TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar – Ambiente Operacional Pull Sport

Por:   •  9/4/2023  •  Trabalho acadêmico  •  2.873 Palavras (12 Páginas)  •  62 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 1]

UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL

CURSO ADMINISTRACAO BACHAREL

PROJETO MULTIDISCIPLINAR – AMBIENTE OPERACIONAL

PULL SPORT 

BRASIL

2022

ESTUDO DE CASO – PULL SPORT

Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Projeto Multidisciplinar – Ambiente Operacional, na Universidade Cruzeiro do Sul.

Tutor: RITA PEREIRA

BRASIL

2022


RESUMO

O Projeto Multidisciplinar Ambiente Operacional, apresenta o estudo de caso da empresa Pull Sport. Cuja área de produção é moda feminina. Oferecendo vestido e malhas de alta modernidade e qualidade aos seus clientes. A marca foi muito famosa e as mulheres se orgulhavam em poder usá-la. Apesar de todo esse sucesso, e sendo centro da atenção, a empresa enfrentava alguns problemas operacionais, pois os seus sócios não costumavam acompanhar o projeto, deixando seus colaboradores conduzirem todo o trabalho. Desta forma, a empresa ficava sobre o conhecimento de seus colaboradores. Três sócios entenderam que se fazia necessário um consultor para analisar a empresa e sugerir melhorias. Dentro das expectativas, seria necessário o aprimoramento da comunicação, organização, ansiedade dos funcionários e uma das principais, a desinformação. A estrutura organizacional foge aos detalhes, minando o conhecimento e o talento que a empresa detém. Este projeto é um estudo de caso, onde analisaremos seu conceito e sua forma de gerenciar toda a situação, respondendo às perguntas e revelando as razões de um trabalho tão produtivo.

Palavras-chave: Liderança, Organização, Processo, Comunicação, Hierarquia;

Sumário

Sumário        4

1.        INTRODUÇÃO        5

2.        DESENVOLVIMENTO        6

2.1        HIERARQUIA        6

2.2        DIVISÃO DE TAREFAS        6

2.3        GESTÃO DE MATERIAL DA EMPRESA, COMPRAS, ATUAÇÃO DOS FUNCIONARIOS E GESTÃO DE PESSOAS        6

2.4        PRINCIPIOS DA ADMINISTRAÇÃO        7

2.5        ESTILO DE LIDERANÇA DA EMPRESA        7

2.6        RELAÇAO ADMISSÃO E DEMISSÃO DA EMPRESA        8

2.7        CULTURA ORGANIZACIONAL        8

2.8        RELAÇAO DE PODER NA EMPRESA        9

2.9        ERA UMA BOA EMPRESA        9

2.10        O CONSULTOR ERROU        10

2.11        PONTOS POSITIVOS E NEGATIVOS        10

3.        CONCLUSÃO        11

4.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        12

  1. INTRODUÇÃO

O objetivo desse projeto será analisar de forma sistêmica o cenário organizacional da empresa Pull Sport, entendendo vários aspectos como: gestão, clima organizacional, cultura, estilos de liderança, hierarquia e processos.

Para isso, foi utilizado o método qualitativo, através de estudo de caso, a qual às questões propostas foram respondidas com base nos conteúdos das disciplinas já estudadas, com seus devidos referenciais teóricos.

A empresa Pull Sport, fabricante de vestidos e malhas de alta moda, qualidade e bom gosto. Já teve seu momento de sucesso e reconhecimento no mundo da moda, porém, enfrentava dificuldades administrativas que precisavam ser solucionadas, para que pudesse se manter no mercado.

Administrar, é entender o processo como um todo, desde questões burocráticas até o processo de produção e distribuição, isso auxilia na tomada de decisão do gestor. Não enxergar as ameaças coloca em risco a sobrevivência da empresa.

  1.  DESENVOLVIMENTO        

  1. HIERARQUIA

Composta por quatro sócios, o Sr. D.Z responsável por operações financeiras e administrativa, e os outros três atuavam diretamente com a parte de moda e estética.

O Sr. D.Z era o tomador de decisões importantes, tinha um estilo democrático, ouvia as opiniões de todos e se importava com elas. Os outros três sócios não manifestavam suas opiniões e nem questionava as outras opiniões, eles tinham um estilo bem liberal. A empresa não tinha um organograma, não era possível ter uma ordem nas decisões e das ações, em um momento o modelista chefe solicitou a demissão de um funcionário, sendo que ele não tinha tal autonomia sobre esta decisão.

  1. DIVISÃO DE TAREFAS

A empresa Pull Sport, era organizada por departamento e por funções e atividades. Havia também a separação física em um mesmo terreno (endereço), em um prédio ficava o departamento de malharia, e no prédio da frente os departamentos era dividido entre a administração e o almoxarifado no térreo, e a fábrica de modelagem ocupava os três andares superiores.  Portanto, existia uma divisam de tarefa no ambiente físico da empresa. Havia cargos definidos de acordo com suas responsabilidades e funções que eram divididas para cerca de 200 funcionários, fora as costureiras terceirizada. Havia cargo para cada função específica e especializada, como, gerente administrativo, departamento pessoal, departamento de vendas, de expedição, modelista chefe, costureiras e modelo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.1 Kb)   pdf (122.2 Kb)   docx (32.3 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com