TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Criação de Cooperativa de Reciclagem do Lixo

Por:   •  27/10/2018  •  Seminário  •  1.433 Palavras (6 Páginas)  •  249 Visualizações

Página 1 de 6

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

POLO DE ASSUNÇÃO DO PIAUÍ - PI

ANTÔNIO ROMÉRIO FERNANDES BEZERRA

FELIPE JOSÉ SOARES ANTUNES

JEAN CARLOS COSTA VASCONCELOS

JOSÉ FERNANDO SOARES NONATO

JOSÉ MOREIRA LIMA

DIAGNÓSTICO DE MERCADO.

ASSUNÇÃO DO PIAUÍ - PI

2018


UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ

NÚCLEO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO

POLO DE ASSUNÇÃO DO PIAUÍ - PI

DIAGNÓSTICO DE MERCADO.

Diagnóstico de Mercado como avaliação parcial da disciplina Seminário Temático 1 (Empreendedorismo) ministrada pela professora Samaira Souza do Curso de Bacharelado em Administração da Universidade Aberta do Piauí – UAPI.                                    

ASSUNÇÃO DO PIAUI - PI

2018

SUMÁRIO[pic 1][pic 2]

  1. INTRODUÇÃO...................................................................................

3

2    OBJETIVOS.......................................................................................

4

3   JUSTIFICATIVA..................................................................................

4

4    METODOLOGIA................................................................................

5

5   REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFIA............................................................            

6

  ANEXO I..................................................................................................

7

  ANEXO II..................................................................................................

9

  ANEXO III.................................................................................................

10


1 INTRODUÇÃO

A questão do descarte do lixo que produzimos diariamente figura entre um dos graves problemas ambientais no mundo. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), estima-se que 8 milhões de toneladas de resíduos plásticos entram nos oceanos do mundo a cada ano, e se não for tomadas medidas para redução, em 2050 teremos mais plásticos que peixes. O Brasil produz diariamente 240 mil toneladas de lixo, equivalente a aproximadamente 1 kg de lixo ao dia por habitante ( INOVARE PESQUISA, 2016).

A solução do problema passa entre outras ações pela reciclagem, um conjunto de técnicas de materiais descartados, reintroduzindo-os no ciclo produtivo. É umas das alternativas de tratamento de resíduos sólidos (lixo) mais vantajosas, tanto no ponto de vista ambiental quanto do social, reduzindo o consumo de recursos naturais, poupa energia e água, diminui o volume de lixo e gera emprego a milhares de pessoas em todo mundo ( BRASIL, 2018).

O município de Assunção do Piauí – PI, localizado a 240 km ao norte da Capital do Estado (Teresina) também enfrenta esse problema do lixo, não tendo coleta seletiva nem tampouco aterro sanitário. O lixo é depositado em um lixão a céu aberto na entrada da cidade sem nenhuma preocupação com as consequências que pode causar a saúde da população e ao meio ambiente.

Diante da situação acima exposta, e como parte da disciplina do curso de Bacharel em Administração pela Universidade Estadual do Piauí - Seminário Temático, cujo tema é empreendedorismo, nosso grupo teve a ideia de empreender de forma sustentável, que seria a constituição de uma cooperativa de catadores de lixo de Assunção do Piauí – COOCAPI, com a intenção de melhorar toda logística do lixo desde a separação nas residências, passando pela reutilização do que é reaproveitável até a chegada ao aterro sanitário.

2 OBJETIVOS

Geral

  •  Realizar o diagnóstico de mercado a fim de obter dados quanto à viabilidade na constituição de uma cooperativa de catadores de lixo na cidade de Assunção do Piauí.

Específicos

  • Conhecer a percepção da população com relação ao descarte do lixo em nosso município;

  •  Identificar o potencial de empreendimento como o lixo produzido, agregando valor àquilo que até então é descartado.

3 JUSTIFICATIVA

A Lei nº 12.305/10, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) é bastante atual e contém instrumentos importantes para permitir o avanço necessário ao País no enfrentamento dos principais problemas ambientais, sociais e econômicos decorrentes do manejo inadequado dos resíduos sólidos.

Prevê a prevenção e a redução na geração de resíduos, tendo como proposta a prática de hábitos de consumo sustentável e um conjunto de instrumentos para propiciar o aumento da reciclagem e da reutilização dos resíduos sólidos (aquilo que tem valor econômico e pode ser reciclado ou reaproveitado) e a destinação ambientalmente adequada dos rejeitos (aquilo que não pode ser reciclado ou reutilizado).

Por imposição legal e sem cumprir o prazo de adequação que era até 2014 os municípios brasileiros estão sendo obrigados a terem um plano de manejo do lixo. Assunção do Piauí, assim como a maioria dos municípios pequenos não tem regulamentação e nem ações que atendam a previsão legal.

Surge então a oportunidade de levantar essa bandeira, não somente pela questão legal, mas também ambiental e social. Haja vista que todos seriam beneficiados com a implantação de coleta seletiva no município.

4 METODOLOGIA

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (226.5 Kb)   docx (826.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com