TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar Ambiente Competitivo

Por:   •  24/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.489 Palavras (10 Páginas)  •  70 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

ADMINISTRAÇÃO

Ana Paula Scivittaro Cruz 29529930

Guilherme Alberti Ribeiro Malachias 24124893

Jayne Versão Viencz 12850373

Maria Mirliene Cordeiro Magalhães 26201780

Pamela Cristina França Domingos 27114643

PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE COMPETITIVO

BRASIL

2022

Ana Paula Scivittaro Cruz 29529930

Guilherme Alberti Ribeiro Malachias 24124893

Jayne Versão Viencz 12850373

Maria Mirliene Cordeiro Magalhães 26201780

Pamela Cristina França Domingos 27114643

PROJETO MULTIDISCIPLINAR AMBIENTE COMPETITIVO

Trabalho apresentado ao curso de Administração, como requisito para a conclusão da disciplina Projeto multidisciplinar ambiente - competitivo 2022, sob a orientação do Tutor Marcio Francisco.

BRASIL

2022

RESUMO

O presente trabalho, procura mostrar as fases que uma empresa de pequeno porte está passando. No início era apenas uma empresa familiar e depois se tornou uma empresa de médio porte. O objetivo do trabalho é mostrar os vários cenários que a pizzaria está enfrentando, onde ocorrem alguns contratempos e faz com que sejam procuradas alternativas e soluções (novas tecnologias, fornecedores, variedades), para que a sua pizzaria não entre em um declínio e acabe falindo. Com a abordagem do ambiente competitivo, vemos que o gestor, além de ter habilidade, dedicação, conhecimento, competência, deve ter um senso crítico do negócio e uma visão 360º para poder ser um tomador de decisões, tornar o negócio mais eficaz e ter um bom retorno financeiro.

Palavras chave: Estratégia; Concorrência; Marketing; Vantagem competitiva; ambiente empresarial.

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO ................................................................................. 5
  2. A EMPRESA .................................................................................... 5
  3. ANÁLISE CENÁRIO 1 ..................................................................... 6
  4. ANÁLISE CENÁRIO 2 ..................................................................... 7
  5. ANÁLISE CENÁRIO 3 ..................................................................... 8
  6. ANÁLISE CENÁRIO 4 ..................................................................... 9
  7. ANÁLISE SWOT CENÁRIO 4 .........................................................10
  8. CONCLUSÃO ................................................................................. 11
  9. REFERÊNCIAS .............................................................................. 11

  1. Introdução

Este trabalho, proposto pela disciplina Projeto Multidisciplinar - Ambiente competitivo, abordará a trajetória de uma empresa desde o seu início, com todas as mudanças, como o aumento da concorrência e a introdução no ambiente competitivo, fazendo com que seja necessário buscar alternativas para não ter o retorno financeiro afetado negativamente.

O trabalho foi baseado na empresa fictícia Face pizzaria, que iniciou como a única do bairro e com as mudanças do mercado, foi obrigada a se adaptar. Foram analisados quatro cenários de mercado para poder entender e explanar quais as principais vantagens competitivas e atrativos da empresa em cada um deles.

Para um maior aprofundamento, foram utilizadas as forças de Porter e análise SWOT.

Em todo esse processo, podemos analisar que, no ambiente competitivo, o gestor deve entender que o mercado não está estagnado e que se não forem feitas adaptações, a empresa pode perder posição e, consequentemente, diminuir o lucro.

Fatores de produção, fatores estratégicos, desenvolvimentos de mercado, de pessoas e financeiro precisam ser analisados para colocar a empresa em um patamar igualitário com outras do mesmo ramo e não perder espaço no mercado caso aconteçam novas mudanças.

  1. A empresa

O Sr. George é o retrato de muitos candidatos a empreendedores que sonham em abrir seu próprio negócio. Esses, em geral, possuem uma boa ideia, mas na hora que o projeto é colocado em prática, surgem as dificuldades. Por isso é necessário que haja planejamento, organização, execução e controle.

O Sr. George abriu a Face Pizza, conhecendo sua vizinhança e sem concorrentes em um perímetro confortável. A empresa oferecia boa localização, um produto único em seu bairro, além da qualidade do produto que justificava o valor praticado, o chamado custo-benefício. Além disso, tinha apenas dez opções no cardápio para não afetar a qualidade dos produtos.

A falta de concorrência deixava a Face Pizza em uma zona de conforto, mas o mercado é dinâmico e não admite que uma empresa se acomode, por isso é preciso estar atento.

Com o surgimento de novos concorrentes, é preciso mudar a sua forma de produção caseira e melhorar os preços, além de buscar outras alternativas, como cursos profissionalizantes aos funcionários para se especializarem e aumentar as vendas.

As cinco forças de Porter permitem que o ambiente competitivo seja analisado para que possa ser tomado um posicionamento estratégico. Essas forças foram desenvolvidas por Michael Porter, em 1979 e desde então, é uma importante ferramenta de estratégia de negócios.

No cenário da Face Pizza, todas as forças são úteis para entender melhor o mercado e formular estratégias de crescimento. Estudar a rivalidade entre os concorrentes pode indicar qual deles oferece mais risco ao declínio da empresa e criar alternativas baseada nos pontos fortes e fracos para enfrentar diretamente o concorrente.

A ameaça de novos entrantes encaixa perfeitamente no caso apresentado, uma vez que a única empresa que existia era do Sr. George e com o passar do tempo, foram surgindo novas empresas do mesmo ramo, portanto é necessário estudar barreiras para a entrada de concorrentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.9 Kb)   pdf (137.2 Kb)   docx (52 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com