamento do petróleo em grandes profundidades. No mar, as Unidades Marítimas são instalações utilizadas pela indústria do petróleo para o desenvolvimento das atividades de exploração do petróleo.

Diversos estudos e observações tem mostrado que o trafego marinho é o grande vilão da poluição por hidrocarbonetos, provocadas por descargas voluntárias de limpeza dos tanques dos navios ou por acidentes, mas existem outro motivos que levam a poluição como a exploração de poços de petróleo no mar, acidentes com petroleiros, refinarias e instalações petroquímicas e arrastamento de hidrocarbonetos por água das chuvas em áreas urbanas. Barcos recreativos e/ou de pesca também contribuem bastante para a poluição, mesmo que de forma insignificante.

Para a tentativa de limpeza dos mares são utilizados diversos tipos de contensões mecânicas ou químicas para evitar a contaminação generalizada da região afetada, prejudicando assim a fauna e flora, as diversas comunidades que vivem da cultura da pesca e o turismo. De outra forma, quando a maior parte do óleo é retirado da natureza, a utilização de dispersantes químicos é de fundamental importância, pois auxilia na degradação rápida das manchas favorecendo o processo de biodegradação.

A taxa de mortalidade dos animais marinhos ocorre nos primeiro estágio de vazamento, onde os elementos tóxicos mais leves do óleo dissolvem com mais rapidez na água que são o Benzeno e a Naftalina. A contaminação dos organismos marinhos varia de acordo com a intensidade destes componentes no petróleo. Óleos mais tóxicos como gás oil e querosene dissipam com mais rapidez deixando poucos resíduos, os efeitos mais devastadores podem ser local ou transitório ou persistir muitos anos após o derramamento e ainda dependendo do tamanho da mancha, destruir toda uma biodiversidade.

SUMARIO

1. INTRODUÇÃO............................................................................................05

2. IDENTIFICAÇÃO DO PROJETO............................................................06

3. REFERENCIAL TEORICO.......................................................................07

4. JUSTIFICATIVA........................................................................................10

5. OBJETIVO...................................................................................................11

6. METODOS E TÉCNICAS.........................................................................13

7. DESCRIÇÃO E DIAGNÓSTICOS...........................................................14

8. PROPOSTAS DE INTERVENÇÃO.........................................................15

9. REFERÊNCIA BIOGRÁFICA.................................................................16

1 INTRODUÇÃO

O petróleo é um tipo de combustível fóssil de origem animal e vegetal formado a milhões de anos. É uma substancia toxica que causa diversos tipos de poluição ambiental e o derramamento nos oceanos e mares causa danos profundos ao meio ambiente pela dificuldade de contensão por diversos fatores.

Um derramamento de óleo no mar pode acontecer por diversos fatores como falha de equipamentos, falha humana ou pressão exercida no fundo do oceano causando fissuras ou falhas no assoalho, escapando gás ou óleo. Em um acidente ambiental, são lançados no mar quantidades enormes desse produto, sendo espalhados pelas correntezas do mar e do ar.

A poluição pelo petróleo é muito toxica para animais marinhos e aves migratórias, alem de prejudicar indiretamente a população que vive ao redor das áreas atingidas.

Esse trabalho, através de revisão de literatura procura demonstrar os impactos negativos causados por um derramamento de petróleo no meio ambiente.

A necessidade de energia é uma realidade da nossa sociedade moderna, que busca essa energia através da exploração dos recursos naturais principalmente dos recursos fósseis  como o carvão mineral e o petróleo, sendo este ultimo o recurso mais usado para obtenção de energia mundial até hoje.

Entretanto, com a busca pelo recurso existe o ponto negativo que é o aumento da poluição no meio ambiente, e principalmente o meio aquático por conta do trefego marinho e pelas descargas voluntárias e acidentais dos navios neste meio, espalhando petróleo no mar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (27.9 Kb)   pdf (249.5 Kb)   docx (49.8 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com