TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto acadêmico

Por:   •  29/4/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.633 Palavras (7 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 7
  1. Etapa 2 – Planejamento estratégico da organização
  2. Análise SWOT:

A análise ambiental é um fator fundamental na estruturação de um plano de marketing que dê o retorno esperado para a empresa. Neste sentido, buscamos realizar a Análise SWOT da empresa Supermercado Compre Mais e Melhor nos sub-tópicos a seguir.

  1. Análise do ambiente externo.
  1. Forças Macroambientais.

Quanto à população, podemos dizer que as vendas do supermercado são influenciadas pelo número de adultos na a faixa etária de 28 anos até a faixa da melhor idade 65 anos, sendo este, portanto, o público alvo da empresa. Assim, com a tendência de envelhecimento da população que vem ocorrendo nos últimos anos, notamos o perigo que o Supermercado Compre Mais e Melhor corre quanto à sua sobrevivência. Outra variável que influi bastante nas suas vendas é o salário médio da população. Por oferecer um serviço considerado essencial para a maioria das pessoas, qualquer perda no poder aquisitivo refletirá num corte desses gastos não fundamentais, e sendo assim aumentando na inadimplência.

Os juros da economia também influenciam diretamente as atividades do Supermercado Compre Mais e Melhor, principalmente no que se refere à aquisição das mercadorias com os fornecedores, atividade que normalmente é feita com parcelamento. Uma alta nos juros significa maiores despesas no parcelamento com os fornecedores, o que quase sempre encarece o produto final, prejudicando as vendas. Os juros também influenciam no momento de tomada de empréstimos frente a terceiros, sendo esta a principal forma de aquisição de crédito para investimentos da empresa.

  1. Forças Microambientais

Em aspectos microambientais, notamos a influência de algumas variáveis como os clientes, concorrentes e fornecedores.

Quanto aos clientes da loja, observamos que, no que diz respeito ao acompanhamento das tendências de mercado, o Supermercado Compre Mais e Melhor está bem posicionada, já que atende as necessidades de seus clientes alvos o mais prontamente possível, sempre atentos às novas tendências e sempre de olho no que seus clientes procuram.

Os concorrentes da empresa são segmentados dentre as diversas áreas de empreendimentos da empresa. Portanto a concorrência esta direcionada entre estes setores e apresenta grandes riscos para a empresa como um todo, principalmente no que diz respeito ao “carro chefe” da empresa, que são os produtos do gênero alimentício.

Na questão dos fornecedores podemos dizer que a empresa preza sempre pela competência de serviços de entrega, portanto serão preferidos pela empresa aqueles fornecedores que são mais ágeis e confiáveis a aqueles que têm custos mais baixos, mas demoram na entrega. Portanto, um bom relacionamento com os fornecedores é de suma importância para a empresa.

O FOCO DA EMPRESA É CUSTO MAIS BAIXO!!! VAMOS INVERTER A DESCRIÇÃO... PREÇO X JUST IN TIME.

  1. Análise do ambiente interno.
  1. Forças

No que toca a questão do ambiente interno, podemos citar como pontos de força da empresa a sua liderança na repartição de horti-frutis, lacticínios e açougue com um atendimento e forma de pagamento bem diferenciado ao da concorrência. Assim, notamos que a empresa tem um excelente desempenho de vendas devido à sua capacidade de organização e distribuição. CONTRADIÇAO COM O PONTO FRACO Q DIZ QUE A EMPRESA PERDE CLIENTES DEVIDO A FALTA DE INFRAESTRUTURA.

Outro ponto bastante forte diz respeito ao treinamento e dedicação de seus vendedores. Estes são um atrativo a mais para a empresa, pois atendem os clientes da melhor forma possível, de modo à sempre ajudarem os mesmos quando o assunto é economia domestica.

Outro ponto forte da empresa é a sua localização em uma das ruas mais movimentadas do bairro, a Rua do Limoeiro. Neste local a empresa consegue atingir seu principal público alvo, que são pessoas de média a baixa renda, e também tem a possibilidade de atração de novos clientes, devido ao movimento.

VERIFICAR O NOME DA RUA NO CONTRATO SOCIAL

  1. Fraquezas

Os pontos fracos apresentados pela empresa podem ser exemplificados principalmente pela falta de infra-estrutura. Esta se traduz pela falta de ar condicionado, devido ao clima bastante quente da região. As suas piores conseqüências se refletem na perda de clientes pela falta de conforto assim como a perda de produtos devido a temperaturas inadequadas. Mas quanto ao ar condicionado é preciso analisar alguns fatores diferenciais como custos, e até mesmo se o público alvo da empresa quer mesmo o uso do ar condicionado, por se tratar de pessoas simples e que talvez ficassem inibidas pela aparência mais rebuscada do lugar, no caso da colocação dos aparelhos. Outra fraqueza de infra-estrutura é a falta de mais equipamentos de segurança, o que inibiria os pequenos furtos existentes.

  1. Análise da concorrência.

        Para uma análise profunda da concorrência que a empresa sofre, devemos levar em consideração alguns temas principais de estudo como estes; quem são os principais concorrentes da empresa, como fazer para descobrir as suas estratégias, seus objetivos, seus pontos fortes e fracos, seus padrões de reação a mudanças no mercado, como projetar um sistema de inteligência competitiva, determinar se a empresa concorrente se estabelecerá como líder de mercado, desafiante, seguidora, ou ocupante de nicho e como equilibrar as orientações de ação da empresa entre orientação para o cliente e à orientação para a concorrência.

        

  1. Identificação dos concorrentes.

Primeiramente iremos identificar os principais concorrentes do Supermercado Compre Mais e Melhor e iremos analisar o setor a que a empresa atua e neste nicho identificar alguns de seus concorrentes mais fortes.         

Como já conceituamos o Supermercado Compre Mais atua no setor alimentício na Rua do Limoeiro e neste nicho de mercado apresenta alguns concorrentes em alguns dos seus produtos de vendas. O setor com maior número de concorrentes para a empresa está certamente no setor de açougue, bebidas, frios e produtos de limpeza, devido ao grande número de empresas que atuam neste setor no atacado, e até mesmo outras empresas que acabam atuando no setor pela sua grande gama de produtos como é o caso do setor varejista. Assim, grande variedade de produtos é oferecida ao público forçando os preços e a margem de lucro de tais itens para baixo. Alguns dos seus principais rivais no ramo podem se dizer que são pelo menos dez pequenos estabelecimentos próximos ao bairro e alguns super e hiper mercados como o Savegnago, o Pão de Açúcar, o Wall Mart e o Carrefour.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (159.4 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com