TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto de Expansão de Negócios

Por:   •  22/4/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.097 Palavras (13 Páginas)  •  180 Visualizações

Página 1 de 13

Título: Projeto de expansão de negócios – Porto de Itaguaí – Conclusão

Disciplina: Gestão de Projetos

1 Introdução – descrição sumária do projeto

Inicialmente denominado como Porto de Sepetiba, o Porto de Itaguaí, é um porto localizado na cidade de Itaguaí, no estado do Rio de Janeiro e é considerado um dos maiores e mais modernos portos da América Latina.

O porto possui uma área operacional de 1,8 milhão de metros quadrados. Fica a 90 quilômetros do Rio e a 60 milhas marítimas do Porto do Rio. Em 2012, movimentou 57 milhões de toneladas de carga e 316.294 contêineres.

Sua relevância estratégica está em suas conexões com o restante do país:

Rodovias: BR-101 (Rio-Santos), BR-116 Presidente Dutra), BR-040 (Rio-Juiz de Fora), BR-465 (antiga Rio-São Paulo), RJ-099, RJ-105.

Através da BR-465, antiga Rio-São Paulo chega-se à rodovia Presidente Dutra (BR-116), principal ligação entre as regiões Sul, Sudeste e Nordeste, e através da BR-040 (Rio-Juiz de Fora), faz-se a ligação com os estados de Minas Gerais, Goiás e Distrito Federal, permitindo-se atingir as regiões Centro-Oeste e Norte.

Ferrovias:

Atende aos estados de Minas Gerais, Bahia e Goiás e ao Distrito Federal. Conexões interferroviárias são realizadas através da Ferrovia Paulista S.A., a partir de São Paulo e Jundiaí, atendendo a todo o interior do estado de São Paulo, atravessando ainda todo o vale do Paraíba.

Sua importância econômica na região dá-se de forma direta, gerando empregos, e de forma indireta, atraindo indústrias cujas atividades estão relacionadas à logística.

Através da reputação obtida por trabalhos realizados com excelência, a construtora foi contratada para atender à recente expansão do Porto de Itaguaí.

2 Problema

Para conseguir atuar de forma que mantenha o padrão de qualidade sempre oferecido ao mercado, a construtora precisa resolver um grande entrave que é a qualificação da mão de obra local – a região não possui profissionais qualificados para realizar a expansão do porto.

Na verdade, de acordo com pesquisa da CNI (Confederação Nacional da Indústria) e CBIC (Câmara Brasileira da Indústria da construção), a qualificação é o principal problema enfrentado pelas construtoras no país e 64% delas adotam o treinamento na própria empresa como solução:

[pic 1]

Já tive contato com diversos empresários da área de construção civil que corroboram a informação que normalmente buscar a mão de obra oriunda de regiões mais distantes, inviabilizaria financeiramente um projeto devido aos altos custos com salários, bonificações e dormitórios, além de grande impacto socioambiental com a introdução de um elevado número de trabalhadores na comunidade local (da qual não fazem parte), potencializando a geração de atritos, além de aumento significativo de resíduos.

3 Significância

Optou-se pela implantação de um centro profissionalizante na região próxima ao porto, visando a capacitação da mão de obra local, sendo desde já desconsideradas outras formas de resolução do problema, tal como, por exemplo,  a utilização de trabalhadores de outras localidades.

Desta forma, o projeto tem como pontos inegociáveis:

  • Mão de Obra: Local. Faz-se necessária integração à comunidade local, visando obliteração de pontos de atritos que prejudicariam a comunidade.
  • Meio ambiente: Minimizar o impacto ambiental, através da utilização de pessoas da comunidade (não haverá aumento de resíduos), através da parceria com o próprio Porto de Itajaí ou com a Prefeitura para utilização de infraestrutura já instalada, ou, a construção de uma nova estrutura ficando como legado para a comunidade local (escola, centro comunitário, centro cultural, etc).

4 Finalidade

Apresentar soluções com relação à qualificação de mão de obra local, que possibilitem à construtora realizar a expansão do Porto de Itaguaí com a excelente qualidade dos serviços pela qual é conhecida e com o menor impacto ambiental possível.

5 Propósito – produto/serviço

Implantação de um centro profissionalizante na região próxima ao porto visando a capacitação da mão de obra local.

6 Metas

Situações a serem analisadas concomitantemente:

- parceria com o Porto de Itaguaí para utilização de sua infraestrutura já instalada para implantação do centro de treinamento;

- buscar junto à Prefeitura local, espaço destinado à qualificação desta mão de obra, podendo ser, por exemplo, uma escola OU disponibilizar área com mínimo impacto ambiental, que possibilite construção do centro de treinamento, sem ônus financeiro/  tributário à construtora (devido às benesses oferecidas: qualificação da mão de obra local e à benfeitoria realizada no terreno cedido, a qual posteriormente poderá ser utilizado pela prefeitura como escola, centro comunitário, centro cultural, etc).

- utilização de educadores/profissionais locais visando melhor integração das atividades da construtora à comunidade local;

- obtenção de recursos financeiros para possibilitar a implementação do centro de treinamento e a qualificação da mão de obra;

7 Recursos

- Humanos: Professores e profissionais (com perfil para ensinar) para atuarem no centro de treinamento;

- Materiais: Utilização da infraestrutura do porto ou parceria com prefeitura local para utilização de local destinado à qualificação;

- Financeiros: Captação de recursos através da prefeitura do Rio de Janeiro,  financiamento com instituições financeiras ou diretamente através do BNDES;

8 Premissas

  • Adesão da população local ao treinamento;
  • Parceria com o Porto ou a Prefeitura local para espaço para o treinamento;
  • Linhas subsidiadas ou de longo prazo;
  • Aceitação à presença da empresa pela comunidade local;
  • Tratamento adequado de resíduos;
  • Relatórios sobre produtividade do RH;
  •  Avaliações de desempenho;
  •  Pesquisa com gestores;

9 Resultados diretos e indiretos esperados

Um centro de treinamento que irá gerar localmente:

- qualificação da mão de obra;

- aumento de renda para a comunidade local;

- desenvolvimento econômico e social para a cidade;

- atendimento pleno da expansão necessária do porto;

O principal objetivo deste trabalho foi apresentar soluções que possibilitassem a execução da ampliação do Porto de Itaguaí com consequente (e necessário) programa de capacitação e qualificação de mão de obra que não estavam disponíveis no local, sendo inviável a busca de profissionais de outras localidades.

A ampliação do porto almeja ser eficaz, eficiente e lucrativa para as três partes envolvidas: porto, construtora e sociedade local.

10 Indicadores e meios de verificação

Os indicadores de desempenho da qualificação da mão de obra serão analisados sob quatro aspectos principais (humano, material, financeiro e ambiental) e cada um destes, com alguns subitens, a saber: 

  1. Aspecto humano:

Qualificação da mão de obra: Em consonância com os pontos principais do projeto, trata-se da integração da sociedade ao projeto, deixando ao término deste, um legado de trabalhadores aptos a desenvolverem a comunidade local através de seus rendimentos oriundos de suas novas qualificações.  

Absenteísmo: Conceitua-se absenteísmo como sendo o índice que reflete a percentagem do tempo não trabalhado em decorrência das ausências em relação ao volume de atividade esperada ou planejada (CHIAVENATO, 2004). Neste caso, será considerado como a não aderência de membros da comunidade no treinamento oferecido pela construtora.

Este indicador foi selecionado, principalmente, devido à influência no andamento da obra, na produtividade dos funcionários e nos custos de produção.

Horas de treinamento: Segundo Chiavenato (2004), o treinamento é orientado para o presente, focalizando o cargo atual e buscando melhorar as habilidades e capacidades relacionadas com o desempenho imediato.

Este indicador foi selecionado em função da clara correlação entre treinamento e desempenho da mão de obra, abrangendo a eficiência e a eficácia.

Acidentes: Conforme Chiavenato (2004), a segurança do trabalho é o conjunto de medidas técnicas, educacional, médica e psicológica utilizadas para prevenir acidentes seja eliminado condições inseguras do ambiente, seja instrumento ou convencendo as pessoas da utilização de praticas preventivas. Ela é indispensável ao desempenho satisfatório do trabalho.

Novamente, em uníssono às diretrizes do projeto, a preservação da saúde dos membros da comunidade torna-se vital para que haja a integração harmoniosa e com reflexos positivos futuros da parceria.

Este indicador é reflexo da qualidade da qualificação e das horas de treinamento ofertados aos membros da comunidade.

Integração à comunidade: A construtora busca entender e adquirir a mesma crença ou ideal da comunidade local para que possa além de evitar provocar danos à mesma, capacitá-la ao desenvolvimento. De forma geral, busca-se que ao final do projeto, a comunidade esteja em melhor condição e tenha melhor potencial social, econômico e ambiental do que no início do projeto

  1. Aspecto Material

Utilização de material: As empresas de construção civil podem obter ganhos de eficiência no uso racional de material, seguindo um processo pré-estabelecido (desde o recebimento até a aplicação do material) e de reconhecido sucesso em obras anteriores.

Este indicador refletir-se-á também nos aspectos humanos (menor esforço), Financeiros (menor custo e desperdícios) e ambientais (menos resíduos).

Desperdício: Hoje, a racionalização dos materiais é o grande desafio das construtoras, minimizando tanto o impacto ambiental como o financeiro.

  1. Aspecto Financeiro

Gastos com treinamento: Não deve ser visto como um item negativo, mas sim como um investimento. Recentemente, a Sociedade Americana de Treinamento e Desenvolvimento divulgou que empresas americanas gastaram US$ 171,5 bilhões em educação e desenvolvimento em 2010, o último ano para o qual há dados. O reflexo disso é que a produtividade de um operário americano é cinco vezes maior que a de um equivalente brasileiro.

Este indicador será analisado sob o prisma de investimento, fazendo com que os altos valores iniciais despendidos sejam recuperados em produtividade a partir do início efetivo das atividades dos trabalhadores.

 

Custo captação de recursos: Como todos os outros índices, não deve ser visto isoladamente. O custo de captação será através de linhas adequadas ao financiamento de longo prazo, com taxas subsidiadas ou menores que as comumente praticadas no mercado.

 

  1. Aspecto Ambiental

Resíduos sem tratamento/direcionamento

A construção civil, sendo uma atividade de transformação, tem como característica o consumo de enormes quantidades de recursos naturais, gerando uma grande quantidade de resíduos.

A construtora, utilizar-se-á do BREEAM (Building Research Establishment Enviromental Assesment Method), método desenvolvido na Inglaterra para avaliação ambiental de construções.

Dentre os diversos critérios analisados está a geração de poluição e resíduos.

Meios de verificação

  • Qualificação da mão de obra: Através de testes e provas práticas;

  • Absenteísmo: Ausência não justificada no local de treinamento – não podendo superar a 20% do treinamento; Somente controle.
  • Horas de treinamento: Cada função tem pré-definida uma carga horária que se julga adequada para o desempenho das atividades. Adequação ao cargo.
  • Acidentes: Meta de acidentes zero. A construção civil, segundo a Previdência Social, é o segundo setor com o maior número de mortes em acidentes do trabalho no país, perdendo apenas para área de Transporte Rodoviário de Carga. A construtora utilizará como parâmetro a média do segmento, mas envidando esforços para sem acidentes.
  • Integração à comunidade: Entrevistas com membros da comunidade e com os próprios colaboradores sobre sua visão pessoal sobre a empresa e suas atividades.
  • Utilização de material: Comparação entre o gasto por m² da obra à obras similares no Brasil e exterior. Dados setoriais.
  • Desperdício: Análise de materiais descartados (quantidade) por utilização incorreta. Comparar a obras similares no Brasil e exterior. Dados setoriais.
  • Gasto com treinamento: Gasto per capta será mensurado de acordo com a carga horária necessária para qualificar a pessoa para o cargo. Posteriormente este dado será correlacionado aos itens “Horas de treinamento” e “Qualificação de mão de obra”.
  • Custo de captação de recursos: Comparação com média da taxa praticada pelo mercado. Devendo estar no mínimo 20% abaixo, pois se tratam de linhas subsidiadas ou de longo prazo.

Resíduos sem tratamento/direcionamento: Monitoramento constante dos materiais descartados e desperdiçados vinculando-os ao BREEAM (Building Research Establishment Enviromental Assesment Method) para estudo comparativo.

11 Estrutura do projeto

Arquivo anexo


11.1 Sequência de atividades

Após as etapas 1 e 2 desenvolvidas anteriormente, iremos elaborar nesta fase do trabalho a definição do pessoal necessário e estimar possíveis custos do projeto de expansão do Porto de Itaguaí.  

Após a captação de recursos, é imprescindível que os recursos sejam bem administrados e bem aplicados. Para isso, a organização - principalmente a financeira - e o correto planejamento das despesas são fundamentais para a o claro entendimento dos aspectos relacionados às atividades, possibilitando a maximização da eficiência e eficácia.

 

O planejamento orçamentário é uma ferramenta de gestão que deve ir além dos aspectos financeiros, mas também englobar os aspectos operacionais que possibilitem o acompanhamento fiel da estratégia de uma empresa.

“[...] à medida que o tempo passava e a crescente complexidade dos negócios

reclamava métodos administrativos mais apurados, as técnicas de planejamento tiveram expandidas as suas aplicações, modificados os seus conceitos básicos e extremamente sofisticados os seus métodos de elaboração.”

                                                                               (PASSARELLI; BOMFIM, 2004, p. 11)

O orçamento empresarial pode ser definido como um plano financeiro capaz de conduzir a empresa aos seus objetivos, servindo como controle das operações a curto e longo prazo.

“Um orçamento é um plano financeiro que estabelece, da forma mais precisa possível, como se espera que transcorram os negócios de um departamento ou de uma empresa, geralmente num prazo mínimo de um ano.”

                                                                             (PARSLOE; WRIGHT, 2001, p. 11)

Na elaboração da previsão orçamentária, todos os custos, gastos e taxas devem ser considerados para tornar o planejamento o mais próximo possível à realidade.

A sequencia de atividades para realização da qualificação da mão de obra foi estabelecida considerando:

  • O prazo considerado para a qualificação será de 30 dias.
  • Serão treinados 300 colaboradores (operários).
  • O centro de treinamento será disponibilizado pela administração do Porto ou pela Prefeitura local.
  • Que serão necessários 4 professores além dos supervisores que já constam no quadro de colaboradores da construtora. O objetivo e elucidar matérias cujo conhecimento técnico exija rigor técnico especial.
  • Não haverá despesa de transporte com os colaboradores, pois todos pertencem à comunidade local, tendo fácil acesso ao local de treinamento.
  • Haverá investimento em alimentação do treinandos objetivando total dedicação ao treinamento. Posteriormente, durante a obra de ampliação do Porto, um restaurante coletivo será implantado tendo os benefícios concedidos pelo PAT (Programa de Alimentação do Trabalhador).

Sequência de atividades

atividade

descrição

duração

pessoas

1

Análise perfil do publico

Levantamento de conhecimentos, habilidades e necessidades de aprendizagem da equipe

10 dias 8h dia para 300 operários

3 especialistas atuando com 10 operários por dia cada um

2

Separação em turmas

Duas turmas serão designadas:

  1. Pessoal com maior conhecimento
  2. Pessoal com menor conhecimento

1 dia

1 supervisor

3

Contratação de professores

Professores para atuação em atividades cujos supervisores tenham dificuldade ou desconheçam – serão 2 turnos com 1 turma A e 1 turma B em cada

10 dias

4 professores

1 Gerente RH

1 especialista

4

Utilização do centro de treinamento

Disponibilizado pela Prefeitura ou pela administração do Porto

30 dias

1 Gerente RH

1 Gerente Marketing

5

Contratação serviço de buffet para café da manha e almoço no centro de treinamento

Pelo prazo do treinamento (30 dias) será disponibilizado café da manha e almoço aos treinandos

30 dias

1 gerente RH que supervisionara o pessoal do buffet

6

Qualificação

Prazo de 30 dias de treinamento para qualificação da mão de obra local

30 dias

300 operarios

4 professores

4 supervisores

1 gerente RH

300 operarios

4 professores

4 supervisores

1 gerente RH

7

Aplicação de testes

Avaliação de aprendizagem  ao final do período de qualificação

3 dias

300 operarios

4 professores

4 supervisores

1 gerente RH

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.3 Kb)   pdf (263 Kb)   docx (76.5 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com